CBO 5211-40 - Atendente de lojas e mercados - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores do comércio em lojas e mercados
O profissional no cargo de Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40 atende clientes em lojas e mercados, para venda de mercadorias Prepara-se para realizar as atividades, informando-se sobre novos produtos e promoções.
Descreve e demonstra a mercadoria ao cliente Calcula e informa ao cliente o valor a pagar Pode concretizar vendas por telefone, por e-mail ou por outro meio on-line.
Organiza as mercadorias em gôndolas e prateleiras Cumpre procedimentos da empresa, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 5211-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lojas e mercados, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-40
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Atendente de lojas e mercados
O Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40 prepara-se para realizar as atividades, informando-se sobre as características de cada novo produto em venda Toma conhecimento da lista de alteração de preços e da lista de mercadorias em promoção.
Pode abastecer o balcão.
Pode tomar conhecimento de alguma alteração nas normas de comercialização da empresa Recebe o cliente em loja ou mercado, acolhendo-o e verificando o que ele deseja ou precisa comprar.
Pode indicar-lhe a localização de seções ou de mercadorias Descreve as mercadorias e explica as funcionalidades, vantagens e desvantagens de cada opção, para facilitar o processo de escolha do cliente.
No caso de produtos alimentícios, oferece ao cliente amostras para degustação.
Consulta, em sistema informatizado, a disponibilidade dos itens solicitados pelo cliente, no estoque Finaliza a venda, calculando e informando ao cliente o valor total a pagar.
Pode receber o valor em dinheiro, em cartão de crédito/ débito ou em outra forma de pagamento.
Emite nota ou cupom fiscal Pode embalar a mercadoria vendida, colocando-a em caixas ou embrulhando-a, para facilitar seu transporte ou manuseio pelo comprador Pode concretizar vendas por telefone, por e-mail ou por outro meio on-line, auxiliando o cliente na realização dos pedidos e dirimindo suas dúvidas.
Pode efetuar a troca de mercadorias para o cliente, seguindo orientação do encarregado Pode especializar-se na venda de determinado gênero de produtos e ser designado de acordo com a especialização Organiza as mercadorias em gôndolas, prateleiras, araras ou outros tipos de equipamento de exposição, para facilitar a visualização dos compradores.
Pode colocar etiqueta com preços de venda Examina as condições das mercadorias, em relação ao estado físico e, quando for o caso, ao prazo de validade.
Recolhe mercadorias fora de lugar Comunica, ao encarregado, a necessidade de reposição de mercadorias Zela pela limpeza do local de trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5211-40 deve controlar entrada e saída de mercadorias, atender clientes, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, demonstrar produtos, preparar mercadorias para venda, promover a venda de produtos, expor mercadorias nos pontos de venda, vender produtos, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5211-40
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Atividades exercidas por um Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40
Um Atendente de lojas e mercados (ou sinônimo) deve colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras, colher informações sobre as características e benefícios do produto, estabelecer relacionamento com os clientes, oferecer produtos, trabalhar em equipe, registrar entrada e saída de mercadorias, demonstrar capacidade retórica, encaminhar solicitações, contar mercadorias, fracionar mercadorias, descrever qualidades e vantagens do produto, alertar clientes sobre riscos, trocar mercadorias, receber mercadorias, manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio, informar o cliente sobre a entrega do produto, pesar mercadorias, operar equipamentos, demonstrar dinamismo, zelar pela limpeza do ponto de exposição, manusear objetos cortantes, etiquetar mercadorias, preencher relatório de pesquisas de preços, anotar pedidos, emitir pedidos, notas ou cupons fiscais, comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias, transportar mercadorias, demonstrar capacidade de comunicação verbal, descartar materiais de destinação adequada, orçar produtos para clientes, atender reclamações e sugestões dos clientes, avisar o cliente sobre promoções, checar encomendas, utilizar materiais descartáveis, conferir quantidade de mercadorias, visitar concorrência, demonstrar objetividade, requisitar mercadorias, apresentar produtos, cadastrar clientes, arrumar mercadorias no depósito, abastecer balcão, repor mercadorias nos pontos de venda, oferecer produtos para degustação, recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida, embalar mercadorias, informar tempo de garantia do produto, higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios, informar preços e formas de pagamento, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico, sugerir opções de produtos, participar da definição do leiaute dos pontos de venda, checar lista de alteração de preços, transmitir confiança, aplicar noções básicas de enfermagem, organizar os produtos conforme leiaute da loja, comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento, solicitar manutenção de equipamentos, demonstrar credibilidade, lidar com diversidade, contornar situações adversas, checar lista de mercadorias em promoção, conduzir clientes até a mercadoria desejada, demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, orientar clientes, lidar com o público, usar equipamentos de proteção individual - epi, utilizar ferramentais manuais e utensílios, identificar as necessidades do cliente, separar mercadorias para balanço, demonstrar flexibilidade.