CBO 5211-40 - Atendente de lojas e mercados - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores do comércio em lojas e mercados
O profissional no cargo de Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40 atende clientes em lojas e mercados, para venda de mercadorias Prepara-se para realizar as atividades, informando-se sobre novos produtos e promoções.
Descreve e demonstra a mercadoria ao cliente Calcula e informa ao cliente o valor a pagar Pode concretizar vendas por telefone, por e-mail ou por outro meio on-line.
Organiza as mercadorias em gôndolas e prateleiras Cumpre procedimentos da empresa, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 5211-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lojas e mercados, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-40
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Atendente de lojas e mercados
O Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40 prepara-se para realizar as atividades, informando-se sobre as características de cada novo produto em venda Toma conhecimento da lista de alteração de preços e da lista de mercadorias em promoção.
Pode abastecer o balcão.
Pode tomar conhecimento de alguma alteração nas normas de comercialização da empresa Recebe o cliente em loja ou mercado, acolhendo-o e verificando o que ele deseja ou precisa comprar.
Pode indicar-lhe a localização de seções ou de mercadorias Descreve as mercadorias e explica as funcionalidades, vantagens e desvantagens de cada opção, para facilitar o processo de escolha do cliente.
No caso de produtos alimentícios, oferece ao cliente amostras para degustação.
Consulta, em sistema informatizado, a disponibilidade dos itens solicitados pelo cliente, no estoque Finaliza a venda, calculando e informando ao cliente o valor total a pagar.
Pode receber o valor em dinheiro, em cartão de crédito/ débito ou em outra forma de pagamento.
Emite nota ou cupom fiscal Pode embalar a mercadoria vendida, colocando-a em caixas ou embrulhando-a, para facilitar seu transporte ou manuseio pelo comprador Pode concretizar vendas por telefone, por e-mail ou por outro meio on-line, auxiliando o cliente na realização dos pedidos e dirimindo suas dúvidas.
Pode efetuar a troca de mercadorias para o cliente, seguindo orientação do encarregado Pode especializar-se na venda de determinado gênero de produtos e ser designado de acordo com a especialização Organiza as mercadorias em gôndolas, prateleiras, araras ou outros tipos de equipamento de exposição, para facilitar a visualização dos compradores.
Pode colocar etiqueta com preços de venda Examina as condições das mercadorias, em relação ao estado físico e, quando for o caso, ao prazo de validade.
Recolhe mercadorias fora de lugar Comunica, ao encarregado, a necessidade de reposição de mercadorias Zela pela limpeza do local de trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5211-40 deve vender produtos, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais, preparar mercadorias para venda, controlar entrada e saída de mercadorias, promover a venda de produtos, atender clientes, expor mercadorias nos pontos de venda, demonstrar produtos, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5211-40
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Atividades exercidas por um Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40
Um Atendente de lojas e mercados (ou sinônimo) deve encaminhar solicitações, informar tempo de garantia do produto, higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios, contar mercadorias, transmitir confiança, solicitar manutenção de equipamentos, etiquetar mercadorias, identificar as necessidades do cliente, pesar mercadorias, utilizar ferramentais manuais e utensílios, orientar clientes, fracionar mercadorias, abastecer balcão, colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras, lidar com o público, demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, avisar o cliente sobre promoções, orçar produtos para clientes, organizar os produtos conforme leiaute da loja, checar encomendas, recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida, usar equipamentos de proteção individual - epi, conduzir clientes até a mercadoria desejada, demonstrar objetividade, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico, participar da definição do leiaute dos pontos de venda, alertar clientes sobre riscos, contornar situações adversas, colher informações sobre as características e benefícios do produto, informar preços e formas de pagamento, descartar materiais de destinação adequada, sugerir opções de produtos, embalar mercadorias, registrar entrada e saída de mercadorias, comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento, receber mercadorias, apresentar produtos, informar o cliente sobre a entrega do produto, visitar concorrência, anotar pedidos, checar lista de mercadorias em promoção, operar equipamentos, trabalhar em equipe, transportar mercadorias, demonstrar capacidade de comunicação verbal, arrumar mercadorias no depósito, demonstrar flexibilidade, manusear objetos cortantes, comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias, conferir quantidade de mercadorias, utilizar materiais descartáveis, repor mercadorias nos pontos de venda, oferecer produtos para degustação, oferecer produtos, demonstrar credibilidade, descrever qualidades e vantagens do produto, aplicar noções básicas de enfermagem, zelar pela limpeza do ponto de exposição, checar lista de alteração de preços, lidar com diversidade, preencher relatório de pesquisas de preços, requisitar mercadorias, separar mercadorias para balanço, atender reclamações e sugestões dos clientes, emitir pedidos, notas ou cupons fiscais, demonstrar capacidade retórica, trocar mercadorias, manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio, estabelecer relacionamento com os clientes, demonstrar dinamismo, cadastrar clientes.