CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve visitar consumidor, planejar vendas, acompanhar clientes no pós-venda, levantar o perfil do consumidor, relacionar-se com setores da empresa, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, fechar contratos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve demonstrar conhecimento do produto, convidar o cliente para visitar a empresa, dar provas de controle emocional, demonstrar persuasão, protocolar contrato, requisitar manutenção de produtos na garantia, dar provas de responsabilidade, explicar objetivos da visita, participar de palestras relacionadas a área, verificar o poder aquisitivo, apresentar tabelas de preços, preparar cadastro de potenciais clientes, assessorar na renovação de contratos, requisitar material de divulgação, dar provas de boa dicção, comprar produtos para demonstração, programar execução de serviços, preencher contrato do produto vendido, pagar vendas efetuadas a fornecedora, emitir nota fiscal e recibos, divulgar produtos por meio de panfletos, participar de cursos de reciclagem da área, contratar pessoas para divulgar produtos, orientar sobre dúvidas de contrato, estabelecer prazos de entrega dos produtos, solicitar dados do cliente, preencher romaneio - folha de pedidos, calcular o custo do produto, atualizar tabela de valores, visitar clientes no período de garantia, solicitar indicação de clientes potenciais, demonstrar produtos em eventos, acompanhar entrega de produtos na expedição, fazer itinerário de visitas, contatar consumidor por telefone, verificar necessidades, definir formas de pagamento, participar de feiras relacionadas a área, enviar brindes, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, organizar-se, demonstrar produtos por meio de amostras, definir produtos adequados ao perfil, pesquisar novos nichos de mercado, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, fazer entrega de produtos, discriminar tipos de produto, requisitar material de consumo, agir com ética, informar ao cliente sobre novos produtos, utilizar noções de informática, solicitar documentos comprobatórios para filiação, esclarecer dúvidas sobre produtos, enviar correspondências aos consumidores, avaliar o perfil por meio de computador, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, discutir estratégias de venda com o superior, demonstrar benefícios do produto, confirmar cadastramento de clientes, explicar as características dos produtos, motivar-se, demonstrar empatia, explicar formas de pagamento, checar ficha cadastral do cliente, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, entrevistar clientes em potencial, planejar novas regiões de venda com o superior, planejar metas de venda com o superior, promover reunião para lançamento de produtos, agendar horários para visitas, manter boa apresentação pessoal, receber pagamento do produto, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, comunicar-se.