CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve planejar vendas, fechar contratos de venda, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes no pós-venda, relacionar-se com setores da empresa, visitar consumidor, levantar o perfil do consumidor.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve preparar cadastro de potenciais clientes, demonstrar persuasão, apresentar tabelas de preços, explicar as características dos produtos, manter boa apresentação pessoal, visitar clientes no período de garantia, protocolar contrato, acompanhar entrega de produtos na expedição, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, convidar o cliente para visitar a empresa, participar de feiras relacionadas a área, fazer itinerário de visitas, demonstrar produtos por meio de amostras, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, esclarecer dúvidas sobre produtos, demonstrar conhecimento do produto, calcular o custo do produto, divulgar produtos por meio de panfletos, dar provas de boa dicção, fazer entrega de produtos, checar ficha cadastral do cliente, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, participar de cursos de reciclagem da área, programar execução de serviços, discriminar tipos de produto, promover reunião para lançamento de produtos, solicitar dados do cliente, agir com ética, requisitar material de consumo, motivar-se, enviar correspondências aos consumidores, planejar metas de venda com o superior, receber pagamento do produto, avaliar o perfil por meio de computador, comunicar-se, demonstrar produtos em eventos, solicitar documentos comprobatórios para filiação, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, explicar objetivos da visita, confirmar cadastramento de clientes, pagar vendas efetuadas a fornecedora, organizar-se, demonstrar benefícios do produto, explicar formas de pagamento, utilizar noções de informática, preencher romaneio - folha de pedidos, requisitar material de divulgação, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, planejar novas regiões de venda com o superior, verificar o poder aquisitivo, definir formas de pagamento, demonstrar empatia, orientar sobre dúvidas de contrato, entrevistar clientes em potencial, requisitar manutenção de produtos na garantia, informar ao cliente sobre novos produtos, contatar consumidor por telefone, enviar brindes, comprar produtos para demonstração, dar provas de responsabilidade, pesquisar novos nichos de mercado, atualizar tabela de valores, agendar horários para visitas, solicitar indicação de clientes potenciais, preencher contrato do produto vendido, emitir nota fiscal e recibos, contratar pessoas para divulgar produtos, assessorar na renovação de contratos, dar provas de controle emocional, definir produtos adequados ao perfil, estabelecer prazos de entrega dos produtos, discutir estratégias de venda com o superior, participar de palestras relacionadas a área, verificar necessidades.