CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve planejar vendas, levantar o perfil do consumidor, visitar consumidor, participar de eventos, relacionar-se com setores da empresa, acompanhar clientes no pós-venda, demonstrar competências pessoais, fechar contratos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve solicitar documentos comprobatórios para filiação, explicar objetivos da visita, manter boa apresentação pessoal, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, demonstrar produtos em eventos, explicar formas de pagamento, preencher romaneio - folha de pedidos, acompanhar entrega de produtos na expedição, apresentar tabelas de preços, receber pagamento do produto, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, pagar vendas efetuadas a fornecedora, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, agendar horários para visitas, fazer entrega de produtos, enviar correspondências aos consumidores, dar provas de boa dicção, demonstrar conhecimento do produto, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, checar ficha cadastral do cliente, promover reunião para lançamento de produtos, requisitar material de consumo, dar provas de controle emocional, requisitar material de divulgação, discriminar tipos de produto, definir produtos adequados ao perfil, planejar metas de venda com o superior, dar provas de responsabilidade, enviar brindes, orientar sobre dúvidas de contrato, convidar o cliente para visitar a empresa, contratar pessoas para divulgar produtos, definir formas de pagamento, requisitar manutenção de produtos na garantia, estabelecer prazos de entrega dos produtos, comunicar-se, demonstrar empatia, solicitar indicação de clientes potenciais, agir com ética, atualizar tabela de valores, demonstrar persuasão, demonstrar produtos por meio de amostras, participar de palestras relacionadas a área, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, calcular o custo do produto, explicar as características dos produtos, entrevistar clientes em potencial, esclarecer dúvidas sobre produtos, preparar cadastro de potenciais clientes, assessorar na renovação de contratos, solicitar dados do cliente, informar ao cliente sobre novos produtos, emitir nota fiscal e recibos, verificar o poder aquisitivo, comprar produtos para demonstração, verificar necessidades, preencher contrato do produto vendido, planejar novas regiões de venda com o superior, participar de feiras relacionadas a área, programar execução de serviços, protocolar contrato, discutir estratégias de venda com o superior, utilizar noções de informática, fazer itinerário de visitas, participar de cursos de reciclagem da área, pesquisar novos nichos de mercado, avaliar o perfil por meio de computador, divulgar produtos por meio de panfletos, organizar-se, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, motivar-se, confirmar cadastramento de clientes, demonstrar benefícios do produto, visitar clientes no período de garantia, contatar consumidor por telefone.