CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve acompanhar clientes no pós-venda, fechar contratos de venda, planejar vendas, relacionar-se com setores da empresa, levantar o perfil do consumidor, visitar consumidor, demonstrar competências pessoais, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve requisitar material de divulgação, agendar horários para visitas, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, dar provas de controle emocional, divulgar produtos por meio de panfletos, emitir nota fiscal e recibos, preencher romaneio - folha de pedidos, enviar brindes, solicitar indicação de clientes potenciais, demonstrar produtos em eventos, explicar objetivos da visita, explicar as características dos produtos, demonstrar produtos por meio de amostras, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, calcular o custo do produto, discutir estratégias de venda com o superior, verificar o poder aquisitivo, organizar-se, planejar metas de venda com o superior, demonstrar benefícios do produto, preparar cadastro de potenciais clientes, assessorar na renovação de contratos, fazer itinerário de visitas, solicitar dados do cliente, programar execução de serviços, promover reunião para lançamento de produtos, entrevistar clientes em potencial, convidar o cliente para visitar a empresa, solicitar documentos comprobatórios para filiação, confirmar cadastramento de clientes, fazer entrega de produtos, comprar produtos para demonstração, orientar sobre dúvidas de contrato, demonstrar persuasão, esclarecer dúvidas sobre produtos, pesquisar novos nichos de mercado, motivar-se, discriminar tipos de produto, contratar pessoas para divulgar produtos, pagar vendas efetuadas a fornecedora, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, checar ficha cadastral do cliente, acompanhar entrega de produtos na expedição, enviar correspondências aos consumidores, contatar consumidor por telefone, verificar necessidades, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, preencher contrato do produto vendido, informar ao cliente sobre novos produtos, avaliar o perfil por meio de computador, utilizar noções de informática, participar de feiras relacionadas a área, planejar novas regiões de venda com o superior, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, dar provas de boa dicção, explicar formas de pagamento, receber pagamento do produto, demonstrar empatia, comunicar-se, apresentar tabelas de preços, dar provas de responsabilidade, requisitar material de consumo, participar de cursos de reciclagem da área, demonstrar conhecimento do produto, definir formas de pagamento, protocolar contrato, atualizar tabela de valores, definir produtos adequados ao perfil, manter boa apresentação pessoal, requisitar manutenção de produtos na garantia, participar de palestras relacionadas a área, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, estabelecer prazos de entrega dos produtos, visitar clientes no período de garantia, agir com ética.