CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve relacionar-se com setores da empresa, demonstrar competências pessoais, visitar consumidor, levantar o perfil do consumidor, planejar vendas, fechar contratos de venda, acompanhar clientes no pós-venda, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve esclarecer dúvidas sobre produtos, participar de cursos de reciclagem da área, preencher contrato do produto vendido, solicitar indicação de clientes potenciais, divulgar produtos por meio de panfletos, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, emitir nota fiscal e recibos, demonstrar empatia, dar provas de controle emocional, manter boa apresentação pessoal, fazer entrega de produtos, agir com ética, convidar o cliente para visitar a empresa, informar ao cliente sobre novos produtos, requisitar material de divulgação, assessorar na renovação de contratos, entrevistar clientes em potencial, dar provas de boa dicção, discutir estratégias de venda com o superior, planejar novas regiões de venda com o superior, utilizar noções de informática, comprar produtos para demonstração, pesquisar novos nichos de mercado, solicitar documentos comprobatórios para filiação, definir formas de pagamento, receber pagamento do produto, enviar brindes, comunicar-se, programar execução de serviços, contratar pessoas para divulgar produtos, protocolar contrato, checar ficha cadastral do cliente, visitar clientes no período de garantia, solicitar dados do cliente, motivar-se, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, pagar vendas efetuadas a fornecedora, verificar necessidades, definir produtos adequados ao perfil, explicar objetivos da visita, explicar as características dos produtos, promover reunião para lançamento de produtos, enviar correspondências aos consumidores, discriminar tipos de produto, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, orientar sobre dúvidas de contrato, preencher romaneio - folha de pedidos, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar persuasão, requisitar material de consumo, participar de palestras relacionadas a área, calcular o custo do produto, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, demonstrar produtos em eventos, preparar cadastro de potenciais clientes, requisitar manutenção de produtos na garantia, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, atualizar tabela de valores, planejar metas de venda com o superior, agendar horários para visitas, fazer itinerário de visitas, confirmar cadastramento de clientes, contatar consumidor por telefone, explicar formas de pagamento, demonstrar produtos por meio de amostras, verificar o poder aquisitivo, demonstrar benefícios do produto, dar provas de responsabilidade, apresentar tabelas de preços, organizar-se, demonstrar conhecimento do produto, participar de feiras relacionadas a área, avaliar o perfil por meio de computador, acompanhar entrega de produtos na expedição.