CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve relacionar-se com setores da empresa, levantar o perfil do consumidor, visitar consumidor, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes no pós-venda, planejar vendas, participar de eventos, fechar contratos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve requisitar material de consumo, enviar correspondências aos consumidores, orientar sobre dúvidas de contrato, planejar metas de venda com o superior, agir com ética, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, confirmar cadastramento de clientes, explicar formas de pagamento, preparar cadastro de potenciais clientes, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, definir formas de pagamento, pesquisar novos nichos de mercado, discriminar tipos de produto, manter boa apresentação pessoal, demonstrar persuasão, explicar as características dos produtos, participar de feiras relacionadas a área, divulgar produtos por meio de panfletos, motivar-se, assessorar na renovação de contratos, demonstrar produtos por meio de amostras, convidar o cliente para visitar a empresa, fazer itinerário de visitas, esclarecer dúvidas sobre produtos, requisitar manutenção de produtos na garantia, estabelecer prazos de entrega dos produtos, verificar o poder aquisitivo, planejar novas regiões de venda com o superior, dar provas de responsabilidade, checar ficha cadastral do cliente, solicitar documentos comprobatórios para filiação, avaliar o perfil por meio de computador, dar provas de controle emocional, acompanhar entrega de produtos na expedição, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, demonstrar produtos em eventos, verificar necessidades, emitir nota fiscal e recibos, protocolar contrato, dar provas de boa dicção, participar de palestras relacionadas a área, calcular o custo do produto, preencher romaneio - folha de pedidos, comunicar-se, contatar consumidor por telefone, preencher contrato do produto vendido, definir produtos adequados ao perfil, visitar clientes no período de garantia, agendar horários para visitas, fazer entrega de produtos, solicitar dados do cliente, utilizar noções de informática, atualizar tabela de valores, pagar vendas efetuadas a fornecedora, discutir estratégias de venda com o superior, apresentar tabelas de preços, receber pagamento do produto, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, comprar produtos para demonstração, contratar pessoas para divulgar produtos, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, demonstrar conhecimento do produto, explicar objetivos da visita, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, informar ao cliente sobre novos produtos, requisitar material de divulgação, participar de cursos de reciclagem da área, solicitar indicação de clientes potenciais, demonstrar benefícios do produto, programar execução de serviços, organizar-se, entrevistar clientes em potencial, promover reunião para lançamento de produtos, enviar brindes, demonstrar empatia.