CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve relacionar-se com setores da empresa, participar de eventos, levantar o perfil do consumidor, planejar vendas, fechar contratos de venda, acompanhar clientes no pós-venda, visitar consumidor, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve confirmar cadastramento de clientes, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, participar de palestras relacionadas a área, contratar pessoas para divulgar produtos, pesquisar novos nichos de mercado, apresentar tabelas de preços, orientar sobre dúvidas de contrato, pagar vendas efetuadas a fornecedora, contatar consumidor por telefone, motivar-se, participar de feiras relacionadas a área, emitir nota fiscal e recibos, definir produtos adequados ao perfil, avaliar o perfil por meio de computador, fazer itinerário de visitas, organizar-se, fazer entrega de produtos, entrevistar clientes em potencial, agendar horários para visitas, preencher romaneio - folha de pedidos, explicar objetivos da visita, divulgar produtos por meio de panfletos, definir formas de pagamento, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, comunicar-se, demonstrar conhecimento do produto, explicar as características dos produtos, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, requisitar manutenção de produtos na garantia, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, requisitar material de consumo, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, protocolar contrato, verificar necessidades, enviar brindes, utilizar noções de informática, assessorar na renovação de contratos, demonstrar produtos por meio de amostras, demonstrar empatia, dar provas de controle emocional, receber pagamento do produto, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, discriminar tipos de produto, atualizar tabela de valores, enviar correspondências aos consumidores, calcular o custo do produto, verificar o poder aquisitivo, visitar clientes no período de garantia, demonstrar persuasão, preparar cadastro de potenciais clientes, checar ficha cadastral do cliente, convidar o cliente para visitar a empresa, demonstrar produtos em eventos, informar ao cliente sobre novos produtos, solicitar documentos comprobatórios para filiação, solicitar indicação de clientes potenciais, planejar metas de venda com o superior, planejar novas regiões de venda com o superior, esclarecer dúvidas sobre produtos, agir com ética, explicar formas de pagamento, manter boa apresentação pessoal, requisitar material de divulgação, promover reunião para lançamento de produtos, solicitar dados do cliente, dar provas de boa dicção, participar de cursos de reciclagem da área, discutir estratégias de venda com o superior, preencher contrato do produto vendido, comprar produtos para demonstração, acompanhar entrega de produtos na expedição, programar execução de serviços, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar benefícios do produto, dar provas de responsabilidade.