CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve visitar consumidor, levantar o perfil do consumidor, fechar contratos de venda, participar de eventos, planejar vendas, demonstrar competências pessoais, relacionar-se com setores da empresa, acompanhar clientes no pós-venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve solicitar indicação de clientes potenciais, verificar necessidades, solicitar documentos comprobatórios para filiação, motivar-se, demonstrar benefícios do produto, definir produtos adequados ao perfil, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar conhecimento do produto, agir com ética, entrevistar clientes em potencial, dar provas de controle emocional, informar ao cliente sobre novos produtos, divulgar produtos por meio de panfletos, atualizar tabela de valores, requisitar manutenção de produtos na garantia, checar ficha cadastral do cliente, organizar-se, demonstrar persuasão, explicar as características dos produtos, planejar metas de venda com o superior, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, requisitar material de divulgação, agendar horários para visitas, estabelecer prazos de entrega dos produtos, enviar correspondências aos consumidores, programar execução de serviços, protocolar contrato, participar de cursos de reciclagem da área, assessorar na renovação de contratos, confirmar cadastramento de clientes, definir formas de pagamento, preencher romaneio - folha de pedidos, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, demonstrar empatia, pesquisar novos nichos de mercado, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, utilizar noções de informática, fazer itinerário de visitas, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, avaliar o perfil por meio de computador, explicar formas de pagamento, calcular o custo do produto, convidar o cliente para visitar a empresa, dar provas de boa dicção, receber pagamento do produto, comprar produtos para demonstração, promover reunião para lançamento de produtos, apresentar tabelas de preços, acompanhar entrega de produtos na expedição, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, demonstrar produtos por meio de amostras, preparar cadastro de potenciais clientes, contatar consumidor por telefone, participar de palestras relacionadas a área, explicar objetivos da visita, emitir nota fiscal e recibos, discriminar tipos de produto, contratar pessoas para divulgar produtos, visitar clientes no período de garantia, dar provas de responsabilidade, requisitar material de consumo, verificar o poder aquisitivo, solicitar dados do cliente, enviar brindes, discutir estratégias de venda com o superior, demonstrar produtos em eventos, esclarecer dúvidas sobre produtos, planejar novas regiões de venda com o superior, pagar vendas efetuadas a fornecedora, orientar sobre dúvidas de contrato, comunicar-se, preencher contrato do produto vendido, fazer entrega de produtos, manter boa apresentação pessoal.