CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve demonstrar competências pessoais, fechar contratos de venda, acompanhar clientes no pós-venda, planejar vendas, visitar consumidor, levantar o perfil do consumidor, relacionar-se com setores da empresa, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve definir formas de pagamento, participar de palestras relacionadas a área, agendar horários para visitas, demonstrar conhecimento do produto, planejar metas de venda com o superior, participar de feiras relacionadas a área, enviar brindes, definir produtos adequados ao perfil, estabelecer prazos de entrega dos produtos, preencher romaneio - folha de pedidos, esclarecer dúvidas sobre produtos, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, requisitar material de divulgação, enviar correspondências aos consumidores, manter boa apresentação pessoal, divulgar produtos por meio de panfletos, fazer itinerário de visitas, pagar vendas efetuadas a fornecedora, demonstrar empatia, contratar pessoas para divulgar produtos, requisitar material de consumo, explicar as características dos produtos, solicitar indicação de clientes potenciais, convidar o cliente para visitar a empresa, apresentar tabelas de preços, assessorar na renovação de contratos, dar provas de boa dicção, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, informar ao cliente sobre novos produtos, verificar necessidades, fazer entrega de produtos, demonstrar produtos em eventos, demonstrar produtos por meio de amostras, pesquisar novos nichos de mercado, avaliar o perfil por meio de computador, preencher contrato do produto vendido, explicar formas de pagamento, atualizar tabela de valores, discriminar tipos de produto, discutir estratégias de venda com o superior, planejar novas regiões de venda com o superior, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, comprar produtos para demonstração, verificar o poder aquisitivo, dar provas de controle emocional, emitir nota fiscal e recibos, visitar clientes no período de garantia, requisitar manutenção de produtos na garantia, protocolar contrato, demonstrar benefícios do produto, utilizar noções de informática, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, participar de cursos de reciclagem da área, comunicar-se, agir com ética, preparar cadastro de potenciais clientes, checar ficha cadastral do cliente, solicitar documentos comprobatórios para filiação, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, orientar sobre dúvidas de contrato, contatar consumidor por telefone, receber pagamento do produto, organizar-se, calcular o custo do produto, motivar-se, solicitar dados do cliente, programar execução de serviços, confirmar cadastramento de clientes, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, entrevistar clientes em potencial, acompanhar entrega de produtos na expedição, demonstrar persuasão, dar provas de responsabilidade, promover reunião para lançamento de produtos, explicar objetivos da visita.