CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve planejar vendas, levantar o perfil do consumidor, fechar contratos de venda, demonstrar competências pessoais, visitar consumidor, relacionar-se com setores da empresa, participar de eventos, acompanhar clientes no pós-venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, fazer itinerário de visitas, preencher contrato do produto vendido, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, participar de feiras relacionadas a área, confirmar cadastramento de clientes, convidar o cliente para visitar a empresa, agendar horários para visitas, explicar formas de pagamento, entrevistar clientes em potencial, discutir estratégias de venda com o superior, preparar cadastro de potenciais clientes, requisitar material de consumo, assessorar na renovação de contratos, calcular o custo do produto, esclarecer dúvidas sobre produtos, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, comunicar-se, requisitar material de divulgação, motivar-se, divulgar produtos por meio de panfletos, informar ao cliente sobre novos produtos, enviar correspondências aos consumidores, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, contatar consumidor por telefone, demonstrar persuasão, demonstrar conhecimento do produto, pagar vendas efetuadas a fornecedora, dar provas de boa dicção, explicar objetivos da visita, visitar clientes no período de garantia, demonstrar benefícios do produto, manter boa apresentação pessoal, participar de palestras relacionadas a área, apresentar tabelas de preços, pesquisar novos nichos de mercado, contratar pessoas para divulgar produtos, organizar-se, estabelecer prazos de entrega dos produtos, solicitar documentos comprobatórios para filiação, promover reunião para lançamento de produtos, discriminar tipos de produto, protocolar contrato, fazer entrega de produtos, programar execução de serviços, agir com ética, demonstrar produtos por meio de amostras, demonstrar produtos em eventos, verificar necessidades, receber pagamento do produto, requisitar manutenção de produtos na garantia, planejar novas regiões de venda com o superior, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, enviar brindes, comprar produtos para demonstração, verificar o poder aquisitivo, participar de cursos de reciclagem da área, dar provas de responsabilidade, emitir nota fiscal e recibos, preencher romaneio - folha de pedidos, planejar metas de venda com o superior, demonstrar empatia, definir produtos adequados ao perfil, definir formas de pagamento, dar provas de controle emocional, orientar sobre dúvidas de contrato, solicitar indicação de clientes potenciais, solicitar dados do cliente, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, acompanhar entrega de produtos na expedição, atualizar tabela de valores, checar ficha cadastral do cliente, avaliar o perfil por meio de computador, explicar as características dos produtos, utilizar noções de informática.