CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve levantar o perfil do consumidor, planejar vendas, demonstrar competências pessoais, fechar contratos de venda, relacionar-se com setores da empresa, participar de eventos, acompanhar clientes no pós-venda, visitar consumidor.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve demonstrar conhecimento do produto, requisitar material de divulgação, contratar pessoas para divulgar produtos, demonstrar produtos por meio de amostras, verificar o poder aquisitivo, participar de palestras relacionadas a área, receber pagamento do produto, solicitar indicação de clientes potenciais, organizar-se, enviar brindes, pagar vendas efetuadas a fornecedora, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, divulgar produtos por meio de panfletos, explicar objetivos da visita, planejar metas de venda com o superior, dar provas de responsabilidade, participar de feiras relacionadas a área, fazer itinerário de visitas, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, entrevistar clientes em potencial, discutir estratégias de venda com o superior, definir formas de pagamento, programar execução de serviços, comprar produtos para demonstração, demonstrar benefícios do produto, participar de cursos de reciclagem da área, dar provas de controle emocional, pesquisar novos nichos de mercado, orientar sobre dúvidas de contrato, apresentar tabelas de preços, informar ao cliente sobre novos produtos, discriminar tipos de produto, estabelecer prazos de entrega dos produtos, acompanhar entrega de produtos na expedição, checar ficha cadastral do cliente, demonstrar produtos em eventos, calcular o custo do produto, agendar horários para visitas, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, demonstrar empatia, preencher romaneio - folha de pedidos, preencher contrato do produto vendido, motivar-se, solicitar documentos comprobatórios para filiação, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, comunicar-se, avaliar o perfil por meio de computador, contatar consumidor por telefone, fazer entrega de produtos, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, demonstrar persuasão, protocolar contrato, esclarecer dúvidas sobre produtos, utilizar noções de informática, solicitar dados do cliente, definir produtos adequados ao perfil, visitar clientes no período de garantia, promover reunião para lançamento de produtos, agir com ética, requisitar manutenção de produtos na garantia, preparar cadastro de potenciais clientes, explicar as características dos produtos, convidar o cliente para visitar a empresa, emitir nota fiscal e recibos, dar provas de boa dicção, atualizar tabela de valores, planejar novas regiões de venda com o superior, requisitar material de consumo, explicar formas de pagamento, enviar correspondências aos consumidores, manter boa apresentação pessoal, assessorar na renovação de contratos, confirmar cadastramento de clientes, verificar necessidades, tirar medidas para cálculos de custos de produtos.