CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve planejar vendas, acompanhar clientes no pós-venda, visitar consumidor, levantar o perfil do consumidor, participar de eventos, relacionar-se com setores da empresa, fechar contratos de venda, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve comprar produtos para demonstração, demonstrar produtos em eventos, entrevistar clientes em potencial, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, preencher contrato do produto vendido, requisitar material de consumo, informar ao cliente sobre novos produtos, enviar brindes, requisitar manutenção de produtos na garantia, programar execução de serviços, dar provas de controle emocional, verificar o poder aquisitivo, confirmar cadastramento de clientes, atualizar tabela de valores, solicitar dados do cliente, fazer itinerário de visitas, dar provas de responsabilidade, solicitar indicação de clientes potenciais, demonstrar benefícios do produto, contatar consumidor por telefone, protocolar contrato, participar de cursos de reciclagem da área, preencher romaneio - folha de pedidos, receber pagamento do produto, discriminar tipos de produto, emitir nota fiscal e recibos, convidar o cliente para visitar a empresa, demonstrar conhecimento do produto, agir com ética, manter boa apresentação pessoal, comunicar-se, calcular o custo do produto, verificar necessidades, acompanhar entrega de produtos na expedição, enviar correspondências aos consumidores, motivar-se, apresentar tabelas de preços, contratar pessoas para divulgar produtos, organizar-se, avaliar o perfil por meio de computador, definir produtos adequados ao perfil, demonstrar empatia, orientar sobre dúvidas de contrato, divulgar produtos por meio de panfletos, solicitar documentos comprobatórios para filiação, definir formas de pagamento, utilizar noções de informática, explicar objetivos da visita, requisitar material de divulgação, fazer entrega de produtos, checar ficha cadastral do cliente, planejar novas regiões de venda com o superior, explicar formas de pagamento, esclarecer dúvidas sobre produtos, pagar vendas efetuadas a fornecedora, dar provas de boa dicção, explicar as características dos produtos, preparar cadastro de potenciais clientes, participar de feiras relacionadas a área, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, assessorar na renovação de contratos, visitar clientes no período de garantia, pesquisar novos nichos de mercado, demonstrar persuasão, planejar metas de venda com o superior, demonstrar produtos por meio de amostras, discutir estratégias de venda com o superior, promover reunião para lançamento de produtos, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, participar de palestras relacionadas a área, agendar horários para visitas, auxiliar consumidor na escolha dos produtos.