CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve visitar consumidor, acompanhar clientes no pós-venda, fechar contratos de venda, participar de eventos, levantar o perfil do consumidor, planejar vendas, relacionar-se com setores da empresa, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve protocolar contrato, participar de feiras relacionadas a área, calcular o custo do produto, apresentar tabelas de preços, demonstrar benefícios do produto, organizar-se, planejar metas de venda com o superior, verificar necessidades, promover reunião para lançamento de produtos, solicitar indicação de clientes potenciais, solicitar dados do cliente, demonstrar conhecimento do produto, assessorar na renovação de contratos, dar provas de responsabilidade, contratar pessoas para divulgar produtos, preencher contrato do produto vendido, requisitar material de consumo, enviar brindes, motivar-se, orientar sobre dúvidas de contrato, definir produtos adequados ao perfil, participar de cursos de reciclagem da área, explicar objetivos da visita, requisitar manutenção de produtos na garantia, explicar as características dos produtos, demonstrar produtos em eventos, pesquisar novos nichos de mercado, enviar correspondências aos consumidores, informar ao cliente sobre novos produtos, dar provas de boa dicção, manter boa apresentação pessoal, preparar cadastro de potenciais clientes, confirmar cadastramento de clientes, verificar o poder aquisitivo, discutir estratégias de venda com o superior, demonstrar produtos por meio de amostras, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, planejar novas regiões de venda com o superior, preencher romaneio - folha de pedidos, checar ficha cadastral do cliente, agendar horários para visitas, pagar vendas efetuadas a fornecedora, explicar formas de pagamento, convidar o cliente para visitar a empresa, entrevistar clientes em potencial, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, definir formas de pagamento, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, fazer entrega de produtos, visitar clientes no período de garantia, esclarecer dúvidas sobre produtos, dar provas de controle emocional, estabelecer prazos de entrega dos produtos, avaliar o perfil por meio de computador, comunicar-se, fazer itinerário de visitas, solicitar documentos comprobatórios para filiação, acompanhar entrega de produtos na expedição, requisitar material de divulgação, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, contatar consumidor por telefone, atualizar tabela de valores, demonstrar empatia, agir com ética, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar persuasão, utilizar noções de informática, emitir nota fiscal e recibos, programar execução de serviços, divulgar produtos por meio de panfletos, discriminar tipos de produto, comprar produtos para demonstração, receber pagamento do produto.