CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve visitar consumidor, fechar contratos de venda, relacionar-se com setores da empresa, levantar o perfil do consumidor, acompanhar clientes no pós-venda, demonstrar competências pessoais, planejar vendas, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve atualizar tabela de valores, participar de palestras relacionadas a área, enviar correspondências aos consumidores, definir produtos adequados ao perfil, entrevistar clientes em potencial, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, participar de feiras relacionadas a área, estabelecer prazos de entrega dos produtos, apresentar tabelas de preços, demonstrar benefícios do produto, demonstrar empatia, verificar necessidades, comunicar-se, receber pagamento do produto, planejar metas de venda com o superior, discutir estratégias de venda com o superior, demonstrar conhecimento do produto, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, fazer itinerário de visitas, requisitar material de consumo, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, organizar-se, acompanhar entrega de produtos na expedição, divulgar produtos por meio de panfletos, preencher romaneio - folha de pedidos, confirmar cadastramento de clientes, enviar brindes, agir com ética, solicitar documentos comprobatórios para filiação, informar ao cliente sobre novos produtos, solicitar indicação de clientes potenciais, verificar o poder aquisitivo, definir formas de pagamento, avaliar o perfil por meio de computador, contatar consumidor por telefone, emitir nota fiscal e recibos, protocolar contrato, preencher contrato do produto vendido, explicar as características dos produtos, contratar pessoas para divulgar produtos, requisitar material de divulgação, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, requisitar manutenção de produtos na garantia, manter boa apresentação pessoal, explicar objetivos da visita, demonstrar produtos em eventos, dar provas de responsabilidade, programar execução de serviços, convidar o cliente para visitar a empresa, orientar sobre dúvidas de contrato, demonstrar produtos por meio de amostras, comprar produtos para demonstração, dar provas de boa dicção, esclarecer dúvidas sobre produtos, pagar vendas efetuadas a fornecedora, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, solicitar dados do cliente, preparar cadastro de potenciais clientes, participar de cursos de reciclagem da área, motivar-se, explicar formas de pagamento, checar ficha cadastral do cliente, visitar clientes no período de garantia, planejar novas regiões de venda com o superior, agendar horários para visitas, calcular o custo do produto, discriminar tipos de produto, promover reunião para lançamento de produtos, dar provas de controle emocional, utilizar noções de informática, pesquisar novos nichos de mercado, demonstrar persuasão, assessorar na renovação de contratos, fazer entrega de produtos.