CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve visitar consumidor, relacionar-se com setores da empresa, planejar vendas, participar de eventos, fechar contratos de venda, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes no pós-venda, levantar o perfil do consumidor.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve atualizar tabela de valores, preencher romaneio - folha de pedidos, demonstrar produtos em eventos, fazer itinerário de visitas, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, confirmar cadastramento de clientes, protocolar contrato, verificar o poder aquisitivo, receber pagamento do produto, planejar novas regiões de venda com o superior, fazer entrega de produtos, requisitar material de consumo, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, verificar necessidades, dar provas de controle emocional, manter boa apresentação pessoal, contratar pessoas para divulgar produtos, emitir nota fiscal e recibos, utilizar noções de informática, requisitar material de divulgação, enviar correspondências aos consumidores, planejar metas de venda com o superior, explicar formas de pagamento, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, explicar objetivos da visita, demonstrar empatia, promover reunião para lançamento de produtos, organizar-se, esclarecer dúvidas sobre produtos, divulgar produtos por meio de panfletos, demonstrar benefícios do produto, solicitar documentos comprobatórios para filiação, solicitar dados do cliente, comprar produtos para demonstração, preencher contrato do produto vendido, agir com ética, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, definir formas de pagamento, demonstrar conhecimento do produto, visitar clientes no período de garantia, participar de palestras relacionadas a área, requisitar manutenção de produtos na garantia, agendar horários para visitas, estabelecer prazos de entrega dos produtos, discriminar tipos de produto, comunicar-se, dar provas de boa dicção, avaliar o perfil por meio de computador, solicitar indicação de clientes potenciais, assessorar na renovação de contratos, orientar sobre dúvidas de contrato, participar de feiras relacionadas a área, pesquisar novos nichos de mercado, acompanhar entrega de produtos na expedição, definir produtos adequados ao perfil, apresentar tabelas de preços, motivar-se, discutir estratégias de venda com o superior, preparar cadastro de potenciais clientes, enviar brindes, entrevistar clientes em potencial, convidar o cliente para visitar a empresa, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, demonstrar produtos por meio de amostras, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, calcular o custo do produto, pagar vendas efetuadas a fornecedora, informar ao cliente sobre novos produtos, programar execução de serviços, explicar as características dos produtos, dar provas de responsabilidade, participar de cursos de reciclagem da área, demonstrar persuasão, checar ficha cadastral do cliente, contatar consumidor por telefone.