CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve levantar o perfil do consumidor, planejar vendas, acompanhar clientes no pós-venda, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, relacionar-se com setores da empresa, visitar consumidor, fechar contratos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve participar de cursos de reciclagem da área, assessorar na renovação de contratos, esclarecer dúvidas sobre produtos, explicar as características dos produtos, participar de palestras relacionadas a área, atualizar tabela de valores, planejar metas de venda com o superior, definir formas de pagamento, apresentar tabelas de preços, solicitar documentos comprobatórios para filiação, organizar-se, enviar brindes, comunicar-se, contatar consumidor por telefone, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, acompanhar entrega de produtos na expedição, demonstrar empatia, demonstrar produtos em eventos, divulgar produtos por meio de panfletos, emitir nota fiscal e recibos, avaliar o perfil por meio de computador, dar provas de controle emocional, orientar sobre dúvidas de contrato, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, protocolar contrato, planejar novas regiões de venda com o superior, fazer itinerário de visitas, requisitar material de consumo, contratar pessoas para divulgar produtos, informar ao cliente sobre novos produtos, fazer entrega de produtos, demonstrar conhecimento do produto, definir produtos adequados ao perfil, discutir estratégias de venda com o superior, discriminar tipos de produto, preparar cadastro de potenciais clientes, dar provas de boa dicção, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, pesquisar novos nichos de mercado, checar ficha cadastral do cliente, programar execução de serviços, agendar horários para visitas, requisitar manutenção de produtos na garantia, comprar produtos para demonstração, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, receber pagamento do produto, solicitar dados do cliente, pagar vendas efetuadas a fornecedora, explicar objetivos da visita, preencher romaneio - folha de pedidos, verificar necessidades, promover reunião para lançamento de produtos, verificar o poder aquisitivo, manter boa apresentação pessoal, utilizar noções de informática, demonstrar persuasão, enviar correspondências aos consumidores, preencher contrato do produto vendido, demonstrar benefícios do produto, estabelecer prazos de entrega dos produtos, participar de feiras relacionadas a área, requisitar material de divulgação, calcular o custo do produto, convidar o cliente para visitar a empresa, dar provas de responsabilidade, explicar formas de pagamento, solicitar indicação de clientes potenciais, demonstrar produtos por meio de amostras, visitar clientes no período de garantia, motivar-se, agir com ética, confirmar cadastramento de clientes, entrevistar clientes em potencial.