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CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio

O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.

Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.

Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Vendedores em domicílio.
      • Vendedores e prestadores de serviços do comércio.

O que faz um Vendedor em domicílio

O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.

Contata os clientes para agendamento de visitas.

Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.

Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.

Informa preços e formas de pagamento.

Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.

Solicita indicação de clientes potenciais.

Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.

Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.

Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.

Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .

Funções do cargo

O funcionário CBO 5241-05 deve relacionar-se com setores da empresa, acompanhar clientes no pós-venda, participar de eventos, levantar o perfil do consumidor, demonstrar competências pessoais, fechar contratos de venda, planejar vendas, visitar consumidor.

Condições de trabalho dessas profissões

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.

Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05

Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve pagar vendas efetuadas a fornecedora, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, receber pagamento do produto, convidar o cliente para visitar a empresa, requisitar material de consumo, fazer entrega de produtos, confirmar cadastramento de clientes, programar execução de serviços, verificar o poder aquisitivo, solicitar indicação de clientes potenciais, enviar correspondências aos consumidores, contatar consumidor por telefone, planejar novas regiões de venda com o superior, requisitar manutenção de produtos na garantia, agir com ética, avaliar o perfil por meio de computador, dar provas de boa dicção, dar provas de controle emocional, fazer itinerário de visitas, entrevistar clientes em potencial, discriminar tipos de produto, solicitar documentos comprobatórios para filiação, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, preparar cadastro de potenciais clientes, acompanhar entrega de produtos na expedição, contratar pessoas para divulgar produtos, promover reunião para lançamento de produtos, participar de cursos de reciclagem da área, esclarecer dúvidas sobre produtos, definir produtos adequados ao perfil, dar provas de responsabilidade, solicitar dados do cliente, checar ficha cadastral do cliente, explicar formas de pagamento, explicar objetivos da visita, demonstrar produtos em eventos, utilizar noções de informática, agendar horários para visitas, discutir estratégias de venda com o superior, participar de feiras relacionadas a área, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, participar de palestras relacionadas a área, visitar clientes no período de garantia, definir formas de pagamento, demonstrar conhecimento do produto, explicar as características dos produtos, orientar sobre dúvidas de contrato, manter boa apresentação pessoal, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, requisitar material de divulgação, planejar metas de venda com o superior, preencher contrato do produto vendido, divulgar produtos por meio de panfletos, comprar produtos para demonstração, organizar-se, motivar-se, estabelecer prazos de entrega dos produtos, informar ao cliente sobre novos produtos, demonstrar benefícios do produto, enviar brindes, atualizar tabela de valores, preencher romaneio - folha de pedidos, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, protocolar contrato, assessorar na renovação de contratos, pesquisar novos nichos de mercado, apresentar tabelas de preços, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, demonstrar persuasão, demonstrar produtos por meio de amostras, comunicar-se, calcular o custo do produto, emitir nota fiscal e recibos, verificar necessidades, demonstrar empatia.

Cargos e salários CBO 5241-05 - Vendedores em domicílio

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