CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve acompanhar clientes no pós-venda, relacionar-se com setores da empresa, planejar vendas, levantar o perfil do consumidor, fechar contratos de venda, demonstrar competências pessoais, visitar consumidor, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve esclarecer dúvidas sobre produtos, demonstrar benefícios do produto, dar provas de responsabilidade, convidar o cliente para visitar a empresa, preencher contrato do produto vendido, agendar horários para visitas, planejar metas de venda com o superior, requisitar manutenção de produtos na garantia, divulgar produtos por meio de panfletos, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, fazer itinerário de visitas, checar ficha cadastral do cliente, dar provas de boa dicção, participar de feiras relacionadas a área, comunicar-se, planejar novas regiões de venda com o superior, explicar formas de pagamento, solicitar documentos comprobatórios para filiação, programar execução de serviços, receber pagamento do produto, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, fazer entrega de produtos, participar de cursos de reciclagem da área, pesquisar novos nichos de mercado, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, promover reunião para lançamento de produtos, avaliar o perfil por meio de computador, enviar correspondências aos consumidores, preparar cadastro de potenciais clientes, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, participar de palestras relacionadas a área, acompanhar entrega de produtos na expedição, preencher romaneio - folha de pedidos, agir com ética, solicitar dados do cliente, protocolar contrato, verificar o poder aquisitivo, pagar vendas efetuadas a fornecedora, informar ao cliente sobre novos produtos, demonstrar produtos em eventos, organizar-se, dar provas de controle emocional, solicitar indicação de clientes potenciais, discriminar tipos de produto, requisitar material de divulgação, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, explicar as características dos produtos, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, demonstrar conhecimento do produto, demonstrar persuasão, definir formas de pagamento, comprar produtos para demonstração, orientar sobre dúvidas de contrato, enviar brindes, emitir nota fiscal e recibos, manter boa apresentação pessoal, verificar necessidades, atualizar tabela de valores, entrevistar clientes em potencial, contratar pessoas para divulgar produtos, utilizar noções de informática, apresentar tabelas de preços, contatar consumidor por telefone, assessorar na renovação de contratos, calcular o custo do produto, demonstrar empatia, estabelecer prazos de entrega dos produtos, visitar clientes no período de garantia, motivar-se, requisitar material de consumo, confirmar cadastramento de clientes, definir produtos adequados ao perfil, discutir estratégias de venda com o superior, demonstrar produtos por meio de amostras, explicar objetivos da visita.