CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve relacionar-se com setores da empresa, visitar consumidor, demonstrar competências pessoais, levantar o perfil do consumidor, acompanhar clientes no pós-venda, planejar vendas, participar de eventos, fechar contratos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve solicitar indicação de clientes potenciais, demonstrar produtos em eventos, discutir estratégias de venda com o superior, definir formas de pagamento, preparar cadastro de potenciais clientes, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, requisitar material de divulgação, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, solicitar dados do cliente, esclarecer dúvidas sobre produtos, estabelecer prazos de entrega dos produtos, explicar objetivos da visita, agir com ética, contatar consumidor por telefone, atualizar tabela de valores, motivar-se, dar provas de responsabilidade, protocolar contrato, divulgar produtos por meio de panfletos, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, orientar sobre dúvidas de contrato, verificar necessidades, emitir nota fiscal e recibos, enviar correspondências aos consumidores, contratar pessoas para divulgar produtos, demonstrar produtos por meio de amostras, dar provas de boa dicção, planejar metas de venda com o superior, confirmar cadastramento de clientes, discriminar tipos de produto, convidar o cliente para visitar a empresa, dar provas de controle emocional, comunicar-se, pagar vendas efetuadas a fornecedora, planejar novas regiões de venda com o superior, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, organizar-se, agendar horários para visitas, manter boa apresentação pessoal, explicar formas de pagamento, participar de feiras relacionadas a área, verificar o poder aquisitivo, programar execução de serviços, calcular o custo do produto, demonstrar benefícios do produto, demonstrar conhecimento do produto, demonstrar persuasão, avaliar o perfil por meio de computador, entrevistar clientes em potencial, preencher romaneio - folha de pedidos, checar ficha cadastral do cliente, promover reunião para lançamento de produtos, acompanhar entrega de produtos na expedição, assessorar na renovação de contratos, participar de palestras relacionadas a área, solicitar documentos comprobatórios para filiação, fazer itinerário de visitas, fazer entrega de produtos, explicar as características dos produtos, enviar brindes, utilizar noções de informática, requisitar manutenção de produtos na garantia, informar ao cliente sobre novos produtos, visitar clientes no período de garantia, requisitar material de consumo, pesquisar novos nichos de mercado, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, preencher contrato do produto vendido, comprar produtos para demonstração, receber pagamento do produto, definir produtos adequados ao perfil, participar de cursos de reciclagem da área, demonstrar empatia, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, apresentar tabelas de preços.