CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve visitar consumidor, demonstrar competências pessoais, levantar o perfil do consumidor, relacionar-se com setores da empresa, participar de eventos, planejar vendas, acompanhar clientes no pós-venda, fechar contratos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve visitar clientes no período de garantia, explicar objetivos da visita, dar provas de boa dicção, entrevistar clientes em potencial, preencher romaneio - folha de pedidos, planejar metas de venda com o superior, preencher contrato do produto vendido, fazer itinerário de visitas, motivar-se, pesquisar novos nichos de mercado, promover reunião para lançamento de produtos, receber pagamento do produto, programar execução de serviços, dar provas de responsabilidade, protocolar contrato, calcular o custo do produto, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, verificar necessidades, planejar novas regiões de venda com o superior, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, comunicar-se, apresentar tabelas de preços, definir formas de pagamento, participar de cursos de reciclagem da área, demonstrar produtos por meio de amostras, assessorar na renovação de contratos, avaliar o perfil por meio de computador, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, demonstrar persuasão, requisitar material de divulgação, orientar sobre dúvidas de contrato, contratar pessoas para divulgar produtos, solicitar documentos comprobatórios para filiação, atualizar tabela de valores, participar de palestras relacionadas a área, informar ao cliente sobre novos produtos, explicar formas de pagamento, contatar consumidor por telefone, solicitar dados do cliente, confirmar cadastramento de clientes, estabelecer prazos de entrega dos produtos, explicar as características dos produtos, fazer entrega de produtos, manter boa apresentação pessoal, acompanhar entrega de produtos na expedição, agir com ética, divulgar produtos por meio de panfletos, convidar o cliente para visitar a empresa, agendar horários para visitas, requisitar manutenção de produtos na garantia, pagar vendas efetuadas a fornecedora, preparar cadastro de potenciais clientes, demonstrar empatia, demonstrar conhecimento do produto, discutir estratégias de venda com o superior, utilizar noções de informática, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, organizar-se, solicitar indicação de clientes potenciais, definir produtos adequados ao perfil, demonstrar produtos em eventos, esclarecer dúvidas sobre produtos, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, discriminar tipos de produto, verificar o poder aquisitivo, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, requisitar material de consumo, emitir nota fiscal e recibos, checar ficha cadastral do cliente, dar provas de controle emocional, demonstrar benefícios do produto, enviar correspondências aos consumidores, comprar produtos para demonstração, enviar brindes, participar de feiras relacionadas a área.