CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve acompanhar clientes no pós-venda, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, relacionar-se com setores da empresa, visitar consumidor, fechar contratos de venda, levantar o perfil do consumidor, planejar vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve requisitar manutenção de produtos na garantia, receber pagamento do produto, assessorar na renovação de contratos, dar provas de responsabilidade, demonstrar benefícios do produto, fazer itinerário de visitas, participar de cursos de reciclagem da área, dar provas de boa dicção, solicitar dados do cliente, atualizar tabela de valores, comprar produtos para demonstração, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, confirmar cadastramento de clientes, orientar sobre dúvidas de contrato, requisitar material de consumo, pesquisar novos nichos de mercado, convidar o cliente para visitar a empresa, promover reunião para lançamento de produtos, participar de feiras relacionadas a área, acompanhar entrega de produtos na expedição, dar provas de controle emocional, contatar consumidor por telefone, planejar metas de venda com o superior, protocolar contrato, solicitar documentos comprobatórios para filiação, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, esclarecer dúvidas sobre produtos, verificar o poder aquisitivo, visitar clientes no período de garantia, discriminar tipos de produto, divulgar produtos por meio de panfletos, entrevistar clientes em potencial, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, pagar vendas efetuadas a fornecedora, preparar cadastro de potenciais clientes, avaliar o perfil por meio de computador, demonstrar produtos em eventos, planejar novas regiões de venda com o superior, utilizar noções de informática, contratar pessoas para divulgar produtos, demonstrar conhecimento do produto, enviar correspondências aos consumidores, estabelecer prazos de entrega dos produtos, agir com ética, enviar brindes, comunicar-se, requisitar material de divulgação, explicar formas de pagamento, definir produtos adequados ao perfil, checar ficha cadastral do cliente, demonstrar produtos por meio de amostras, discutir estratégias de venda com o superior, programar execução de serviços, verificar necessidades, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, participar de palestras relacionadas a área, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, preencher contrato do produto vendido, organizar-se, explicar objetivos da visita, informar ao cliente sobre novos produtos, manter boa apresentação pessoal, agendar horários para visitas, emitir nota fiscal e recibos, definir formas de pagamento, fazer entrega de produtos, explicar as características dos produtos, demonstrar persuasão, demonstrar empatia, motivar-se, apresentar tabelas de preços, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, calcular o custo do produto, preencher romaneio - folha de pedidos, solicitar indicação de clientes potenciais.