CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes no pós-venda, participar de eventos, visitar consumidor, planejar vendas, fechar contratos de venda, relacionar-se com setores da empresa, levantar o perfil do consumidor.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve dar provas de boa dicção, explicar objetivos da visita, preencher romaneio - folha de pedidos, apresentar tabelas de preços, demonstrar benefícios do produto, visitar clientes no período de garantia, agendar horários para visitas, avaliar o perfil por meio de computador, entrevistar clientes em potencial, orientar sobre dúvidas de contrato, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, demonstrar conhecimento do produto, organizar-se, solicitar dados do cliente, discutir estratégias de venda com o superior, verificar necessidades, preparar cadastro de potenciais clientes, pagar vendas efetuadas a fornecedora, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, solicitar indicação de clientes potenciais, assessorar na renovação de contratos, explicar formas de pagamento, comunicar-se, definir formas de pagamento, enviar correspondências aos consumidores, dar provas de controle emocional, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, acompanhar entrega de produtos na expedição, utilizar noções de informática, protocolar contrato, participar de palestras relacionadas a área, convidar o cliente para visitar a empresa, contatar consumidor por telefone, enviar brindes, requisitar material de consumo, participar de feiras relacionadas a área, comprar produtos para demonstração, emitir nota fiscal e recibos, preencher contrato do produto vendido, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, planejar metas de venda com o superior, explicar as características dos produtos, manter boa apresentação pessoal, demonstrar produtos por meio de amostras, requisitar material de divulgação, definir produtos adequados ao perfil, divulgar produtos por meio de panfletos, dar provas de responsabilidade, motivar-se, participar de cursos de reciclagem da área, verificar o poder aquisitivo, demonstrar persuasão, atualizar tabela de valores, informar ao cliente sobre novos produtos, demonstrar empatia, programar execução de serviços, calcular o custo do produto, solicitar documentos comprobatórios para filiação, fazer itinerário de visitas, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, planejar novas regiões de venda com o superior, estabelecer prazos de entrega dos produtos, requisitar manutenção de produtos na garantia, esclarecer dúvidas sobre produtos, confirmar cadastramento de clientes, promover reunião para lançamento de produtos, fazer entrega de produtos, agir com ética, pesquisar novos nichos de mercado, discriminar tipos de produto, contratar pessoas para divulgar produtos, checar ficha cadastral do cliente, receber pagamento do produto, demonstrar produtos em eventos.