CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve levantar o perfil do consumidor, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes no pós-venda, visitar consumidor, planejar vendas, relacionar-se com setores da empresa, fechar contratos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve fazer entrega de produtos, divulgar produtos por meio de panfletos, enviar correspondências aos consumidores, fazer itinerário de visitas, programar execução de serviços, demonstrar produtos por meio de amostras, visitar clientes no período de garantia, contatar consumidor por telefone, solicitar indicação de clientes potenciais, dar provas de boa dicção, participar de feiras relacionadas a área, motivar-se, dar provas de controle emocional, checar ficha cadastral do cliente, definir formas de pagamento, solicitar dados do cliente, explicar as características dos produtos, definir produtos adequados ao perfil, confirmar cadastramento de clientes, verificar necessidades, estabelecer prazos de entrega dos produtos, avaliar o perfil por meio de computador, assessorar na renovação de contratos, participar de cursos de reciclagem da área, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, agir com ética, comunicar-se, promover reunião para lançamento de produtos, requisitar material de divulgação, informar ao cliente sobre novos produtos, participar de palestras relacionadas a área, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, esclarecer dúvidas sobre produtos, utilizar noções de informática, solicitar documentos comprobatórios para filiação, discutir estratégias de venda com o superior, protocolar contrato, demonstrar produtos em eventos, preencher contrato do produto vendido, entrevistar clientes em potencial, demonstrar benefícios do produto, preparar cadastro de potenciais clientes, demonstrar empatia, receber pagamento do produto, explicar formas de pagamento, acompanhar entrega de produtos na expedição, atualizar tabela de valores, comprar produtos para demonstração, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, requisitar manutenção de produtos na garantia, demonstrar conhecimento do produto, manter boa apresentação pessoal, pagar vendas efetuadas a fornecedora, pesquisar novos nichos de mercado, convidar o cliente para visitar a empresa, demonstrar persuasão, planejar metas de venda com o superior, preencher romaneio - folha de pedidos, planejar novas regiões de venda com o superior, emitir nota fiscal e recibos, organizar-se, enviar brindes, dar provas de responsabilidade, agendar horários para visitas, requisitar material de consumo, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, calcular o custo do produto, orientar sobre dúvidas de contrato, explicar objetivos da visita, contratar pessoas para divulgar produtos, discriminar tipos de produto, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, verificar o poder aquisitivo, apresentar tabelas de preços.