CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes no pós-venda, participar de eventos, fechar contratos de venda, planejar vendas, levantar o perfil do consumidor, visitar consumidor, relacionar-se com setores da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve pagar vendas efetuadas a fornecedora, promover reunião para lançamento de produtos, comunicar-se, preparar cadastro de potenciais clientes, informar ao cliente sobre novos produtos, checar ficha cadastral do cliente, utilizar noções de informática, participar de palestras relacionadas a área, definir formas de pagamento, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, demonstrar benefícios do produto, agendar horários para visitas, acompanhar entrega de produtos na expedição, entrevistar clientes em potencial, fazer itinerário de visitas, pesquisar novos nichos de mercado, orientar sobre dúvidas de contrato, manter boa apresentação pessoal, enviar correspondências aos consumidores, motivar-se, dar provas de controle emocional, convidar o cliente para visitar a empresa, apresentar tabelas de preços, emitir nota fiscal e recibos, definir produtos adequados ao perfil, calcular o custo do produto, discutir estratégias de venda com o superior, solicitar documentos comprobatórios para filiação, planejar metas de venda com o superior, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, participar de cursos de reciclagem da área, contratar pessoas para divulgar produtos, participar de feiras relacionadas a área, comprar produtos para demonstração, enviar brindes, dar provas de responsabilidade, solicitar dados do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, requisitar material de divulgação, avaliar o perfil por meio de computador, requisitar material de consumo, demonstrar persuasão, demonstrar empatia, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, demonstrar produtos por meio de amostras, demonstrar produtos em eventos, dar provas de boa dicção, planejar novas regiões de venda com o superior, atualizar tabela de valores, visitar clientes no período de garantia, contatar consumidor por telefone, verificar necessidades, solicitar indicação de clientes potenciais, divulgar produtos por meio de panfletos, explicar as características dos produtos, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, fazer entrega de produtos, preencher contrato do produto vendido, organizar-se, explicar formas de pagamento, receber pagamento do produto, programar execução de serviços, preencher romaneio - folha de pedidos, explicar objetivos da visita, agir com ética, requisitar manutenção de produtos na garantia, protocolar contrato, demonstrar conhecimento do produto, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, assessorar na renovação de contratos, esclarecer dúvidas sobre produtos, discriminar tipos de produto, confirmar cadastramento de clientes, verificar o poder aquisitivo, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo.