CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve acompanhar clientes no pós-venda, fechar contratos de venda, visitar consumidor, participar de eventos, relacionar-se com setores da empresa, planejar vendas, levantar o perfil do consumidor, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve visitar clientes no período de garantia, contratar pessoas para divulgar produtos, utilizar noções de informática, requisitar material de divulgação, promover reunião para lançamento de produtos, definir produtos adequados ao perfil, dar provas de boa dicção, esclarecer dúvidas sobre produtos, programar execução de serviços, checar ficha cadastral do cliente, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, comprar produtos para demonstração, discutir estratégias de venda com o superior, enviar brindes, entrevistar clientes em potencial, fazer itinerário de visitas, solicitar documentos comprobatórios para filiação, orientar sobre dúvidas de contrato, divulgar produtos por meio de panfletos, preencher contrato do produto vendido, convidar o cliente para visitar a empresa, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, explicar objetivos da visita, calcular o custo do produto, receber pagamento do produto, assessorar na renovação de contratos, motivar-se, avaliar o perfil por meio de computador, enviar correspondências aos consumidores, manter boa apresentação pessoal, organizar-se, pesquisar novos nichos de mercado, demonstrar persuasão, definir formas de pagamento, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, demonstrar produtos por meio de amostras, demonstrar empatia, discriminar tipos de produto, acompanhar entrega de produtos na expedição, solicitar dados do cliente, contatar consumidor por telefone, emitir nota fiscal e recibos, explicar as características dos produtos, requisitar material de consumo, estabelecer prazos de entrega dos produtos, preencher romaneio - folha de pedidos, pagar vendas efetuadas a fornecedora, agendar horários para visitas, demonstrar conhecimento do produto, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, solicitar indicação de clientes potenciais, protocolar contrato, informar ao cliente sobre novos produtos, planejar metas de venda com o superior, explicar formas de pagamento, dar provas de responsabilidade, dar provas de controle emocional, atualizar tabela de valores, apresentar tabelas de preços, agir com ética, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, preparar cadastro de potenciais clientes, demonstrar benefícios do produto, requisitar manutenção de produtos na garantia, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, demonstrar produtos em eventos, verificar necessidades, comunicar-se, participar de feiras relacionadas a área, verificar o poder aquisitivo, participar de palestras relacionadas a área, planejar novas regiões de venda com o superior, confirmar cadastramento de clientes, fazer entrega de produtos, participar de cursos de reciclagem da área.