CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve acompanhar clientes no pós-venda, participar de eventos, visitar consumidor, relacionar-se com setores da empresa, levantar o perfil do consumidor, demonstrar competências pessoais, planejar vendas, fechar contratos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve programar execução de serviços, enviar correspondências aos consumidores, protocolar contrato, planejar novas regiões de venda com o superior, convidar o cliente para visitar a empresa, utilizar noções de informática, informar ao cliente sobre novos produtos, preencher contrato do produto vendido, planejar metas de venda com o superior, organizar-se, requisitar manutenção de produtos na garantia, confirmar cadastramento de clientes, visitar clientes no período de garantia, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, manter boa apresentação pessoal, participar de feiras relacionadas a área, definir produtos adequados ao perfil, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, fazer entrega de produtos, dar provas de controle emocional, discriminar tipos de produto, verificar o poder aquisitivo, estabelecer prazos de entrega dos produtos, verificar necessidades, dar provas de boa dicção, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, demonstrar produtos por meio de amostras, contratar pessoas para divulgar produtos, requisitar material de divulgação, agir com ética, divulgar produtos por meio de panfletos, contatar consumidor por telefone, participar de cursos de reciclagem da área, solicitar documentos comprobatórios para filiação, comunicar-se, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, acompanhar entrega de produtos na expedição, atualizar tabela de valores, demonstrar persuasão, motivar-se, dar provas de responsabilidade, calcular o custo do produto, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, explicar as características dos produtos, definir formas de pagamento, promover reunião para lançamento de produtos, pagar vendas efetuadas a fornecedora, receber pagamento do produto, apresentar tabelas de preços, demonstrar produtos em eventos, preparar cadastro de potenciais clientes, discutir estratégias de venda com o superior, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, checar ficha cadastral do cliente, comprar produtos para demonstração, agendar horários para visitas, requisitar material de consumo, fazer itinerário de visitas, solicitar indicação de clientes potenciais, avaliar o perfil por meio de computador, preencher romaneio - folha de pedidos, emitir nota fiscal e recibos, entrevistar clientes em potencial, assessorar na renovação de contratos, demonstrar empatia, participar de palestras relacionadas a área, orientar sobre dúvidas de contrato, solicitar dados do cliente, enviar brindes, demonstrar benefícios do produto, pesquisar novos nichos de mercado, explicar objetivos da visita, demonstrar conhecimento do produto, esclarecer dúvidas sobre produtos, explicar formas de pagamento.