CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve acompanhar clientes no pós-venda, relacionar-se com setores da empresa, fechar contratos de venda, participar de eventos, levantar o perfil do consumidor, visitar consumidor, planejar vendas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve estabelecer prazos de entrega dos produtos, checar ficha cadastral do cliente, solicitar indicação de clientes potenciais, visitar clientes no período de garantia, verificar o poder aquisitivo, comprar produtos para demonstração, pesquisar novos nichos de mercado, demonstrar empatia, dar provas de responsabilidade, atualizar tabela de valores, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, agendar horários para visitas, demonstrar produtos em eventos, verificar necessidades, esclarecer dúvidas sobre produtos, comunicar-se, explicar objetivos da visita, convidar o cliente para visitar a empresa, dar provas de boa dicção, fazer itinerário de visitas, orientar sobre dúvidas de contrato, explicar as características dos produtos, dar provas de controle emocional, acompanhar entrega de produtos na expedição, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, assessorar na renovação de contratos, participar de feiras relacionadas a área, pagar vendas efetuadas a fornecedora, definir formas de pagamento, manter boa apresentação pessoal, requisitar manutenção de produtos na garantia, planejar novas regiões de venda com o superior, promover reunião para lançamento de produtos, fazer entrega de produtos, contatar consumidor por telefone, demonstrar persuasão, requisitar material de consumo, motivar-se, preencher contrato do produto vendido, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, entrevistar clientes em potencial, participar de palestras relacionadas a área, receber pagamento do produto, utilizar noções de informática, emitir nota fiscal e recibos, contratar pessoas para divulgar produtos, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, protocolar contrato, participar de cursos de reciclagem da área, divulgar produtos por meio de panfletos, discutir estratégias de venda com o superior, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, demonstrar conhecimento do produto, informar ao cliente sobre novos produtos, preparar cadastro de potenciais clientes, discriminar tipos de produto, demonstrar benefícios do produto, programar execução de serviços, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, preencher romaneio - folha de pedidos, requisitar material de divulgação, definir produtos adequados ao perfil, agir com ética, enviar brindes, avaliar o perfil por meio de computador, solicitar dados do cliente, enviar correspondências aos consumidores, calcular o custo do produto, planejar metas de venda com o superior, apresentar tabelas de preços, explicar formas de pagamento, confirmar cadastramento de clientes, demonstrar produtos por meio de amostras, solicitar documentos comprobatórios para filiação, organizar-se.