CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve visitar consumidor, acompanhar clientes no pós-venda, participar de eventos, planejar vendas, relacionar-se com setores da empresa, fechar contratos de venda, levantar o perfil do consumidor, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve contratar pessoas para divulgar produtos, atualizar tabela de valores, planejar novas regiões de venda com o superior, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, fazer entrega de produtos, solicitar indicação de clientes potenciais, verificar necessidades, definir formas de pagamento, emitir nota fiscal e recibos, apresentar tabelas de preços, checar ficha cadastral do cliente, fazer itinerário de visitas, dar provas de boa dicção, confirmar cadastramento de clientes, protocolar contrato, pesquisar novos nichos de mercado, demonstrar produtos em eventos, demonstrar produtos por meio de amostras, requisitar material de divulgação, comprar produtos para demonstração, preencher contrato do produto vendido, pagar vendas efetuadas a fornecedora, verificar o poder aquisitivo, dar provas de controle emocional, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, acompanhar entrega de produtos na expedição, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar conhecimento do produto, explicar as características dos produtos, orientar sobre dúvidas de contrato, participar de cursos de reciclagem da área, informar ao cliente sobre novos produtos, assessorar na renovação de contratos, explicar objetivos da visita, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, programar execução de serviços, convidar o cliente para visitar a empresa, preparar cadastro de potenciais clientes, preencher romaneio - folha de pedidos, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, avaliar o perfil por meio de computador, esclarecer dúvidas sobre produtos, solicitar dados do cliente, demonstrar benefícios do produto, agir com ética, planejar metas de venda com o superior, divulgar produtos por meio de panfletos, organizar-se, comunicar-se, enviar correspondências aos consumidores, utilizar noções de informática, receber pagamento do produto, discriminar tipos de produto, definir produtos adequados ao perfil, agendar horários para visitas, explicar formas de pagamento, visitar clientes no período de garantia, manter boa apresentação pessoal, requisitar manutenção de produtos na garantia, discutir estratégias de venda com o superior, motivar-se, enviar brindes, contatar consumidor por telefone, solicitar documentos comprobatórios para filiação, dar provas de responsabilidade, requisitar material de consumo, demonstrar persuasão, calcular o custo do produto, promover reunião para lançamento de produtos, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, demonstrar empatia, entrevistar clientes em potencial, participar de palestras relacionadas a área, participar de feiras relacionadas a área.