CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve demonstrar competências pessoais, fechar contratos de venda, levantar o perfil do consumidor, acompanhar clientes no pós-venda, planejar vendas, participar de eventos, relacionar-se com setores da empresa, visitar consumidor.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve organizar-se, demonstrar produtos em eventos, verificar o poder aquisitivo, discriminar tipos de produto, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, requisitar manutenção de produtos na garantia, confirmar cadastramento de clientes, preparar cadastro de potenciais clientes, assessorar na renovação de contratos, enviar brindes, preencher contrato do produto vendido, comprar produtos para demonstração, comunicar-se, receber pagamento do produto, solicitar indicação de clientes potenciais, solicitar documentos comprobatórios para filiação, enviar correspondências aos consumidores, verificar necessidades, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar benefícios do produto, manter boa apresentação pessoal, demonstrar conhecimento do produto, atualizar tabela de valores, apresentar tabelas de preços, programar execução de serviços, avaliar o perfil por meio de computador, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, agendar horários para visitas, acompanhar entrega de produtos na expedição, checar ficha cadastral do cliente, definir formas de pagamento, protocolar contrato, discutir estratégias de venda com o superior, dar provas de boa dicção, motivar-se, explicar as características dos produtos, contratar pessoas para divulgar produtos, preencher romaneio - folha de pedidos, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, definir produtos adequados ao perfil, dar provas de responsabilidade, fazer entrega de produtos, calcular o custo do produto, entrevistar clientes em potencial, pesquisar novos nichos de mercado, demonstrar produtos por meio de amostras, planejar novas regiões de venda com o superior, agir com ética, visitar clientes no período de garantia, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, convidar o cliente para visitar a empresa, requisitar material de consumo, participar de palestras relacionadas a área, requisitar material de divulgação, dar provas de controle emocional, planejar metas de venda com o superior, explicar objetivos da visita, contatar consumidor por telefone, solicitar dados do cliente, informar ao cliente sobre novos produtos, participar de cursos de reciclagem da área, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, pagar vendas efetuadas a fornecedora, utilizar noções de informática, esclarecer dúvidas sobre produtos, demonstrar empatia, orientar sobre dúvidas de contrato, fazer itinerário de visitas, promover reunião para lançamento de produtos, participar de feiras relacionadas a área, emitir nota fiscal e recibos, demonstrar persuasão, explicar formas de pagamento, divulgar produtos por meio de panfletos.