CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve levantar o perfil do consumidor, participar de eventos, fechar contratos de venda, relacionar-se com setores da empresa, acompanhar clientes no pós-venda, visitar consumidor, demonstrar competências pessoais, planejar vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve divulgar produtos por meio de panfletos, utilizar noções de informática, emitir nota fiscal e recibos, discriminar tipos de produto, checar ficha cadastral do cliente, entrevistar clientes em potencial, requisitar material de divulgação, comunicar-se, estabelecer prazos de entrega dos produtos, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, avaliar o perfil por meio de computador, explicar objetivos da visita, motivar-se, esclarecer dúvidas sobre produtos, preencher contrato do produto vendido, receber pagamento do produto, solicitar dados do cliente, acompanhar entrega de produtos na expedição, verificar o poder aquisitivo, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, contatar consumidor por telefone, agendar horários para visitas, organizar-se, apresentar tabelas de preços, fazer itinerário de visitas, demonstrar conhecimento do produto, informar ao cliente sobre novos produtos, visitar clientes no período de garantia, dar provas de controle emocional, manter boa apresentação pessoal, calcular o custo do produto, definir produtos adequados ao perfil, preencher romaneio - folha de pedidos, planejar metas de venda com o superior, explicar formas de pagamento, requisitar manutenção de produtos na garantia, definir formas de pagamento, fazer entrega de produtos, demonstrar produtos em eventos, dar provas de responsabilidade, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar persuasão, convidar o cliente para visitar a empresa, orientar sobre dúvidas de contrato, dar provas de boa dicção, contratar pessoas para divulgar produtos, demonstrar produtos por meio de amostras, programar execução de serviços, assessorar na renovação de contratos, atualizar tabela de valores, verificar necessidades, participar de cursos de reciclagem da área, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, solicitar documentos comprobatórios para filiação, demonstrar empatia, preparar cadastro de potenciais clientes, protocolar contrato, comprar produtos para demonstração, requisitar material de consumo, planejar novas regiões de venda com o superior, explicar as características dos produtos, enviar correspondências aos consumidores, discutir estratégias de venda com o superior, pagar vendas efetuadas a fornecedora, agir com ética, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, promover reunião para lançamento de produtos, demonstrar benefícios do produto, pesquisar novos nichos de mercado, enviar brindes, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, confirmar cadastramento de clientes, solicitar indicação de clientes potenciais, participar de feiras relacionadas a área, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente.