CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve demonstrar competências pessoais, relacionar-se com setores da empresa, visitar consumidor, acompanhar clientes no pós-venda, fechar contratos de venda, planejar vendas, levantar o perfil do consumidor, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve acompanhar entrega de produtos na expedição, confirmar cadastramento de clientes, motivar-se, explicar objetivos da visita, participar de palestras relacionadas a área, pagar vendas efetuadas a fornecedora, fazer itinerário de visitas, contatar consumidor por telefone, verificar o poder aquisitivo, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, planejar novas regiões de venda com o superior, divulgar produtos por meio de panfletos, preencher contrato do produto vendido, participar de cursos de reciclagem da área, demonstrar persuasão, demonstrar conhecimento do produto, requisitar manutenção de produtos na garantia, planejar metas de venda com o superior, discutir estratégias de venda com o superior, promover reunião para lançamento de produtos, calcular o custo do produto, dar provas de boa dicção, organizar-se, participar de feiras relacionadas a área, requisitar material de divulgação, convidar o cliente para visitar a empresa, demonstrar empatia, atualizar tabela de valores, orientar sobre dúvidas de contrato, explicar formas de pagamento, comprar produtos para demonstração, programar execução de serviços, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, receber pagamento do produto, emitir nota fiscal e recibos, agir com ética, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, protocolar contrato, comunicar-se, utilizar noções de informática, dar provas de responsabilidade, apresentar tabelas de preços, demonstrar benefícios do produto, requisitar material de consumo, definir produtos adequados ao perfil, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, enviar brindes, discriminar tipos de produto, explicar as características dos produtos, pesquisar novos nichos de mercado, contratar pessoas para divulgar produtos, informar ao cliente sobre novos produtos, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, fazer entrega de produtos, entrevistar clientes em potencial, assessorar na renovação de contratos, preencher romaneio - folha de pedidos, estabelecer prazos de entrega dos produtos, definir formas de pagamento, solicitar dados do cliente, verificar necessidades, preparar cadastro de potenciais clientes, enviar correspondências aos consumidores, agendar horários para visitas, demonstrar produtos por meio de amostras, demonstrar produtos em eventos, dar provas de controle emocional, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, solicitar documentos comprobatórios para filiação, solicitar indicação de clientes potenciais, checar ficha cadastral do cliente, manter boa apresentação pessoal, esclarecer dúvidas sobre produtos, visitar clientes no período de garantia, avaliar o perfil por meio de computador.