CBO 6130-10 - Criador de animais domésticos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores em pecuária polivalente
O profissional no cargo de Criador de animais domésticos CBO 6130-10 cria animais domésticos - tais como cães, gatos, peixes ornamentais, calopsitas, entre outros – em criadouros comerciais, realizando manejo animal, alimentando animais com rações e alimentos “in natura”, supervisionando reprodução de animais por inseminação artificial ou cruzamentos naturais, e controlando saúde e bem-estar, em todas as etapas da criação dos animais Comercializa animais domésticos.
Planeja atividades de criação de animais Participa de feiras e exposições de animais Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias aplicadas à criação de animais.
Supervisiona equipes de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos Cumpre procedimentos e normas técnicas, normas de biossegurança e vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 6130-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores em pecuária polivalente que pertence ao grupo dos produtores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Criador de animais domésticos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores em pecuária polivalente CBO 6130-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 6130-10
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
- Produtores em pecuária polivalente.
- Produtores na exploração agropecuária.
O que faz um Criador de animais domésticos
O Criador de animais domésticos CBO 6130-10 planeja atividades de criação de animais domésticos, para reprodução e comercialização Seleciona espécies a serem criadas.
Utiliza programas informatizados para planejamento e controle.
Estabelece metas e estima custos Executa ou orienta atividades do manejo animal, observando temperamento, comportamento e condição corporal dos animais.
Reúne e conduz animais para treinos, atividades físicas e passeios Distribui brinquedos para os animais.
Executa contenção racional, imobilização e transporte dos animais.
Pesa e mede animais Identifica animais, usando preferencialmente peças ou acessórios, tais como “tags” (etiqueta), coleiras e chips.
Registra os dados de cada animal, em sistema informatizado.
Coordena a alimentação dos animais, definindo tipo de alimentos “in natura” e quantidade de rações Verifica necessidade de adição de suplementos e vitaminas Programa horários da alimentação.
Distribui água em bebedouros Controla casos de alimentação especial, administrando jejum prescrito por médico veterinário Supervisiona a reprodução de animais, estabelecendo sistema por inseminação artificial ou cruzamentos naturais.
Acompanha inseminação e acasalamentos Adquire e aluga animais com finalidade reprodutiva.
Cuida de animais durante e após o nascimento da prole, tratando especialmente de fêmeas, recém-nascidos e filhotes Monitora a saúde e o bem-estar dos animais, em todas as etapas da criação Levanta sinais de possíveis doenças, passando as informações ao médico veterinário.
Acompanha a evolução de tratamento veterinário, auxiliando na coleta de material biológico dos animais para exames laboratoriais, na aplicação de medicamentos, no uso de fármacos de desparasitação e vermifugação, na troca de curativos, na vacinação e na realização de procedimentos cirúrgicos, como castração Realiza procedimentos de assepsia e antissepsia Observa dentição de animais.
Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias, tais como técnicas de melhoramento genético Executa manejo sanitário, banhando e realizando procedimentos de higienização em animais Escova animais.
Apara pelos, penas, unhas e bicos Providencia limpeza de ouvido, boca ou bico, região dos olhos e outras partes do corpo dos animais Verifica a existência de parasitas – como carrapatos e pulgas -, providenciando sua eliminação Prepara animais para participação em feiras, exposições e outros eventos, banhando e realizando procedimentos estéticos, como tosa estilizada em cães e aplicação de enfeites e adornos em geral Comercializa animais domésticos, pesquisando mercado consumidor e realizando aquisição e venda.
Comunica-se com clientes, fornecedores e outros produtores Divulga produtos em meios de comunicação Pode fornecer, aos compradores, orientações básicas sobre cuidados requeridos pelos animais domésticos Monta infraestrutura do criadouro, definindo dependências e espaços Coordena a construção de instalações, tais como canil, gatil e outros alojamentos, viveiros, tanques, comedouros e bebedouros, áreas de descanso e quarentena, e espaços para exercícios e adestramento Seleciona materiais e equipamentos Controla estoques no criadouro, requisitando reposição de itens Providencia manutenção de equipamentos Monitora limpeza, higienização e desinfetação de ambientes, equipamentos e utensílios Providencia documentação legal para regularização de empreendimento de criação de animais domésticos, em especial animais de estimação ou de companhia Supervisiona atividades das equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores Proporciona programas de treinamento às equipes Faz a destinação correta de resíduos biológicos e químicos, seguindo normas ambientais e de biossegurança Zela pela segurança no trabalho, usando e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual, controlando adoção de protocolos atualizados de biossegurança, e prevenindo acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 6130-10 deve organizar reprodução de animais de pequeno, médio e grande porte, manejar animais de pequeno, médio e grande porte, beneficiar produtos derivados da pecuária polivalente, preparar animais de pequeno, médio e grande porte para eventos, comercializar animais e derivados da pecuária polivalente, alimentar animais de pequeno, médio e grande porte, demonstrar competências pessoais, monitorar saúde de animais de pequeno, médio e grande porte, controlar criação de animais de pequeno, médio e grande porte, higienizar instalações e equipamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Produtores em pecuária polivalente são produtores por conta própria, que trabalham em pequenas propriedades, com organização de trabalho familiar. Trabalham em locais fechados e abertos, em horários diurnos. No exercício de algumas atividades, os criadores em pecuária polivalente estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6130-10
O acesso às ocupações é livre. No mínimo, os produtores têm ensino fundamental. O pleno exercício das atividades ocorre após cinco anos de prática. A qualificação é contínua, assessorada pelos órgãos governamentais de assistência técnica e extensão rural. Os criadores de animais domésticos - cães e gatos - têm no mínimo ensino médio incompleto e o pleno desempenho da ocupação ocorre após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Criador de animais domésticos CBO 6130-10
Um Criador de animais domésticos (ou sinônimo) deve agendar acasalamentos e nascimentos, providenciar aplicação de injeção em cães e gatos, distribuir água em bebedouros, monitorar amamentação de cães e gatos, encaminhar documentação para registro de animais, providenciar identificação de animais por circuito integrado - chip, treinar equipe de trabalho, prover amputação de cauda e ergot de cães, vender cães e gatos, produzir derivados de ovos, enfeitar cães e gatos, desinfetar instalações, imobilizar animais, pintar instalações, banhar cães, desinfetar umbigo de recém-nascidos, observar temperamento, comportamento e condição corporal de animais, alugar cães para guarda, pesquisar mercado consumidor de animais, pesar animais, tosar cães, supervisionar dentição de animais, comprar insumos, aparar unhas de cães e gatos, lavar comedouros e bebedouros, participar de feiras, exposições e leilões, lavar instalações, definir tipo de alimentação, banhar gatos, planejar inseminação de animais, lavar balde e mangueira, aplicar medicamentos por via oral, adestrar cães, selecionar reprodutores e matrizes, alugar animais para reprodução, dar prova de força física, adquirir animais, varrer instalações, escovar animais de pequeno, médio e grande porte, divulgar produtos em meios de comunicação, decorar estande em feiras e exposições, demonstrar sensibilidade com animais, castrar animais, auxiliar em partos de animais, cortar umbigo de animais recém-nascidos, marcar cães por tatuagem, conduzir cães para atividade física, planejar monta natural, aplicar medicamentos por via tópica em animais, manifestar criatividade para compatibilização das atividades da pecuária polivalente, verificar urina e fezes de animais, adicionar medicamentos em água, distribuir ração em comedouros, recolher fezes de animais, persistir diante de dificuldades da criação, definir horário de alimentação de cães e gatos.