CBO 6134-15 - Minhocultor - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores de animais e insetos úteis
O profissional no cargo de Minhocultor CBO 6134-15 coordena, administra e orienta a criação de minhocas – de espécies Vermelha-da-califórnia, Gigante-africana, entre outras -, selecionando local de instalação, definindo tipo de criatório, providenciando alimentos, controlando e combatendo predadores, monitorando manejo reprodutivo, e acompanhando coleta e processamento do húmus Comercializa minhocas e húmus.
Planeja as atividades de criação de minhocas, elaborando projetos de minhocultura ou vermicompostagem Administra propriedade rural Pesquisa, adapta e adota novas tecnologias.
Supervisiona equipes de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando desempenho e desenvolvendo treinamentos Cumpre legislação, normas técnicas, normas de biossegurança e vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 6134-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores de animais e insetos úteis que pertence ao grupo dos produtores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Minhocultor, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores de animais e insetos úteis CBO 6134-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 6134-15
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
- Produtores de animais e insetos úteis.
- Produtores na exploração agropecuária.
O que faz um Minhocultor
O Minhocultor CBO 6134-15 planeja atividades de criação de minhocas, em projetos de minhocultura ou vermicompostagem, selecionando uma ou mais espécies, e aplicando técnicas e procedimentos manuais, semimecanizados ou totalmente mecanizados - com uso, inclusive, de equipamentos automatizados - em sistemas de minhocultura intensiva ou industrial Utiliza programas informatizados para planejamento e controle da criação.
Estabelece metas e estima custos.
Implanta minhocários em locais ensolarados e parcialmente sombreados, e em áreas com pouca declividade e com facilidade para implantação de sistemas de drenagem Verifica a disponibilidade de água em abundância ou de sistema de irrigação.
Seleciona o tipo de criatório - caixas de madeira ou tonéis, cortados longitudinalmente, com furos na parte inferior, canteiros de blocos, tijolos, madeira ou bambu, podendo o piso do canteiro ser cimentado ou de terra batida, e sistema de montes com o piso em terra batida ou cimentado - em campos ou em áreas urbanas Proporciona ambiente com aeração e drenagem do meio - que não pode ser compactado e nem encharcado -, para bom desenvolvimento do minhocário.
Planeja alimentação das minhocas, considerando nitrogênio, fibras e carboidratos necessários.
Orienta a utilização de matéria orgânica de origens animal (como esterco) e vegetal (como leguminosa, palha, cascas de frutas, bagaços e, mesmo, lixo orgânico urbano), limpando-a de materiais estranhos, tais como pedras, pedaços de plástico ou de vidro, aranhas e formigas Supervisiona a passagem da matéria orgânica por processo de pré-compostagem, para alimentação das minhocas.
Monitora o preenchimento do canteiro - com as diferentes fontes de matéria-prima semicurada – e sua cobertura com folhas de bananeira ou restos de capina, para manter a umidade, proteger contra incidência direta da luz solar e, ainda, dificultar a fuga das minhocas.
Controla e combate presença de predadores naturais das minhocas, tais como pássaros, sanguessugas, galinhas e formigas lava-pés Supervisiona manejo reprodutivo, monitorando postura Produz ou adquire casulos e matrizes de minhoca geneticamente melhorados.
Controla, além da alimentação, a adequação de temperatura, umidade, pH, aeração e drenagem do ambiente, para ocorrer a reprodução das minhocas Revisa frequentemente as estruturas de criação, realizando análise visual do aspecto dos animais e do húmus Pode retirar as minhocas para reinício do processo de compostagem.
Maneja o minhocário, vistoriando a coleta do húmus e a extração das minhocas, para venda dos indivíduos a granel Executa o processamento do húmus, fazendo sua secagem e seu peneiramento.
Monitora pesagem, classificação, acondicionamento e transporte de húmus e minhocas, conforme normas técnicas e normas de sanidade Comercializa humus - para produção de fertilizante orgânico, capaz de melhorar os atributos químicos, físicos e biológicos do solo – e minhocas, para fabricação de rações, produção de medicamentos, pesca esportiva, paisagismo, e venda de matrizes para novos minhocultores Mantém-se atualizado, pesquisando, adaptando e adotando novas tecnologias na minhocultura.
Administra propriedade rural, controlando estoques de insumos, programando logística de transporte de insumos e produtos, e gerenciando recursos financeiros Coordena a montagem da infraestrutura dos minhocários Monitora limpeza, higienização e desinfecção das instalações.
Seleciona equipamentos e faz sua limpeza e lubrificação Providencia serviços de reparação dos equipamentos Supervisiona atividades das equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores.
Proporciona programas de treinamento às equipes Promove práticas – tais como arborização e proteção de nascentes da propriedade - para mitigação de danos ambientais Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual e de vestimenta adequada, em todas as etapas da produção.
Funções do cargo
O funcionário CBO 6134-15 deve administrar produção, manejar produção de derivados de animais e insetos Úteis, demonstrar competências pessoais, produzir alimentos para animais e insetos Úteis, comercializar produção, manejar criação de animais e insetos Úteis, efetuar colheita de derivados de animais e insetos Úteis, controlar pragas e doenças, montar instalações.
Condições de trabalho dessas profissões
Produtores de animais e insetos úteis trabalham por conta própria e geralmente utilizam mão-de-obra familiar. Nos picos sazonais de coleta, podem contratar mão-de-obra temporária, que trabalha sob sua supervisão. Os criadores de insetos e animais produtores de veneno executam tarefas predominantemente administrativas e da gerência do negócio. A maioria dos criatórios são estatais e se concentra em institutos de pesquisa e produtores de soro. Neste caso, o plantel é predominantemente mantido por doações e reprodução. No caso de criatórios privados, o plantel é mantido exclusivamente por meio de reprodução, existindo uma preocupação comercial com o tempo de vida dos animais. Podem trabalhar tanto a céu aberto quanto em locais fechados, durante o dia. No exercício de algumas atividades, os minhocultores podem permanecer em posições desconfortáveis por longos perídos, ao passo que os apicultores estão sujeitos à exposição de fumaça.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6134-15
A escolaridade é hetorogênea, variando de nenhuma escolaridade para os sericultores a ensino fundamental para os apicultores e minhocultores. O conhecimento e as habilidades para a execução do trabalho são adquiridos no ambiente familiar, de geração para geração. Para os produtores de veneno, é exigido o ensino médio completo. Os apicultores levam de quatro a cinco anos para o pleno desempenho da profissão. Há ainda oferta de cursos livres, oferecidos por associações de criadores, institutos de pesquisa e instituições de formação profissional.
Atividades exercidas por um Minhocultor CBO 6134-15
Um Minhocultor (ou sinônimo) deve classificar húmus segundo teor de matéria orgânica humificada, umidade, sílica e ph, cobrir canteiros, liderar, monitorar postura, controlar ventilação, pesquisar mercado, controlar umidade, transportar materiais, insumos e produtos, telar canteiros, controlar temperatura, encher canteiros com composto, controlar alimentação, construir canteiros de matrizes, desinfetar equipamentos, interagir com o meio ambiente, demonstrar atenção difusa, embalar húmus, classificar minhocas segundo matrizes, casulos e filhotes, planejar produção, controlar receitas e despesas, dar provas de criatividade, dimensionar tamanho da criação, interagir com a comunidade, coar húmus, contratar mão-de-obra segundo necessidades da produção, elaborar cronograma dos canteiros, embalar produtos segundo destino, definir finalidade da produção, vistoriar produção de húmus e minhocas, trabalhar em equipe, construir depósitos de materiais e equipamentos, delegar funções, construir depósito de compostagem, construir canteiros de crescimento, preparar armadilhas para prevenção de fuga de minhocas, equipar instalações, fornecer equipamentos de segurança para manejo de animais e insetos úteis, pesar produção, preparar alimentação artificial para animais e insetos úteis, limpar instalações, construir canteiros de maternidade, preparar composto, dimensionar instalações, acondicionar minhocas em embalagens de um litro, armazenar húmus em local fechado ou lonado, dedicar-se, inocular matrizes, controlar luminosidade, desinfetar instalações, vistoriar canteiros contra predadores.