CBO 6221-10 - Trabalhador da cultura de cana-de-açúcar

Entenda o que fazem os trabalhadores agrícolas na cultura de gramíneas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trabalhador da cultura de cana-de-açúcar e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Trabalhador da cultura de cana-de-açúcar

O Trabalhador da Cultura de Cana-de-açúcar cultiva cana-de-açúcar, preparando o solo para plantio, plantando, executando tratos culturais e fitossanitários e realizando a colheita. Coleta amostra de solo e das plantas para análise. Opera sistemas, máquinas, equipamentos e instrumentos. Executa manutenção de primeiro nível em máquinas, equipamentos e veículos. Atua em conformidade com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 6221-10

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Pode auxiliar na definição de área, da época e das características do plantio de cana-de-açúcar. Participa da definição do espaçamento do plantio.

Coleta amostra de solo e das plantas para análise. A partir dos resultados, define métodos e dosagens de fertirrigação, calagem e adubação.

Condiciona o solo para plantio, destorroando, arando, descompactando, nivelando, limpando e preparando os terraços do solo, com a operação de máquinas e equipamentos agrícolas. Controla as condições de uso do solo, incluindo o trato da soqueira - raízes de cana restantes no terreno - para o plantio. Incorpora adubo no solo.

Produz – ou adquire de fornecedor - gemas de colmos, produzidas em viveiros. Transplanta as mudas.

Efetua o plantio da cana manualmente ou mecanicamente.

Trata a cultura, irrigando e aplicando fertilizantes.

Controla o aparecimento de plantas invasoras e de pragas no cultivo, pulverizando defensivos agrícolas, manualmente ou com sistemas ou equipamentos mecanizados.

Corta e colhe cana, por sistema manual, em que o corte e o carregamento são feitos manualmente, por sistema semimecanizado, com corte manual e o carregamento por carregadoras mecânicas, ou por sistema mecanizado, com cortadoras de cana e carretas de transbordo. Mede a área e a quantidade de cana colhida.

Pode transportar a colheita ou acompanhar o seu carregamento para transporte do campo às usinas de cana-de-açúcar.

Opera sistemas, máquinas, equipamentos e instrumentos. Executa manutenção de primeiro nível em instrumentos, máquinas, equipamentos e veículos agrícolas mecanizados, lavando-os, limpando-os, lubrificando-os, substituindo acessórios e fazendo pequenos reparos.

Controla e registra dados do manejo e da produção.

Zela pela limpeza, higiene e organização das áreas de cultivo e de armazenagem.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA QUÍMICA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA BIOLOGIA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE CONTROLE DA QUALIDADE 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA AGRÍCOLA 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS 4 4 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES 3 4 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS 4 5 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA 4 5 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS 4 5 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA AGRICULTURA ORGÂNICA 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA FITOSSANIDADE E PROTEÇÃO DE PLANTAS 4 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA MANEJO AGRÍCOLA 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA NUTRIÇÃO VEGETAL, ADUBOS E CORRETIVOS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE AMOSTRAS DE SOLO E DE PLANTAS PARA ANÁLISE 3 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR 5 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - TRANSPLANTIO DE MUDAS DE CANA-DE-AÇÚCAR 2 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA TECNOLOGIA AGRÍCOLA 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA USO DE SOLO E ÁGUA DRENAGEM 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA USO DE SOLO E ÁGUA IRRIGAÇÃO 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA USO DE SOLO E ÁGUA USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA 3 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA USO DE SOLO E ÁGUA USO SUSTENTÁVEL DO SOLO 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR BIOSSEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA 4 5 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DE TRONCO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 2 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalhadores agrícolas na cultura de gramíneas essas ocupações são exercidas predominantemente por profissionais autônomos, com exceção do trabalhador da cultura de cana-de- açúcar, que trabalha como carteira assinada . Atuam em equipe, com supervisão ocasional, exceto o trabalhador da cultura de cana-de- açúcar . Trabalham a céu aberto e em horário de trabalho diurno. Em algumas atividades, os trabalhadores ficam expostos a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso a essas ocupações é livre, com aprendizado na prática. O pleno desempenho dessas atividades ocorre aproximadamente com um ano de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Preparar sementes, mudas e insumos;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Colher gramíneas;
  • Condicionar solo;
  • Plantar gramíneas;
  • Realizar atividades de armazenamento e beneficiamento de colheita;
  • Executar manutenção de máquinas e equipamentos agrícolas;
  • Tratar culturas;
  • Capinar solo;
  • Sulcar solo;
  • Verificar disponibilidade de máquinas e equipamentos;
  • Arar solo;
  • Aplicar fertilizantes;
  • Ajuntar cana-de-açúcar;
  • Manifestar iniciativa;
  • Identificar maturação de gramíneas;
  • Consertar peças de máquinas e equipamentos;
  • Distribuir mudas de cana-de-açúcar em sulcos;
  • Transportar colheitas em veículos de tração motora;
  • Dessecar solo;
  • Controlar presença de animais roedores;
  • Drenar solo;
  • Medir área de cana-de-açúcar colhida;
  • Pulverizar fungicidas;
  • Monitorar perfilhamento de sementes e mudas;
  • Transportar colheitas em veículos de tração animal;
  • Nivelar solo;
  • Limpar canais de irrigação;
  • Construir curvas em nível;
  • Manifestar resistência física;
  • Distribuir mudas de cana-de-açúcar em falhas de plantio;
  • Tratar sementes com fungicidas e inseticidas;
  • Irrigar culturas;
  • Monitorar pragas e doenças;
  • Separar palhas de arroz e cana-de-açúcar;
  • Manifestar sensibilidade ao meio ambiente;
  • Lubrificar máquinas e equipamentos;
  • Substituir peças de máquinas e equipamentos;
  • Testar germinação de sementes;
  • Gradear solo;
  • Triturar cana-de-açúcar;
  • Demonstrar atenção no manuseio de máquinas e equipamentos;
  • Definir espaçamento de plantio;
  • Amolar ferramentas;
  • Tirar palhas e pontas de mudas de cana-de-açúcar;
  • Definir quantidade de sementes e mudas por hectare;
  • Colher amostras de gramíneas;
  • Ralear mudas de cana-de-açúcar;
  • Definir tipo de defensivo agrícola;
  • Selecionar variedade de sementes;
  • Queimar palhas de cana-de-açúcar;
  • Regular tratores e implementos;
  • Realizar rotação de lavouras;
  • Demonstrar cuidado no manuseio de produtos químicos;
  • Lavar máquinas e equipamentos;
  • Incorporar palha de arroz e cana-de-açúcar em solo;
  • Construir terraços;
  • Cortar cana-de-açúcar;
  • Identificar compradores para produção excedente;
  • Limpar sementes selecionadas para plantio;
  • Definir quantidade de adubo por hectare;
  • Cercar áreas de plantio;
  • Incorporar adubo orgânico em solo;
  • Quantificar defensivo agrícola;
  • Regular colheitadeiras;
  • Corrigir ph de solo;
  • Irrigar solo;
  • Pulverizar herbicidas;
  • Pulverizar inseticidas;
  • Auxiliar em definição de época de plantio;
  • Trabalhar em equipe;
  • Conferir funcionamento de máquinas e equipamentos;
  • Coletar amostras de solo;
  • Especificar tipos de adubos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 6221-10

CBO 6221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhador da cultura de cana-de-açúcar que pertence ao grupo dos trabalhadores agrícolas na cultura de gramíneas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
    • Trabalhadores na exploração agropecuária
      • Trabalhadores agrícolas
        • Trabalhadores agrícolas na cultura de gramíneas