CBO 6222-15 - Trabalhador da cultura do rami - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas
O profissional no cargo de Trabalhador da cultura do rami CBO 6222-15 trabalha no cultivo de rami, preparando o solo, realizando plantio de mudas, executando adubação do solo, retirada de plantas invasoras e outros tratos culturais, identificando e controlando fungos, doenças e pragas, realizando colheita, retirando folhas e ponteiros das plantas colhidas, fazendo desfibramento dos caules, executando lavagem e secagem das fibras, realizando batimento das fibras, efetuando seleção e enfardamento das fibras, e armazenando fardos Participa no planejamento das atividades, auxiliando na definição da área de cultivo.
Pode encaminhar folhas e ponteiros do rami para alimentação animal Executa manutenção básica em instalações, ferramentas, máquinas, equipamentos e veículos agrícolas Cumpre procedimentos técnicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 6222-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas que pertence ao grupo dos trabalhadores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador da cultura do rami, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas CBO 6222-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 6222-15
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
- Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas.
- Trabalhadores na exploração agropecuária.
O que faz um Trabalhador da cultura do rami
O Trabalhador da cultura do rami CBO 6222-15 auxilia na definição da área de cultivo de rami e no planejamento das etapas de produção Trabalha em sistemas tradicionais ou manuais, semimecanizados, ou mecanizados.
Cerca a área de plantio.
Constrói curvas de nível Coleta amostras do solo, encaminhando-as para realização de análises laboratoriais.
Prepara e aplica fórmulas de adubação, correção e proteção do solo, conforme recomendado Prepara o terreno, arando, gradeando e descompactando o solo para abertura de sulcos.
Prepara mudas de rami, a partir de extração de rizomas das plantas-mãe.
Pode distribuir as sementes em canteiros para crescimento de mudas, a serem transplantadas no campo definitivo Realiza o plantio de mudas de rami em linhas paralelas, nos sulcos abertos.
Define o espaçamento de plantio.
Fecha os sulcos, após o plantio Trata a cultura do rami, realizando adubação periódica e capinando para retirada de plantas invasoras Aplica fertilizantes, quando recomendado.
Poda o rami, efetuando o corte de padronização Irriga a plantação, com aproveitamento de água das chuvas ou recursos hídricos locais, de acordo com a disponibilidade Realiza tratamento contra fungos e doenças - como mancha de cercospora - e pragas do cultivo - como larvas de borboletas -, aplicando defensivos agrícolas, conforme recomendado.
Auxilia no planejamento da colheita, verificando o ponto exato de maturação da planta Realiza as operações de corte, o mais próximo possível da superfície do solo.
Retira as folhas e os ponteiros das plantas Faz desfibramento do caule do rami - processo pelo qual se elimina a polpa das fibras -, abastecendo a máquina desfibradora e dela retirando as fibras Executa a lavagem e a secagem das fibras.
Realiza a operação de batimento, em máquina batedeira Faz a seleção das fibras de rami de acordo com os padrões de classificação, separando as fibras segundo umidade, teor de impurezas, coloração e comprimento Pesa as fibras.
Executa o enfardamento das fibras selecionadas Armazena os fardos, para posterior transporte e encaminhamento a indústrias, em que as fibras de rami são usadas na fabricação de vários produtos, tais como tecidos, sacaria, tapeçaria, cordas e barbantes Pode enviar as folhas e os ponteiros do rami - subprodutos da cultura - para serem utilizados no preparo de rações para aves, animais e peixes.
Zela pela limpeza, segurança – principalmente na prevenção de incêndio -, higiene e organização da área de armazenagem Constrói pequenas estruturas agrícolas, como coberturas e barreiras de proteção diversas, artificiais ou naturais Executa manutenção básica em instalações, veículos, ferramentas, máquinas e equipamentos agrícolas Realiza limpeza, lubrificação, troca de óleo, revisão do sistema elétrico de trator, troca de rolamentos e correias de máquinas, e pequenos reparos em máquinas, equipamentos e veículos Requisita serviços de manutenção corretiva para máquinas, equipamentos e veículos, ao identificar suas falhas de funcionamento.
Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e usando equipamentos de proteção individual, especialmente durante a colheita e a operação de máquinas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 6222-15 deve realizar atividades de colheita, classificar fibras, demonstrar competências pessoais, plantar culturas de plantas fibrosas, preparar solo, tratar culturas de plantas fibrosas, realizar reparo e manutenção de máquinas e equipamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores agrícolas na cultura de plantas fibrosas trabalham em propriedades agrícolas, como empregados ou por conta própria, sem supervisão, exceto para o trabalhador da cultura de algodão, que trabalha sob supervisão ocasional. Trabalham a céu aberto, durante o dia, organizados em equipe. No exercício de algumas atividades, estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6222-15
Para o exercício da ocupação de trabalhador na cultura de algodão, requer-se curso profissionalizante de cerca de duzentas horas-aula e experiência de um a dois anos, para o pleno desempenho das atividades. Para as demais ocupações, a qualificação é obtida no exercício do trabalho.
Atividades exercidas por um Trabalhador da cultura do rami CBO 6222-15
Um Trabalhador da cultura do rami (ou sinônimo) deve arar solo para plantio, separar rami e sisal segundo comprimento de fibras, calibrar máquinas e equipamentos, revisar sistema hidráulico de máquinas - trator, transportar colheita, trocar correias de máquinas, trocar óleo de motor de máquinas e equipamentos, limpar máquinas e equipamentos, pesar fibras, separar fibra de rami e sisal segundo teor de impurezas, trocar rolamentos de máquinas, fazer curva de nível, demonstrar sensibilidade ao meio ambiente, sulcar solo, demonstrar agilidade motora, demonstrar resistência física, cercar área de plantio, cortar rami e folha de sisal, lubrificar máquinas e equipamentos, espalhar fibras de rami e sisal para secagem, demonstrar atenção no manuseio de máquinas, substituir plataforma de máquinas, extrair fibras de rami e sisal, selecionar mudas de rami e sisal, trabalhar em equipe, podar rami, separar rami e sisal segundo coloração de fibras, corrigir solo, revisar sistema elétrico de máquinas - trator, armazenar fibras, colher mudas de rami e sisal, separar rami e sisal segundo umidade, plantar mudas de sisal e rami, capinar solo, replantar culturas e sementes, desmatar área de plantio, auxiliar em planejamento de colheita, enfeixar fibras de rami e sisal, subsolar área, adubar solo, definir espaçamento de plantio, preparar venenos, pulverizar inseticida, verificar nível de água e óleo de máquinas, recolher amostra de solo para análise, irrigar cultura de rami, construir estaleiro para secagem de sisal e rami, fechar sulco.