CBO 6233-15 - Operador de incubadora - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores na avicultura e cunicultura

O profissional no cargo de Operador de incubadora CBO 6233-15 opera incubadora, controlando o processo de desenvolvimento de um embrião até a eclosão do ovo, para nascimento de pintainho Controla a qualidade dos ovos férteis recebidos.

Prepara o depósito de ovos no incubatório Coloca caixas com os pintainhos em veículos, para transporte à granja de recria Executa limpeza completa das máquinas, das instalações e dos ambientes.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas sanitárias, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 6233-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na avicultura e cunicultura que pertence ao grupo dos trabalhadores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de incubadora, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na avicultura e cunicultura CBO 6233-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6233-15

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Trabalhadores na avicultura e cunicultura.
      • Trabalhadores na exploração agropecuária.

O que faz um Operador de incubadora

O Operador de incubadora CBO 6233-15 prepara o depósito de ovos no incubatório com condições semelhantes a aquelas em que os ovos estavam no depósito do galpão e durante o transporte, para evitar mudanças bruscas de temperatura e de umidade Mantém o depósito de ovos limpo e organizado.

Controla a qualidade dos ovos férteis (galados) recebidos, que devem estar livres de contaminações, limpos, íntegros e uniformes.

Controla o tempo de armazenagem dos ovos no depósito do incubatório Retira os ovos do depósito e os preaquece, para levá-los à máquina incubadora.

Controla, na máquina incubadora, a temperatura e a umidade Vira com frequência os ovos, durante o processo de incubação, prevenindo a aderência do embrião à membrana da casca do ovo e ajudando no desenvolvimento das membranas embrionárias.

Transfere os ovos da máquina incubadora para as bandejas do nascedouro, que devem estar limpas e secas.

Manuseia os ovos com extremo cuidado, para evitar as quebras de ovos, hemorragias e rupturas Pode realizar a transferência por processo automatizado.

Ao transferir os ovos, pode realizar a ovoscopia, separando e descartando os ovos inférteis, com embriões mortos, entre outros.

Pode realizar vacinação in-ovo Controla a ventilação, a temperatura e a umidade da máquina nascedouro Retira os pintainhos da máquina nascedouro, separando-os dos fragmentos da casca.

Classifica ou descarta, conta e coloca os pintainhos em caixas Pode, ainda, realizar ou providenciar a sexagem, a vacinação - manual ou automática - e a debicagem Coloca as caixas com os pintainhos em veículos, que as transportam do incubatório até a granja de recria.

Após o nascimento de cada lote, realiza a limpeza completa das máquinas, em especial das partes que ficam expostas ou em contato direto com os pintainhos, tais como esteiras rolantes e carrossel Faz pequenos reparos nas máquinas e nos equipamentos, solicitando manutenções preventiva e corretiva especializadas, quando necessárias.

Efetua limpeza, higienização, desinfecção e pequenos reparos em instalações e ambientes Monitora e faz registros das etapas e das ocorrências da produção, em sistemas informatizados Pode utilizar um ou mais processos automatizados – tais como classificação dos ovos antes da incubação, administração de vacinação in-ovo, separação dos pintainhos dos fragmentos da casca de ovo, contagem dos pintainhos, vacinação em spray e remoção de lixo -, aumentando a sua produtividade, medida por milhão de pintainhos/ano.

Monitora condições adequadas de biosseguridade, que visem à sanidade dos ovos Separa e acondiciona resíduos de incubação - como restos de casca de ovos e de penugem, ovos inférteis, embriões mortos, entre outros -, para serem rapidamente retirados do incubatório e encaminhados para compostagem ou local para beneficiamento.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6233-15 deve demonstrar competências pessoais, preparar instalações, controlar sanidade das aves e coelhos, manejar aves e coelhos, selecionar aves e coelhos, classificar ovos e coelhos, higienizar instalações e equipamentos, incubar ovos.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores na avicultura e cunicultura trabalham em granjas de aves ou de coelhos, como assalariados com carteira assinada, atuam em equipe, sob supervisão, exceto o sexador e o avicultor de corte, que exercem suas atividades de forma individual. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos de trabalho e sujeitos à exposição de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6233-15

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível fundamental, exceto o sexador, para o qual é requerida escolaridade de nível médio. A formação profissional ocorre com a prática de um ou dois anos, no local de trabalho.

Atividades exercidas por um Operador de incubadora CBO 6233-15

Um Operador de incubadora (ou sinônimo) deve programar número de doses na vacinadora, aclimatar ovos, lavar vacinadora, controlar temperatura dos pinteiros, liberar produto final, preparar caixa dos pintinhos, selecionar pintos de primeira e terceira, demonstrar atenção concentrada, classificar ovos segundo raça, idade e lote, controlar temperatura do nascedouro, sala de eclosão e incubadora, controlar viragem da incubadora, trabalhar em equipe, perceber detalhes, separar ovos sujos e danificados, desinfetar ovos para incubação em cada etapa, classificar ovos segundo tipo - 0, 1, 2, 3, colocar agulha na vacinadora, separar ovos segundo destino, sexar pintos através da asa, definir forma de aplicação de acordo com tipo de vacina, administrar medicamentos, reciclar pinto de terceira, lavar incubatório, coletar sangue das aves para exames, queimar resíduos, controlar ventilação do nascedouro, sala de eclosão e incubadora, liberar pinto para classificação após quatro horas do nascimento, demonstrar destreza manual, descartar pintos mortos e com anomalias, organizar-se, separar aves de refugo, controlar tempo de incubação - 19 dias, aplicar vacina de acordo com idade da ave, controlar umidade do nascedouro, sala de eclosão e incubadora, transferir ovos para sala de eclosão, embalar ovos segundo destino, solicitar visita do veterinário, retirar pintos da sala de eclosão, inspecionar produto final, eliminar resíduo, desinfetar vacinadora, desinfetar equipamentos, realizar controle biológico, armazenar ovos para incubação, dedicar-se, limpar lâmpadas, trocar diluente pela vacina, realizar pequenos reparos em equipamentos e instalações, desinfetar incubatório, preparar nascedouro, registrar mortalidade das aves, classificar ovos segundo peso - jumbo, extra, grande, médio, pequeno e industrial.

Cargos e salários CBO 6233-15 - Trabalhadores na avicultura e cunicultura

Salário Operador de Incubadora

Operador de Incubadora: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Incubadora CBO 6233-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.666 e 2.424 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Auxiliar de Incubação

Auxiliar de Incubação: Brasil

O profissional no cargo de Auxiliar de Incubação CBO 6233-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.666 e 2.424 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Incubador de Ovos

Incubador de Ovos: Brasil

O profissional no cargo de Incubador de Ovos CBO 6233-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.666 e 2.424 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Operador de Incubadora São Paulo

Operador de Incubadora: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador de Incubadora CBO 6233-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.441 e 1.886 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 35 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Operador de Incubadora

Operador de Incubadora: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Operador de Incubadora CBO 6233-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.852 e 2.580 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 337 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Operador de Incubadora

Operador de Incubadora: Paraná

O profissional no cargo de Operador de Incubadora CBO 6233-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.856 e 2.499 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.218 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Operador de Incubadora

Operador de Incubadora: Santa Catarina

O profissional no cargo de Operador de Incubadora CBO 6233-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.767 e 2.477 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 596 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Auxiliar de Incubação

Auxiliar de Incubação: Santa Catarina

O profissional no cargo de Auxiliar de Incubação CBO 6233-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.767 e 2.477 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 596 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Auxiliar de Incubação

Auxiliar de Incubação: São Paulo

O profissional no cargo de Auxiliar de Incubação CBO 6233-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.706 e 2.440 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 929 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Auxiliar de Incubação

Auxiliar de Incubação: Paraná

O profissional no cargo de Auxiliar de Incubação CBO 6233-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.856 e 2.499 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.218 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Incubador de Ovos

Incubador de Ovos: Santa Catarina

O profissional no cargo de Incubador de Ovos CBO 6233-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.767 e 2.477 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 596 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Incubador de Ovos

Incubador de Ovos: São Paulo

O profissional no cargo de Incubador de Ovos CBO 6233-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.706 e 2.440 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 929 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.
Salário Incubador de Ovos

Incubador de Ovos: Paraná

O profissional no cargo de Incubador de Ovos CBO 6233-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.856 e 2.499 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.218 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-15.