CBO 6233-20 - Trabalhador da cunicultura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores na avicultura e cunicultura

O profissional no cargo de Trabalhador da cunicultura CBO 6233-20 atua na criação de coelhos, executando atividades relacionadas à alimentação, à reprodução, à saúde e ao bem-estar dos animais Prepara as instalações do coelhário.

Classifica os coelhos segundo porte e peso Prepara os coelhos para comercialização Efetua limpeza, higienização, desinfecção e pequenos reparos em instalações, máquinas e equipamentos.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas sanitárias, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 6233-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na avicultura e cunicultura que pertence ao grupo dos trabalhadores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador da cunicultura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na avicultura e cunicultura CBO 6233-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6233-20

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Trabalhadores na avicultura e cunicultura.
      • Trabalhadores na exploração agropecuária.

O que faz um Trabalhador da cunicultura

O Trabalhador da cunicultura CBO 6233-20 prepara as instalações do coelhário em locais arejados, com temperaturas amenas e boa luminosidade Instala quebra-ventos, como árvores e arbustos plantados em volta do galpão, para bloquear correntes de ar.

Coloca tela de arame nas laterais do galpão, a fim de impedir fugas e o acesso de predadores.

Instala cortinas móveis, que auxiliam no controle da temperatura interna Distribui as gaiolas - de madeira, arame galvanizado ou outros materiais -, com bebedouros e comedouros.

Espalha camas Seleciona matrizes e reprodutores, formando o plantel.

Considera aspectos de densidade animal.

Executa manejo alimentar do plantel, peneirando a ração e a distribuindo de acordo com a idade dos coelhos Pode fornecer algumas gramíneas ou leguminosas.

Disponibiliza água potável em bebedouro.

Pesa os coelhos quinzenalmente, para acompanhar a sua evolução Executa atividades relacionadas à sanidade e ao bem-estar dos coelhos Solicita visita de médico veterinário, para diagnosticar coelhos sob suspeita de doenças.

Administra medicamentos prescritos pelo médico veterinário Coleta sangue de coelhos para exames Aplica ou providencia a aplicação de vacinas.

Registra mortalidade de coelhos Monitora movimento e barulho perto do galpão, que podem estressar os coelhos.

Mantém a temperatura amena no galpão, que deixa os coelhos mais calmos, evitando conflito entre eles Executa atividades relacionadas ao manejo reprodutivo, de acordo com o planejamento de reprodução Seleciona matrizes e reprodutores e leva as fêmeas às gaiolas dos machos.

Após o acasalamento, verifica a prenhez Dois a três dias antes do parto, coloca os ninhos nas gaiolas, com cama bem seca e limpa Pesa a ninhada de láparos.

Redistribui o excesso de filhotes para outras fêmeas paridas no mesmo dia Registra, em sistema informatizado, a identificação da matriz, as datas da última cobertura e do parto, a identificação do reprodutor e o número de láparos nascidos Classifica as matrizes segundo a produtividade.

Classifica os coelhos segundo porte e peso Prepara os coelhos para comercialização, para ser animal de estimação, para consumo de sua carne, para o uso de sua pele na costura de roupas ou para outras finalidades Limpa, lava, higieniza e desinfeta o coelhário Desinfeta as camas Pode realizar pequenos reparos nas instalações.

Efetua limpeza, higienização e pequenos reparos em máquinas e instrumentos Pode trabalhar com equipamentos, máquinas, utensílios e sistemas mecanizados ou semiautomatizados de baixa complexidade para manejo animal, alimentação, limpeza, transporte, controle de condições climáticas e bem-estar animal Cumpre e monitora o cumprimento de conjunto de medidas e procedimentos operacionais - como controle de pragas e roedores, limitação da entrada de pessoas estranhas, entre outras -, que visam prevenir, controlar e limitar a exposição dos coelhos aos agentes causadores de doenças Descarta e elimina resíduos de forma ecologicamente adequada.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6233-20 deve controlar sanidade das aves e coelhos, classificar ovos e coelhos, demonstrar competências pessoais, preparar instalações, higienizar instalações e equipamentos, manejar aves e coelhos, selecionar aves e coelhos.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores na avicultura e cunicultura trabalham em granjas de aves ou de coelhos, como assalariados com carteira assinada, atuam em equipe, sob supervisão, exceto o sexador e o avicultor de corte, que exercem suas atividades de forma individual. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos de trabalho e sujeitos à exposição de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6233-20

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível fundamental, exceto o sexador, para o qual é requerida escolaridade de nível médio. A formação profissional ocorre com a prática de um ou dois anos, no local de trabalho.

Atividades exercidas por um Trabalhador da cunicultura CBO 6233-20

Um Trabalhador da cunicultura (ou sinônimo) deve demonstrar destreza manual, selecionar reprodutor, selecionar matriz, descartar coelhos de refugo, verificar prenhez, lavar vacinadora, espalhar camas, pesar ninhada de coelhos, peneirar ração de coelhos, queimar resíduos, perceber detalhes, coletar sangue de coelhos para exames, demonstrar atenção concentrada, classificar coelhos segundo porte e peso, lavar bebedouros, desmamar coelhos - 30 dias, retirar cama de esterco, eliminar resíduo, prover comedouros com ração de acordo com idade, lavar coelhário e equipamentos, classificar matrizes segundo produtividade, acasalar coelhos, substituir camas molhadas, registrar mortalidade de coelhos, redistribuir excesso de filhotes para outras fêmeas paridas no mesmo dia, dedicar-se, vacinar matrizes e reprodutores, diagnosticar coelhos sob suspeita de doenças, desinfetar camas, realizar controle biológico, solicitar visita do veterinário, organizar-se, pesar coelhos quinzenalmente, realizar pequenos reparos em equipamentos e instalações, limpar lâmpadas, desinfetar equipamentos, desinfetar coelhário, prover bebedouro com água potável, varrer coelhário, definir forma de aplicação de acordo com tipo de vacina, trabalhar em equipe.

Cargos e salários CBO 6233-20 - Trabalhadores na avicultura e cunicultura

Salário Trabalhador da Cunicultura

Trabalhador da Cunicultura: Brasil

O profissional no cargo de Trabalhador da Cunicultura CBO 6233-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.488 e 2.164 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 16 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-20.
Salário Cunicultor - Exclusive Conta Própria e Empregador

Cunicultor - Exclusive Conta Própria e Empregador: Brasil

O profissional no cargo de Cunicultor - Exclusive Conta Própria e Empregador CBO 6233-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.488 e 2.164 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 16 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6233-20.