CBO 6233-25 - Sexador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores na avicultura e cunicultura
O profissional no cargo de Sexador CBO 6233-25 classifica e separa os pintainhos recém-nascidos por sexo, utilizando métodos de sexagem cloacal, de exame das asas ou de observação das características cromáticas da plumagem Monitora a temperatura do ambiente.
Limpa e higieniza a instalação e o ambiente Cumpre procedimentos, normas sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 6233-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na avicultura e cunicultura que pertence ao grupo dos trabalhadores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Sexador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na avicultura e cunicultura CBO 6233-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 6233-25
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
- Trabalhadores na avicultura e cunicultura.
- Trabalhadores na exploração agropecuária.
O que faz um Sexador
O Sexador CBO 6233-25 recebe pintainhos recém-nascidos - geralmente com dez a vinte e quatro horas - em caixas, que não devem estar superlotadas Monitora a temperatura do ambiente, para evitar aquecimento ou resfriamento em relação ao ambiente de onde vieram os pintainhos.
Aplica o método de sexagem cloacal.
Manuseia os pintainhos com movimentos rápidos, identificando os diferentes formatos e as cores dos órgãos sexuais Reverte a cloaca do pintainho, observando a existência do órgão reprodutor dos machos.
Pode, também, apertar a cloaca do pintainho, conseguindo, por sensibilidade ao toque, identificar o sexo Aplica – em pintainhos de linhagens de aves de corte - o método de sexagem pela observação das características das penas das asas.
Abre as asas como um leque, observando as penas de baixo - primárias – e as de cima, secundárias.
Classifica como fêmea, se as primárias forem mais compridas que as secundárias Classifica como macho, quando as primárias tiverem o mesmo tamanho ou forem mais curtas que as penas secundárias.
Aplica o método de observação das características cromáticas da plumagem, em algumas linhagens de criação por postura.
Identifica o pintainho que possui as penas mais claras como macho - plumagem branca - e o que possui as penas marrons ou vermelhas como fêmea Ao final do processo de sexagem, acondiciona os pintainhos separados por sexo Tem sua produtividade medida por número de pintainhos classificados e pelo percentual de acertos atingido.
Limpa e higieniza as instalações usadas, em granjas e em avicultura industrial, descontaminando e desinfectando as áreas de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 6233-25 deve demonstrar competências pessoais, selecionar aves e coelhos, controlar sanidade das aves e coelhos.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores na avicultura e cunicultura trabalham em granjas de aves ou de coelhos, como assalariados com carteira assinada, atuam em equipe, sob supervisão, exceto o sexador e o avicultor de corte, que exercem suas atividades de forma individual. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos de trabalho e sujeitos à exposição de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6233-25
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível fundamental, exceto o sexador, para o qual é requerida escolaridade de nível médio. A formação profissional ocorre com a prática de um ou dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Sexador CBO 6233-25
Um Sexador (ou sinônimo) deve sexar pintos através da cloaca, organizar-se, trabalhar em equipe, demonstrar destreza manual, sexar pintos através da asa, demonstrar atenção concentrada, dedicar-se, controlar quantidade de aves, solicitar visita do veterinário, perceber detalhes.