CBO 6313-15 - Criador de mexilhões - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos criadores de animais aquáticos
O profissional no cargo de Criador de mexilhões CBO 6313-15 realiza criação de mexilhões em fazendas marinhas, definindo sistema de criação, analisando local apropriado para cultivo, selecionando equipamentos, máquinas e embarcação, orientando a instalação das linhas de cultivo, captando sementes para o cultivo, coordenando o manejo, testando a qualidade microbiológica da água de cultivo e dos mexilhões, acompanhando o processo de reprodução, realizando a colheita, e controlando a qualidade de processos e produtos Planeja as atividades, providenciando elaboração de projeto.
Controla fatores de riscos e ameaças Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Comercializa a produção.
Providencia documentações legais Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 6313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de criadores de animais aquáticos que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Criador de mexilhões, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Criadores de animais aquáticos CBO 6313-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 6313-15
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
- Criadores de animais aquáticos.
- Pescadores e extrativistas florestais.
O que faz um Criador de mexilhões
O Criador de mexilhões CBO 6313-15 planeja a criação de mexilhões em fazendas marinhas, providenciando elaboração de projeto Define a espécie para criação.
Seleciona sistema de criação, podendo optar pelo artesanal – com trabalho manual para semeadura e colheita - ou sistema contínuo de cultivo, que envolve semeadura e colheita mecanizadas de mexilhões.
Define equipe de trabalho Utiliza sistemas informatizados para planejamento e controle da produção.
Estabelece metas e estima custos Realiza seleção de local apropriado para instalação de cultivo de mexilhões, verificando distância da área de apoio e analisando condições oceanográficas favoráveis ao cultivo, tais como boa qualidade da água, ausência de polução, e áreas protegidas por baías, enseadas e estuários.
Faz a seleção de equipamentos, como boias - resistentes e com tratamento contra raios UV, lanternas de sinalização náutica, e cabos especiais para captação e engorda de sementes (indivíduos jovens de mexilhões).
Seleciona elevadores, esteira transportadora, e máquinas de cultivo para semear, colher, desagregar e classificar mexilhões Faz uso de embarcação para transportar máquinas, equipamentos, tripulação e produto colhido.
Providencia a aquisição de insumos básicos, como combustível, cabos de amarração e malha tubular de algodão para o processo de semeadura.
Orienta a instalação das linhas de cultivo, considerando informações sobre altura de ondas, velocidade e direção dos ventos e das correntes marinhas, para permitir a renovação de oxigênio e alimento para os mexilhões, e facilitar as operações de plantio, colheita e manutenção das estruturas Faz a captação de sementes para o cultivo, orientando sua classificação por tamanho - no processo de semeadura -, para possibilitar a colheita de mexilhões com tamanhos uniformes Coordena o manejo do cultivo, orientando o controle da densidade inicial mais baixa nos cabos de engorda, para favorecer maior rotatividade nos cabos, maior uniformidade de tamanho dos mexilhões, e melhor aproveitamento das sementes.
Monitora os mexilhões submersos, que filtram a água do mar respirando e se alimentando Providencia o monitoramento ambiental constante nas áreas de cultivo, testando a qualidade microbiológica da água e dos animais de cultivo Orienta o controle periódico e contínuo no local, para prevenir a contaminação dos mexilhões pelo acúmulo de toxinas em seu sistema digestivo ou tecidos.
Acompanha o processo de reprodução, estimulada, geralmente, por mudança ambiental, como a chegada de frentes frias Avalia uma amostra de mexilhões antes de conduzir a colheita, verificando o índice de condição, que considera a porcentagem de carne cozida de mexilhões em relação ao peso total fresco com concha.
Verifica o tamanho comercial, considerando o mercado alvo Comercializa a produção, negociando os preços Transporta os mexilhões vendidos, podendo utilizar “bins isotérmicos” – que mantêm temperatura constante durante longos períodos - e, até mesmo, gelo sobre o produto.
Controla a qualidade de processos de criação e dos produtos Controla fatores de riscos e ameaças, tais como ataque às sementes por peixes e outros predadores, roubo e vandalismo, e eventos climáticos extremos Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias aplicadas à criação de mexilhões, como automatização de processos.
Providencia documentações legais referentes às atividades desenvolvidas Supervisiona atividades das equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores Proporciona programas de treinamento às equipes.
Monitora limpeza, higienização e organização nas instalações Providencia manutenção de veículos, máquinas e equipamentos Atua na proteção do meio ambiente, já que a oferta de mexilhões de criações permite a preservação dos estoques naturais Zela pela segurança no trabalho, usando e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual, observando princípios básicos de ergonomia, e prevenindo acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 6313-15 deve demonstrar competências pessoais, alimentar animais aquáticos, organizar reprodução de animais aquáticos, monitorar instalações aquáticas, construir instalações aquáticas, planejar criação de animais aquáticos, comercializar animais aquáticos, cuidar da sanidade de animais aquáticos, manejar animais aquáticos, controlar ambiente aquático, beneficiar animais aquáticos.
Condições de trabalho dessas profissões
Criadores de animais aquáticos essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados em viveiros. Somente o criador de mexilhões trabalha por conta própria. O trabalho é em equipe, com supervisão permanente. Os criadores de mexilhões e quelônios estão sujeitos à supervisão ocasional. O trabalho é realizado a céu aberto, no período diurno. Os criadores de camarões, jacarés, mexilhões, ostras e peixes estão sujeitos à variação climática. Os criadores de camarões, mexilhões, ostras e peixes permanecem longos períodos na água para desempenharem suas funções.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6313-15
A escolaridade para todas as ocupações é de nível fundamental. Para os criadores de jacarés, mexilhões e quelônios, o acesso é livre, sem exigências de experiência prévia. Para os criadores de camarões, ostras, peixes e rãs, o exercício pleno das atividades requer um ano de experiência. Não é exigida qualificação profissional, exceto para os criadores de mexilhões e peixes, que cursam até duzentas horas de formação profissional básica.
Atividades exercidas por um Criador de mexilhões CBO 6313-15
Um Criador de mexilhões (ou sinônimo) deve definir sistema de criação, pesquisar mercado fornecedor de insumos, providenciar elaboração de projetos, definir local de cultivo, definir espécie aquática, controlar nível de oxigênio de água, renovar água de viveiros, tanques e baias, instalar sistema hidráulico, reparar espinhel, negociar preços, controlar temperatura de água, improvisar em situações adversas, supervisionar pontos de venda, transportar animais aquáticos para comercialização, divulgar produtos em meios de comunicação, monitorar visitas em instalações aquáticas, possuir força física para reparo de instalações aquáticas, reparar redes e telas, instalar sistema de proteção contra roubos, embalar mexilhões, classificar animais, limpar mexilhões, instalar sistema elétrico, medir animais, manifestar sensibilidade com animais aquáticos, identificar animais doentes, limpar cercos, varas e espinhel, controlar turbidez de água, contactar produtores para parcerias, possuir destreza manual, colher mexilhões, introduzir coletores de larvas de mexilhões, examinar comportamento de animais aquáticos, definir equipe de trabalho, trabalhar em equipe, calcular custo e benefício do projeto, retirar predadores, competidores e animais mortos, vender produtos em feiras, exposições e estabelecimentos comerciais, transferir animais entre tanques, viveiros e redes, providenciar estudo de impactos ambientais, construir viveiros, definir máquinas e equipamentos, dimensionar área de cultivo, pesquisar mercado consumidor de animais aquáticos, determinar padrão de produção, construir espinhéis, pesar animais, identificar recursos naturais, contar animais, controlar ph de água, isolar animais para tratamento e quarentena, escovar bandejas e telas.