Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 6314-15 - Proeiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de apoio à pesca

O profissional no cargo de Proeiro CBO 6314-15 realiza atividades de apoio à pesca artesanal, atuando na proa de embarcação de pequeno porte Durante os deslocamentos da embarcação, alerta sobre possíveis obstruções e obstáculos perigosos na água, sugerindo possíveis formas de superação dos empecilhos.

No local da pesca, identifica cardumes em longas distâncias e presta orientação na captura do pescado Em embarcações à vela, pode ainda responsabilizar-se pela regulagem das velas situadas à proa Auxilia, como tripulante de embarcação, em atividades de embarque de materiais, de preparação de equipamentos de pesca, e de desembarque de pescado.

Executa manutenção básica da embarcação Cumpre legislação, normas de salvatagem e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 6314-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de apoio à pesca que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Proeiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de apoio à pesca CBO 6314-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6314-15

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Trabalhadores de apoio à pesca.
      • Pescadores e extrativistas florestais.

O que faz um Proeiro

O Proeiro CBO 6314-15 prepara-se para atuar na proa em embarcação de pesca artesanal, verificando as características do trajeto e do local da pescaria e levantando informações sobre os tipos de pescado encontrados na região Interpreta as condições meteorológicas previstas para o período da pesca.

Examina o estado dos ventos para navegação.

Seleciona equipamentos e instrumentos, tais como binóculo, GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Position System), entre outros Auxilia na preparação de equipamentos de pesca, realizando atividades como amarração de redes em cabos, medição de espinhel, e amarração de anzol em cabo de náilon.

Participa no carregamento da embarcação de pequeno porte, fazendo seu abastecimento com alimentos (rancho), com gelo e água, com iscas e equipamentos de captura, e com equipamentos de proteção individual Auxilia no lançamento da embarcação ao rio ou mar.

Durante os deslocamentos da embarcação, permanece na proa ou próximo a ela, localizando sinalizadores de apoio à navegação - como boias, identificando possíveis obstruções e obstáculos perigosos – tais como pedras, mourões, estacas, entre outros, alertando o mestre, e sugerindo possíveis formas de superação dos empecilhos.

Em embarcações à vela, pode ainda responsabilizar-se pela regulagem das velas situadas à proa, como a vela de estai e a vela de genoa No local de pesca, identifica cardumes em longas distâncias.

Presta orientação na localização e na captura de pescado.

Auxilia os pescadores em lance de redes Na chegada ao porto, ajuda a descarregar a embarcação Pode ajudar em atividades de beneficiamento do pescado, tais como lavagem e evisceração.

Pode classificar o pescado Mantém seus equipamentos e instrumentos de trabalho limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Executa serviços de manutenção básica da embarcação em estaleiros.

Raspa, lixa e lava o casco Pinta a embarcação.

Engraxa guincho, cabo de aço e roldana Realiza práticas para proteção do meio ambiente, acondicionando lixo e resíduos para descarte, seguindo procedimentos estabelecidos para cumprimento de normas ambientais Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6314-15 deve carregar e descarregar embarcação, realizar serviços de manutenção de embarcações de pesca em estaleiros, auxiliar tripulação em serviços gerais, conservar pescado, preparar equipamentos de pesca, confeccionar material de pesca, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de apoio à pesca essas ocupações são exercidas por trabalhadores por conta própria ou empregados, com carteira assinada, em indústrias de pesca e em serviços relacionados. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente, em horários irregulares, a céu aberto, os geladores industrial e profissional também trabalham em ambiente fechado. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a variações climáticas, baixas temperaturas (geladores) e a trabalho confinado.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6314-15

A qualificação para o exercício profissional é adquirida com experiência de pelo menos um ano na área.

Atividades exercidas por um Proeiro CBO 6314-15

Um Proeiro (ou sinônimo) deve auxiliar em lance de traineira ao mar, abastecer embarcação com equipamentos de captura, demonstrar agilidade na conservação de pescado, amarrar redes em cabos, selecionar material de captura, demarcar redes de malha em bandeiras e sinalizadores luminosos, recolher redes, lavar pescado, lavar casco, abastecer embarcação com gelo e água, demarcar cabo de aço com espicha, abastecer embarcação com equipamentos de proteção individual - epi, classificar pescado, lixar casco, abastecer embarcação com iscas, abastecer embarcação com alimentos - rancho, armar redes, auxiliar em lance de caíque ao mar, manifestar orientação espacial na localização de cardumes, armazenar material de pesca, demonstrar destreza manual, pesar pescado, identificar cardumes em longas distâncias, dar prova de resistência física, engraxar roldana, trabalhar em confinamento, adaptar-se a variações de temperatura, engraxar cabo de aço, retirar organismos aquáticos presos em redes, pintar embarcação, auxiliar em lance de rede de fundo, amarrar anzol em cabo de fibra têxtil sintética - náilon, eviscerar pescado, medir espinhel, orientar mestre em localização e captura de cardumes, auxiliar em lance de rede em caceia, trabalhar em equipe, engraxar guincho, descarregar pescado, raspar casco.

Cargos e salários CBO 6314-15 - Trabalhadores de apoio à pesca

Salário Proeiro

Proeiro: Brasil

O profissional no cargo de Proeiro CBO 6314-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.403 e 4.819 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 99 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6314-15.