CBO 6323-15 - Trabalhador da exploração de bacaba - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos

O profissional no cargo de Trabalhador da exploração de bacaba CBO 6323-15 realiza exploração florestal da bacaba - espécie da floresta amazônica - coletando frutos, selecionando frutos, pela observação de fatores que possam prejudicar a qualidade do óleo a ser obtido, transportando frutos, executando beneficiamento na forma artesanal ou com uso de método mecânico de extração de óleo, e comercializando o óleo para aplicações nas indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, entre outras Programa coleta florestal e beneficiamento dos frutos, selecionando instrumental e recursos manuais, semimecanizados ou mecanizados.

Pode realizar plantio de bacabas Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de preservação ambiental

CBO 6323-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador da exploração de bacaba, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos CBO 6323-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6323-15

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos.
      • Pescadores e extrativistas florestais.

O que faz um Trabalhador da exploração de bacaba

O Trabalhador da exploração de bacaba CBO 6323-15 programa a colheita florestal dos frutos da palmeira bacaba (ou bacabeira) no período de pico da produção na região onde trabalha Seleciona instrumental e recursos manuais, semimecanizados ou mecanizados.

Realiza a colheita florestal, abrindo caminho para área de extração e calculando sua capacidade produtiva, retirando os frutos amadurecidos caídos no solo, e cortando os cachos que estão no alto da palmeira.

Escala a palmeira com o uso de instrumentos auxiliares para a subida, tais como peconhas, esporas, plataformas e escadas Realiza o corte dos cachos com tesouras florestais ou outros instrumentos similares.

Pode realizar o plantio de palmeiras bacabas, especialmente em sistemas agroflorestais Prepara o terreno, drenando, dessecando e destocando o solo para abertura de covas.

Faz a integração com canais e sistemas de irrigação e drenagem, quando necessário.

Prepara e aplica fórmulas de adubação, correção e proteção do solo Para formação das mudas, coloca as sementes ou os frutos para germinar em sementeiras contendo adubo orgânico e solo areno-argiloso como substrato.

Planta as mudas, construindo campos de cultivo.

Realiza tratamento contra fungos e doenças Maneja pragas da espécie, como besouros, brocas e larvas Examina a maturidade das plantas e verifica o ponto de colheita dos frutos.

Programa e executa a colheita dos frutos caídos e dos cachos Debulha os cachos e executa a seleção dos frutos, considerando a coloração da casca (roxa) e a observação de frutos sadios, sem danos físicos, sem insetos, sem podridões visuais e livres de outros fatores que possam prejudicar a qualidade do óleo posteriormente obtido Transporta os frutos colhidos para o local de processamento.

Pode realizar o beneficiamento na forma artesanal, sendo os frutos aquecidos em água para que ocorra o amolecimento da polpa Após essa etapa, faz maceração manual e novo aquecimento com água para separação do óleo sobrenadante.

Coa o óleo Pode optar pelo método mecânico de extração de óleo Nesse caso, executa a lavagem e a sanitização dos frutos, para diminuir a contaminação biológica.

Realiza o amolecimento dos frutos, colocando-os em água aquecida Faz o despolpamento, utilizando máquina elétrica para extrair a fina polpa que recobre os frutos Distribui a polpa em camadas sobre bandejas, para secagem em estufa.

Realiza a prensagem – com prensa hidráulica manual – da massa de polpa seca, até a parada no escoamento do óleo por completo Envasa o óleo, preferencialmente em frascos de vidro de cor âmbar Pode ensacar outras partes das palmeiras bacabas, como resíduos do fruto - utilizados como ração animal – e as palhas longas, empregadas para confecção de artesanato, como bolsas, sacolas e cestos.

Ainda, pode produzir vinho com os frutos da bacaba Conserva a limpeza e a organização dos locais de beneficiamento dos frutos Mantém ferramentas, utensílios e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Faz a conservação de máquinas e equipamentos e providencia os serviços periódicos para sua manutenção Executa práticas para mitigar danos ambientais e combater incêndios, como reflorestamento de áreas degradadas.

Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual, tais como botas e capacetes - durante coleta de frutos, e luvas descartáveis, durante todo o processo de beneficiamento Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6323-15 deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos trabalham predominantemente em silvicultura, exploração florestal, agricultura, pecuária e serviços relacionados a essas atividades. O trabalho é desenvolvido em equipe, com supervisão ocasional, a céu aberto, no período diurno. No exercício das atividades, os trabalhadores estão sujeitos a ruídos intensos, altas temperaturas e posição desconfortável por longos períodos. Os trabalhadores da exploração de andiroba, piaçava e coco-da-praia desenvolvem suas atividades em alturas elevadas expondo-os a riscos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6323-15

O acesso ao trabalho é livre, sem exigência de escolaridade ou formação profissional.

Atividades exercidas por um Trabalhador da exploração de bacaba CBO 6323-15

Um Trabalhador da exploração de bacaba (ou sinônimo) deve suportar trabalhos em alturas elevadas, demonstrar concentração em manuseio de equipamentos cortantes e máquinas, apresentar resistência física, adaptar-se a ambientes silvestres, apresentar força física para subir em árvores.

Cargos e salários CBO 6323-15 - Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos

Salário Trabalhador da Exploração de Bacaba

Trabalhador da Exploração de Bacaba: Brasil

O profissional no cargo de Trabalhador da Exploração de Bacaba CBO 6323-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.284 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-15.
Salário Apanhador de Bacaba

Apanhador de Bacaba: Brasil

O profissional no cargo de Apanhador de Bacaba CBO 6323-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.284 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-15.
Salário Carregador de Bacaba

Carregador de Bacaba: Brasil

O profissional no cargo de Carregador de Bacaba CBO 6323-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.284 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-15.
Salário Cozinhador de Vinho de Bacaba

Cozinhador de Vinho de Bacaba: Brasil

O profissional no cargo de Cozinhador de Vinho de Bacaba CBO 6323-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.284 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-15.
Salário Peneirador de Vinho de Bacaba

Peneirador de Vinho de Bacaba: Brasil

O profissional no cargo de Peneirador de Vinho de Bacaba CBO 6323-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.284 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-15.