CBO 6323-50 - Trabalhador da exploração de oiticica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos
O profissional no cargo de Trabalhador da exploração de oiticica CBO 6323-50 realiza exploração não madeireira de oiticica - espécie típica de matas ciliares da região do nordeste brasileiro, colhendo frutos amadurecidos, selecionando frutos, transportando frutos para beneficiamento, obtendo óleo pela extração por prensagem, pela extração química com solventes ou pela combinação dos dois métodos, e comercializando o óleo para aplicações na produção de vernizes, esmaltes, tintas, biodiesel, entre outros produtos Programa colheita e beneficiamento dos frutos, selecionando instrumental e recursos manuais, semimecanizados ou mecanizados.
Pode realizar plantio de oiticica Pode produzir sabão Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de preservação ambiental.
CBO 6323-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador da exploração de oiticica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos CBO 6323-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 6323-50
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
- Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos.
- Pescadores e extrativistas florestais.
O que faz um Trabalhador da exploração de oiticica
O Trabalhador da exploração de oiticica CBO 6323-50 programa a colheita da oiticica (ou oiticiqueira), no período – normalmente bianual nas árvores nativas - de produção de frutos Seleciona instrumental e recursos manuais, semimecanizados ou mecanizados.
Localiza as oiticicas, habitualmente em aluviões de rios e riachos.
Antes da colheita, efetua limpeza do terreno, abaixo da copa de cada árvore, ou forra o solo com lona plástica, para evitar o contato dos frutos limpos com o solo Evita usar varas ou balançar os galhos da oiticica para derrubar os frutos, porque prejudicaria a árvore – diminuindo a produção nos anos seguintes -, e derrubaria frutos ainda imaturos.
Realiza o recolhimento diário dos frutos, selecionando os recentemente caídos, com eliminação dos frutos imaturos e os atacados por pragas Pode realizar o plantio de oiticica, compensando a eliminação de matrizes que deram lugar a pastos e plantações de subsistência na região.
Demarca as áreas para cultivo, incluindo áreas temporariamente inundadas, como as próximas a rios, bacias hidrográficas e várzeas.
Prepara o terreno, drenando, dessecando e destocando o solo para abertura de covas Prepara e aplica fórmulas de adubação, correção e proteção do solo.
Utiliza sementes maduras, novas ou recém-colhidas, para preparação de mudas, que são transplantadas em viveiro.
Realiza o plantio com as mudas enxertadas, construindo campos de cultivo com espaçamento para o desenvolvimento das árvores Controla a irrigação, já que as regas frequentes conduzem a um enraizamento superficial Mantém a oiticica livre de plantas invasoras, fazendo o coroamento ao redor da planta.
Realiza tratamento contra fungos e doenças - em geral causadas por bactérias, vírus, vermes e outros agentes - e maneja pragas da espécie, como brocas (rosara da oiticica), larvas, formigas e outros insetos Reconhece a época de maturação, as características dos frutos de maior qualidade e as condições climáticas durante o processo de colheita Apanha os frutos caídos.
Realiza processo de secagem dos frutos, para que as amêndoas se separem das cascas, facilitando o seu beneficiamento Armazena os frutos colhidos por tempo relativamente curto já que, em alguns meses, o teor de óleo baixa consideravelmente.
Pode realizar a extração do óleo de oiticica por prensagem, por extração com solventes (extração química) ou por combinação dos dois métodos No caso da extração de óleo por prensagem, inicia o processamento transportando os caroços para uma peneira de pré-limpeza, dotada de um mecanismo de vibração, para eliminar material orgânico – como casca e folhas -, pedras e outras impurezas Passa os caroços pela máquina descascadora, em que as amêndoas são desgrudadas das cascas e transformadas em pequenos pedaços.
Retira as cascas dos caroços Submete as amêndoas trituradas à alta temperatura – com perda de umidade e redução da viscosidade -, em aparelho condicionador ou cozinhador Executa o esmagamento sob pressão utilizando duas prensas mecânicas contínuas.
Realiza o processo de filtragem do óleo (panos de filtro entre as placas), retirando impurezas Envia o óleo filtrado para os tanques de armazenamento Pode realizar a produção de sabão, com óleo de oiticica.
Comercializa a produção, negociando preços Conserva a limpeza e a organização dos locais de beneficiamento das amêndoas Mantém ferramentas, utensílios e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Faz a conservação e providencia os serviços periódicos de manutenção de máquinas e equipamentos Executa práticas para mitigar danos ambientais e combater incêndios, como recuperação de matas ciliares.
Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e prevenindo acidentes Pode prestar primeiros socorros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 6323-50 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos trabalham predominantemente em silvicultura, exploração florestal, agricultura, pecuária e serviços relacionados a essas atividades. O trabalho é desenvolvido em equipe, com supervisão ocasional, a céu aberto, no período diurno. No exercício das atividades, os trabalhadores estão sujeitos a ruídos intensos, altas temperaturas e posição desconfortável por longos períodos. Os trabalhadores da exploração de andiroba, piaçava e coco-da-praia desenvolvem suas atividades em alturas elevadas expondo-os a riscos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6323-50
O acesso ao trabalho é livre, sem exigência de escolaridade ou formação profissional.
Atividades exercidas por um Trabalhador da exploração de oiticica CBO 6323-50
Um Trabalhador da exploração de oiticica (ou sinônimo) deve apresentar força física para subir em árvores, apresentar resistência física, demonstrar concentração em manuseio de equipamentos cortantes e máquinas, adaptar-se a ambientes silvestres, suportar trabalhos em alturas elevadas.