CBO 6323-70 - Trabalhador da exploração de tucum - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos

O profissional no cargo de Trabalhador da exploração de tucum CBO 6323-70 realiza exploração do tucum (ou tucumã) - espécie de palmeira nativa na região amazônica - localizando concentração de palmeiras, coletando cachos no alto da palmeira ou recolhendo frutos e cachos no solo, extraindo óleo da amêndoa e azeite da polpa do fruto, e comercializando óleo e azeite para aplicações em segmentos industriais, tais como alimentício e farmacêutico Programa coleta e beneficiamento dos frutos, selecionando instrumental e recursos manuais, semimecanizados ou mecanizados.

Pode realizar plantio de tucum Pode colher folhas para beneficiamento Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de preservação ambiental.

CBO 6323-70 é o Código Brasileiro da Ocupação de extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador da exploração de tucum, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos CBO 6323-70 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6323-70

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos.
      • Pescadores e extrativistas florestais.

O que faz um Trabalhador da exploração de tucum

O Trabalhador da exploração de tucum CBO 6323-70 programa a colheita dos frutos da palmeira tucum (ou tucumã) no período de pico da produção na região onde trabalha Seleciona instrumental e recursos manuais, semimecanizados ou mecanizados.

Localiza concentração de palmeiras.

Seleciona e mapeia a área para colheita, identificando pontos que possam servir de referência – como nomes de estradas e de rios - e, se possível, fazendo levantamento das coordenadas geográficas com uso do GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Position System) Calcula a capacidade produtiva da área de extração.

Registra os dados Realiza a colheita, abrindo caminho pela área de extração.

Coleta frutos do alto da palmeira, subindo com auxílio de escadas, andaimes ou ainda apoios feitos com utilização de material disponível na floresta, e descendo os cachos de frutos com uso de hastes metálicas, bastões, sistemas de ganchos, garras e roldanas, para evitar contato com os espinhos que recobrem a planta.

Recolhe, diretamente no solo, frutos e cachos desprendidos naturalmente Pode realizar o plantio de palmeiras tucum, em plantio racional ou reflorestamento, associado à prática extrativista.

Constrói campos de cultivo, fazendo a integração com canais e sistemas de irrigação e drenagem, quando necessário.

Prepara e aplica fórmulas de adubação, correção e proteção do solo Para o plantio de mudas, prepara sementes extraídas de frutos maduros de várias palmeiras, selecionadas pela elevada produção e boa qualidade Recolhe os frutos no solo – limpo e coberto por lona – ao redor de cada palmeira.

Realiza o processo de preparação das sementes, retirando a polpa de cada fruto para facilitar a extração do caroço, deixando o caroço secar até que, no seu interior, a semente (amêndoa) fique solta, partindo ou trincando o caroço, para separação da semente, eliminando a semente danificada (quebrada ou arranhada) durante o processo, deixando a semente boa (não danificada) submersa em água limpa, para reidratação, efetuando tratamento prévio da semente com fungicida diluído em água, colocando a semente para germinar em tubete Transplanta as mudas no campo de cultivo Realiza tratamento contra doenças – como antracnose e fumagina – e maneja pragas da espécie, como pulgões e formigas lava-pés.

Identifica a maturidade e o ponto de colheita dos frutos Programa e executa a colheita dos cachos e frutos.

Realiza extração artesanal do “azeite de tucum” por meio de cozimento da polpa do fruto, apuração e filtragem Pode adotar método alternativo, utilizando o processo de prensagem a frio para extração do azeite Pode extrair óleo da amêndoa do tucum.

Pode fazer aproveitamento dos frutos para obter outros produtos Utiliza a polpa para consumo ao natural, no recheio de pães e tapiocas, e no preparo de sorvete, suco, licor, creme e pratos quentes Fabrica artesanato com os caroços.

Pode coletar folhas, que fornecem fibras resistentes, para produzir cestaria, redes para repouso e outros artigos Conserva a limpeza e a organização dos locais de trabalho Mantém ferramentas, utensílios e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Faz conservação de máquinas e equipamentos e providencia serviços de manutenção Executa práticas para mitigar danos ambientais e combater incêndios, como proteção e recuperação das áreas degradadas Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual, tais como botas, capacetes e luvas Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6323-70 deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos trabalham predominantemente em silvicultura, exploração florestal, agricultura, pecuária e serviços relacionados a essas atividades. O trabalho é desenvolvido em equipe, com supervisão ocasional, a céu aberto, no período diurno. No exercício das atividades, os trabalhadores estão sujeitos a ruídos intensos, altas temperaturas e posição desconfortável por longos períodos. Os trabalhadores da exploração de andiroba, piaçava e coco-da-praia desenvolvem suas atividades em alturas elevadas expondo-os a riscos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6323-70

O acesso ao trabalho é livre, sem exigência de escolaridade ou formação profissional.

Atividades exercidas por um Trabalhador da exploração de tucum CBO 6323-70

Um Trabalhador da exploração de tucum (ou sinônimo) deve demonstrar concentração em manuseio de equipamentos cortantes e máquinas, adaptar-se a ambientes silvestres, apresentar força física para subir em árvores, suportar trabalhos em alturas elevadas, apresentar resistência física.

Cargos e salários CBO 6323-70 - Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos

Salário Trabalhador da Exploração de Tucum

Trabalhador da Exploração de Tucum: Brasil

O profissional no cargo de Trabalhador da Exploração de Tucum CBO 6323-70 trabalhando no Brasil, ganha entre 0 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-70.