CBO 7112-10 - Operador de carregadeira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas)

O profissional no cargo de Operador de carregadeira CBO 7112-10 opera equipamento móvel sobre rodas provido de uma concha elevada – carregadeira -, para escavação e carregamento de substâncias minerais e estéril nos caminhões fora de estrada, vagões, vagonetes e outros equipamentos de transporte utilizados em minas e pedreiras Pode operar máquinas escavadeiras fixas.

Pode programar e controlar a utilização de máquinas autônomas e operar máquinas semiautônomas Pode operar a carregadeira para a manutenção de estradas Executa as atividades de conservação do equipamento.

Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7112-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas) que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de carregadeira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas) CBO 7112-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7112-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas).
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Operador de carregadeira

O Operador de carregadeira CBO 7112-10 prepara o local de trabalho, executando sua limpeza e seu nivelamento e mantendo cristas e taludes em condições seguras de operação Informa a disponibilidade de utilização do equipamento, posicionando-o para a escavação.

Escava e retira substâncias minerais e estéril.

Orienta o posicionamento dos equipamentos de transporte – tais como caminhões fora de estrada, vagões e vagonetes, para carregá-los com os materiais extraídos Manipula pedais, alavancas e comandos para efetuar a escavação e o carregamento adequado dos equipamentos de transporte.

Libera os equipamentos de transporte após o carregamento Pode operar máquinas escavadeiras fixas, de comandos hidráulicos e a cabos.

Registra dados da produção de minério e estéril, com base no volume e na identificação do material carregado.

Cumpre plano de qualidade da frente de lavra Pode programar e controlar a utilização de máquinas autônomas - a partir de cabines de comando e controle a distância - e operar máquinas semiautônomas, nas operações de carregamento em lavras.

Pode operar a carregadeira para a manutenção de estradas e acessos utilizados nas operações de carregamento e transporte.

Inspeciona visualmente as condições operacionais e de segurança da carregadeira Confere níveis de água, óleo, combustível e painel de controle Avalia desgaste de componentes.

Realiza testes mecânicos e elétricos Preenche lista de verificação de inspeção e solicita manutenção corretiva Executa as atividades de conservação do equipamento, para garantir condições seguras nas operações de carregamento.

Colabora com ações e projetos que apresentem o objetivo de reduzir riscos e impactos socioambientais Zela pela segurança, prevenindo acidentes e fazendo uso de equipamentos de proteção individual, tais como protetor das vias respiratórias contra poeira, pó ou fragmento de minério e outros materiais, luvas, e botas.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7112-10 deve inspecionar equipamentos, demonstrar competências pessoais, preparar local de trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas) atuam principalmente nas indústrias de extração de minerais metálicos, de carvão mineral e de outros minerais, na condição de empregados com carteira assinada. O trabalho é presencial, realizado em equipe e sob supervisão permanente. O local de trabalho pode ser fechado, a céu aberto e em veículos, o horário é em sistema de rodízio de turnos - diurno e noturno. Exceto o operador de motoniveladora, os demais profissionais permanecem e durante longos períodos em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, ficam expostos a ruído intenso, vibrações, poeira e variação climática, além de executarem algumas atividades em ambiente subterrâneo. Trabalhar em grandes alturas também faz parte da rotina dos operadores de máquina cortadora (minas e pedreira), de caminhão e de trator (minas e pedreiras).

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7112-10

Para o exercício dessas ocupações, requer-se escolaridade de nível fundamental e qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre, em média, após três anos de prática profissional.

Atividades exercidas por um Operador de carregadeira CBO 7112-10

Um Operador de carregadeira (ou sinônimo) deve limpar área de trabalho, demonstrar resistência física, demonstrar dinamismo, solicitar manutenção corretiva dos equipamentos, demonstrar criatividade, desenvolver disciplina, preencher lista de verificação de inspeção de equipamentos, demonstrar acuidade visual e auditiva, inspecionar visualmente condições operacionais dos equipamentos, realizar testes mecânicos e elétricos, realizar manutenção de estradas e acessos, demonstrar sociabilidade, demonstrar senso de responsabilidade, manter cristas e taludes em condições seguras de operação, conferir níveis de água, óleo e combustível, tomar iniciativa, conferir painel de controle dos equipamentos, comunicar-se com eficiência, demonstrar senso de preservação ambiental, demonstrar senso de orientação, nivelar área de trabalho, avaliar visualmente desgaste de componentes, demonstrar flexibilidade.

Cargos e salários CBO 7112-10 - Trabalhadores de extração de minerais sólidos (operadores de máquinas)

Salário Operador de Carregadeira

Operador de Carregadeira: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Carregadeira CBO 7112-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.179 e 3.583 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 8.500 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7112-10.
Salário Operador de Carregadeira São Paulo

Operador de Carregadeira: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador de Carregadeira CBO 7112-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.702 e 4.012 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 271 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7112-10.
Salário Operador de Carregadeira

Operador de Carregadeira: Minas Gerais

O profissional no cargo de Operador de Carregadeira CBO 7112-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.360 e 3.705 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7112-10.
Salário Operador de Carregadeira

Operador de Carregadeira: Paraná

O profissional no cargo de Operador de Carregadeira CBO 7112-10 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.410 e 3.704 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 446 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7112-10.
Salário Operador de Carregadeira

Operador de Carregadeira: Alagoas

O profissional no cargo de Operador de Carregadeira CBO 7112-10 trabalhando em Alagoas, ganha entre 1.524 e 2.031 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 814 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7112-10.
Salário Operador de Carregadeira

Operador de Carregadeira: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Carregadeira CBO 7112-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.498 e 3.917 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.076 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7112-10.