CBO 7114-10 - Operador de salina (sal marinho) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos garimpeiros e operadores de salinas

O profissional no cargo de Operador de salina (sal marinho) CBO 7114-10 realiza o processo de extração do sal marinho em salinas, instalando bombas de captação de água, construindo tanques de evaporação e de cristalização, operando bombas para captação de água do mar e de lagoas litorâneas, acompanhando processo de evaporação nos tanques evaporadores, transferindo salmoura para tanques cristalizadores, continuando processo de evaporação para retirada da salmoura antes da formação dos cristais – para destinação ao processo de produção de sal refinado – ou até quando o cloreto de sódio se aglutine na forma de cristais, produzindo sal grosso, realizando lavagem do sal, e estocando a produção Pode operar sistemas de extração de sal mecanizados ou automatizados.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7114-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de garimpeiros e operadores de salinas que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de salina (sal marinho), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Garimpeiros e operadores de salinas CBO 7114-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7114-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Garimpeiros e operadores de salinas.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Operador de salina (sal marinho)

O Operador de salina (sal marinho) CBO 7114-10 realiza a preparação das instalações para receber água do mar e de lagoas litorâneas, aplanando as áreas, identificando e preparando os locais para instalação das bombas de captação, construindo os grandes tanques de evaporação, com profundidade relativamente pequena, para que o volume de água absorva mais luz solar, e construindo os reservatórios circundados de paredes e com canais de alimentação e drenagem, para o processo de cristalização Efetua cálculos para captação de água, levando em consideração o volume de água a ser bombeada para cada tonelada de sal a ser produzida.

Capta água do mar e de lagoas litorâneas, controlando a operação de bombas de captação, e monitorando as lâminas de água que se formam nos tanques de evaporação.

Monitora a evaporação nos tanques que receberam a água do mar ou lagoas Acompanha o processo de evaporação contínua, controlando a água que vai fluindo pelos diversos tanques evaporadores e paulatinamente aumentando sua concentração de cloreto de sódio.

Observa quando a salmoura atinge o último tanque de evaporação, para transferi-la – pelos canais de alimentação - aos tanques cristalizadores Controla a continuidade do processo de evaporação nos tanques cristalizadores para retirada da salmoura antes da formação dos cristais – para a produção de sal refinado – ou até quando o cloreto de sódio se aglutine na forma de cristais, produzindo sal grosso.

Passa a salmoura destinada à produção de sal refinado por filtros, para eliminar impurezas, e a encaminha para o processo de beneficiamento.

Retira o sal grosso – com rodos ou máquinas – dos tanques cristalizadores, formando pilhas Descarta a água restante pelas comportas, nas laterais dos tanques de cristalização.

Faz a lavagem do sal, para limpeza.

Realiza a estocagem do sal, para cura Controla a qualidade da salmoura e mede a sua densidade em todas as etapas do processo Envia amostras para análise.

Pode operar sistemas de extração de sal mecanizados ou automatizados Contabiliza a produção e registra as ocorrências do processo Conserva ferramentas e instrumentos limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Afia ferramentas, alinha lâminas e providencia reposição de peças desgastadas Executa manutenção básica, limpando e lubrificando máquinas e equipamentos.

Solicita serviços de manutenção corretiva, quando necessário Atua no sentido de diminuir os riscos ambientais, em especial no que se refere à construção de diques para retirada e recolhimento da água salgada - que escoa das pilhas de sal durante o período de estocagem -, a fim de evitar que ela atinja e contamine o solo e o estuário Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.

Mantém postura ergonomicamente correta Segue a legislação vigente em relação à segurança e à saúde no trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7114-10 deve preparar Áreas para extração de minério, pesquisar minérios, preparar Área para extração do sal, processar a fabricação do sal, extrair o sal, controlar quantidade de sal, comercializar o minério, demonstrar competências pessoais, providenciar máquinas equipamentos, ferramentas e acessórios de segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Garimpeiros e operadores de salinas trabalham em garimpo de minerais metálicos e em extração de sal, em salinas. Os garimpeiros trabalham por conta própria, sem supervisão. Os salineiros trabalham na condição de assalariado, com carteira assinada, sob supervisão permanente. O exercício dessas ocupações expõe o trabalhador a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7114-10

O acesso à ocupação de garimpeiro é livre, com escolaridade média de ensino fundamental. O requisito de escolaridade para os operadores de salina é de ensino médio completo. O aprendizado do trabalho ocorre na prática. O pleno exercício das atividades requer de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Operador de salina (sal marinho) CBO 7114-10

Um Operador de salina (sal marinho) (ou sinônimo) deve localizar compradores para o minério, identificar terrenos ideais, controlar a lâmina de água e a densidade da salmoura - área de evaporação, demonstrar disposição para o trabalho, orientar a operação de bombas de captação, instalar grupo gerador, controlar a operação de bombas de captação, captar água do mar, demonstrar persistência, tomar consciência da necessidade de segurança no trabalho, canalizar o terreno, afiar ferramentas, contabilizar a produção do sal, encaminhar a amostra para análise., estocar o sal para a cura, definir programa de extração do sal, demonstrar sensibilidade, construir paredões e divisórias, demonstrar conhecimentos básicos na área, controlar a qualidade da salmoura no processo de fabricação do sal, processar a lavagem do sal, manter a conservação das paredes, acompanhar a extração do sal, construir área para cristalização, identificar condições topográficas da extração do sal, demonstrar vocação para a ocupação, escolher terreno, definir espessura da lâmina de sal, plainar áreas, demonstrar paciência, controlar drenagem dos cristalizadores, demonstrar controle emocional, controlar o abastecimento dos cristalizadores, providenciar reposição de peças desgastadas, drenar os cristalizadores., efetuar cálculo para definição do volume de sal a ser colhido, demonstrar consciência em preservação ambiental, identificar locais para instalação das bombas de captação, providenciar grupo gerador, instalar energia elétrica, encaminhar material de análise para o laboratório, demonstrar senso de observação, alinhar lâminas, controlar a salmoura da lavagem do sal, construir áreas para evaporação, operar o bombeamento entre os evaporadores e cristalizadores.

Cargos e salários CBO 7114-10 - Garimpeiros e operadores de salinas

Salário Operador de Salina (Sal Marinho)

Operador de Salina (Sal Marinho): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Salina (Sal Marinho) CBO 7114-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.498 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-10.
Salário Abridor - Nas Salinas

Abridor - Nas Salinas: Brasil

O profissional no cargo de Abridor - Nas Salinas CBO 7114-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.498 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-10.
Salário Assistente de Salinas

Assistente de Salinas: Brasil

O profissional no cargo de Assistente de Salinas CBO 7114-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.498 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-10.
Salário Chefe de Cristalização

Chefe de Cristalização: Brasil

O profissional no cargo de Chefe de Cristalização CBO 7114-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.498 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-10.
Salário Feitor de Salinas

Feitor de Salinas: Brasil

O profissional no cargo de Feitor de Salinas CBO 7114-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.498 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-10.
Salário Levantador de Sal

Levantador de Sal: Brasil

O profissional no cargo de Levantador de Sal CBO 7114-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.498 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-10.
Salário Marnoteiro

Marnoteiro: Brasil

O profissional no cargo de Marnoteiro CBO 7114-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.498 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-10.
Salário Salineiro (sal Marinho)

Salineiro (sal Marinho): Brasil

O profissional no cargo de Salineiro (sal Marinho) CBO 7114-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.498 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-10.