CBO 7121-25 - Operador de espessador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de beneficiamento de minérios
O profissional no cargo de Operador de espessador CBO 7121-25 opera espessador, recebendo material proveniente de mina, realizando operação de separação sólido-líquido, adensando material - seja rejeito ou concentrado, descartando lama e rejeitos industriais e recuperando água, para utilizá-la novamente no processo de beneficiamento de minério Planeja as operações, analisando ordens de serviço e especificações.
Cumpre procedimentos de qualidade, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7121-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de beneficiamento de minérios que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de espessador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de beneficiamento de minérios CBO 7121-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7121-25
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de beneficiamento de minérios.
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.
O que faz um Operador de espessador
O Operador de espessador CBO 7121-25 planeja as operações de espessamento, analisando ordens de serviço e especificações Liga o equipamento, abre válvulas e comportas e monitora a alimentação do espessador com material proveniente de mina, verificando porcentagem de sólidos em processamento.
Examina pressão, vazão e temperatura do equipamento.
Controla a concentração de sólidos no interior da polpa diluída, gerando produtos “underflow” - partículas grossas - e “overflow” - partículas finas - até valores convenientes para as operações subsequentes, como bombeamento, filtragem ou condicionamento com reagentes de flotação Controla a aplicação de reagentes químicos nos processos de separação de minérios em tanque espessador - convencional ou modular de alta capacidade -, monitorando a porcentagem de sólidos e pH.
Mede a densidade e a viscosidade do floculante que está sendo injetado Pode alterar as características do floculante de maneira dinâmica, mudando sua receita de mistura, de acordo com o comportamento de variáveis como nível de interface, turbidez e massa existente dentro do espessador.
Monitora o processo de lixiviação.
Regula a recirculação de água do espessador em função das operações em andamento e realiza o descarte de lamas e rejeitos industriais, conforme especificações definidas Pode, em processos de recuperação de rejeitos, aplicar técnicas de empilhamento e beneficiamento a seco, eliminando os rejeitos aquosos e contaminantes.
Recupera a água, em processo de clarificação - limpeza da água no espessador -, para utilizá-la novamente no processo de beneficiamento de minério.
Participa da manutenção básica do equipamento Pode solicitar bloqueio do equipamento, relatando anomalias e requisitando manutenção corretiva Libera o equipamento para operação quando corrigidos os problemas.
Preenche relatório de campo Realiza o descarte de resíduos de acordo com as regras da empresa e as normas ambientais Trabalha com segurança, cumprindo normas e utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.
Previne acidentes, identificando área e situações de riscos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7121-25 deve operar equipamentos de classificação, trabalhar com segurança, operar instalação de beneficiamento de minérios, operar equipamentos de concentração, demonstrar competências pessoais, recuperar Água por espessamento, inspecionar equipamentos de beneficiamento.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de beneficiamento de minérios trabalham em indústrias de metalurgia básica, em regime assalariado, com carteira assinada. Atuam em equipe sob supervisão permanente, em grandes alturas, expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, umidade, poeira e vibração.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7121-25
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental completo. Ao ingressar na área, os profissionais participam de cursos básicos de qualificação no próprio local de trabalho.
Atividades exercidas por um Operador de espessador CBO 7121-25
Um Operador de espessador (ou sinônimo) deve ligar equipamentos conforme procedimento de partida, recircular água dos espessadores., avaliar qualidade dos insumos, adicionar reagentes, monitorar processo de lixiviação, estabilizar o processo, estudar manual do equipamento de beneficiamento, medir pressão, rotação, nível de água, ar e óleo dos equipamentos, relatar anomalias, cumprir normas de segurança, controlar características físicas do fluxo de materiais, controlar níveis de material nas caixas e silos, monitorar o fluxo de material, trabalhar para melhoria contínua do processo, demonstrar sociabilidade, demonstrar iniciativa, monitorar alimentação e descarga dos espessadores, controlar alimentação dos equipamentos, eliminar anomalias operacionais - sobrecargas, entupimento, corpos estranhos, monitorar pressão, vazão e temperatura, controlar porcentagem de sólidos e ph, identificar ruídos e vibrações, controlar granulometria, porcentagem de sólidos e vazão dos materiais, abrir válvulas e comportas, controlar níveis de caixas, silos e tanques, apropriar tempo de utilização e disponibilidade dos equipamentos, desligar equipamentos conforme procedimento de parada, zelar pela manutenção e limpeza dos equipamentos e ambiente de trabalho, coletar amostras para nálise físico-químicas, preencher relatório de campo, inspecionar revestimentos e componentes dos equipamentos., participar da manutenção e lubrificação dos equipamentos de beneficiamento., simular situação de emergência, observar temperatura, odor e pressão, enviar amostras para análise em laboratório, ser participativo, desobstruir equipamentos em operação, solicitar substituição de peças e equipamentos, demonstrar autocrítica, descartar lama e rejeitos industriais, identificar área e situações de riscos, solicitar bloqueio dos equipamentos, utilizar epi e epc especificados, liberar equipamentos para operação, monitorar utilização de equipamentos de segurança, demonstrar senso de responsabilidade, comunicar-se.