CBO 7121-30 - Operador de jig (minas) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de beneficiamento de minérios
O profissional no cargo de Operador de jig (minas) CBO 7121-30 opera equipamento para realização de processo de separação hidráulica de fragmentos de minerais, que consiste em repetidas expansões e contrações verticais de partículas pelo movimento pulsante de água, para estratificação em camadas ou estratos de densidades crescentes Planeja as operações, analisando ordens de serviço e especificações.
Realiza a manutenção básica do equipamento Cumpre procedimentos de qualidade, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7121-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de beneficiamento de minérios que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de jig (minas), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de beneficiamento de minérios CBO 7121-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7121-30
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de beneficiamento de minérios.
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.
O que faz um Operador de jig (minas)
O Operador de jig (minas) CBO 7121-30 planeja as operações de jigagem, analisando ordens de serviço e especificações Confirma a escala de produção, a granulometria e a diferença de densidade de minerais, para aplicar esse método - jigagem - de concentração ou pré-concentração.
Providencia a limpeza completa dos equipamentos a serem usados, verifica a disponibilidade de água - com qualidade e sem turbidez - e confirma se os fragmentos estão sem lama e na granulometria adequada.
Verifica o funcionamento das válvulas e tubulações de entradas e saídas, para conferir se não há entupimento Examina os rotâmetros nas tubulações de água que alimentam o equipamento.
Coloca numa das seções do equipamento, que contém a tela de suporte, as partículas que serão estratificadas Na outra seção, abre a tubulação para entrada de água.
Estabelece a quantidade de água (L/h), de acordo com os tipos de minério de interesse e de mineral de ganga (mineral não aproveitável).
Realiza ajustes durante o processo de formação do leito do jigue, iniciando a operação com uma pulsação mais curta e com vazão de água mais elevada, em comparação àquela que irá operar no estado de equilíbrio do processo Amplia o pulso e reduz a água, após algum tempo de operação.
Repete os movimentos pulsantes de água de expansão (dilatação) e contração (compactação), que resultam na estratificação do leito, separando as partículas em camadas ou estratos de densidades crescentes desde o topo até a base.
Pode operar vários tipos de jigues, inclusive aqueles em que a pulsação do fluido é produzida por ar ou produzida mecanicamente, por meio de êmbolo Pode operar equipamentos que possuem dispositivos especiais, que facilitam o trabalho de operação Pode coletar amostras de materiais ou produtos mineralógicos, para análises físico-químicas e testes a serem realizados em laboratórios.
Preenche relatório de campo Realiza a manutenção básica do equipamento, para conservá-lo em boas condições Requisita o encaminhamento do equipamento para manutenção corretiva, quando constatado problema no funcionamento.
Realiza o descarte de resíduos de acordo com as regras da empresa e as normas ambientais Trabalha com segurança, cumprindo normas e utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.
Previne acidentes, identificando área e situações de riscos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7121-30 deve demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, inspecionar equipamentos de beneficiamento, operar equipamentos de concentração, operar equipamentos de classificação, operar instalação de beneficiamento de minérios.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de beneficiamento de minérios trabalham em indústrias de metalurgia básica, em regime assalariado, com carteira assinada. Atuam em equipe sob supervisão permanente, em grandes alturas, expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, umidade, poeira e vibração.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7121-30
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental completo. Ao ingressar na área, os profissionais participam de cursos básicos de qualificação no próprio local de trabalho.
Atividades exercidas por um Operador de jig (minas) CBO 7121-30
Um Operador de jig (minas) (ou sinônimo) deve controlar níveis de material nas caixas e silos, identificar área e situações de riscos, zelar pela manutenção e limpeza dos equipamentos e ambiente de trabalho, ligar equipamentos conforme procedimento de partida, coletar amostras para nálise físico-químicas, identificar ruídos e vibrações, utilizar epi e epc especificados, desligar equipamentos conforme procedimento de parada, demonstrar iniciativa, preencher relatório de campo, estabilizar o processo, eliminar anomalias operacionais - sobrecargas, entupimento, corpos estranhos, avaliar qualidade dos insumos, enviar amostras para análise em laboratório, monitorar processo de lixiviação, controlar granulometria, porcentagem de sólidos e vazão dos materiais, abrir válvulas e comportas, demonstrar autocrítica, observar temperatura, odor e pressão, medir pressão, rotação, nível de água, ar e óleo dos equipamentos, alimentar equipamentos de classificação, relatar anomalias, participar da manutenção e lubrificação dos equipamentos de beneficiamento., demonstrar senso de responsabilidade, solicitar substituição de peças e equipamentos, controlar características físicas do fluxo de materiais, controlar níveis de caixas, silos e tanques, simular situação de emergência, cumprir normas de segurança, desobstruir equipamentos em operação, inspecionar revestimentos e componentes dos equipamentos., apropriar tempo de utilização e disponibilidade dos equipamentos, monitorar pressão, vazão e temperatura, controlar alimentação dos equipamentos, estudar manual do equipamento de beneficiamento, comunicar-se, liberar equipamentos para operação, solicitar bloqueio dos equipamentos, monitorar utilização de equipamentos de segurança, monitorar o fluxo de material, trabalhar para melhoria contínua do processo, ser participativo, demonstrar sociabilidade.