CBO 7122-30 - Traçador de pedras - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais
O profissional no cargo de Traçador de pedras CBO 7122-30 traça, sobre pedra ornamental, modelo previamente confeccionado em folha de metal, indicando os contornos por onde a pedra deve ser serrada, desbastada, talhada ou lavrada de outra forma Pode utilizar máquina com comando numérico computadorizado (CNC) ou equipamentos a laser, para traçar os modelos.
Pode desenhar e transferir decalques para a superfície da pedra, para orientar a gravação por jato de areia Segue normas técnicas, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 7122-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Traçador de pedras, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais CBO 7122-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7122-30
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais.
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.
O que faz um Traçador de pedras
O Traçador de pedras CBO 7122-30 planeja o trabalho de traçagem em pedras ornamentais - tais como mármore e granito -, estabelecendo o cronograma de execução Seleciona ferramentas, equipamentos, máquinas mecânicas ou automatizadas e seus acessórios.
Elabora orçamento.
Dimensiona os blocos de pedra para, posteriormente, definir o processo de corte com o seu máximo aproveitamento Pode desbastar a superfície do bloco, usando máquina aplainadora.
Traça os moldes em uma folha de metal, seguindo as especificações e utilizando punção, giz ou outro elemento semelhante Corta a folha de metal, utilizando tesoura apropriada a esse tipo de material, para obter os moldes.
Marca os diferentes modelos, numerando-os, para facilitar sua identificação.
Centra o modelo de metal sobre a pedra Traça, sobre a pedra, os modelos previamente confeccionados em folha de metal, empregando instrumento de medição, traçagem e corte, para indicar os contornos por onde a pedra deve ser serrada, desbastada, talhada ou lavrada de outra forma.
Pode traçar os modelos na pedra utilizando máquina com comando numérico computadorizado (CNC) ou equipamentos a laser.
Pode desenhar e recortar os decalques que vão ser aplicados sobre a superfície da pedra, para gravá-la com jatos de areia Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e acessórios acondicionados e em plenas condições de funcionamento.
Requisita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, quando necessário Previne acidentes e usa equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7122-30 deve beneficiar pedras, efetuar acabamento em superfícies de pedra, planejar os trabalhos, demonstrar competências pessoais, ajustar pedras.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais atuam nas indústrias de construção e são assalariados com carteira assinada. Também podem atuar na fabricação de produtos de minerais não metálicos, comércio varejista e em serviços pessoais de outros tipos (exceto o torneiro - lavra de pedra). Trabalham em equipe, com supervisão permanente. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o torneiro (lavra de pedra) que desenvolve atividades a céu aberto. O trabalho é realizado no período diurno. Também estão sujeitos a exposição de materiais tóxicos e ruído intenso e ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7122-30
O exercício dessas ocupações requer quarta série do ensino fundamental e qualificação profissional adquirida em cursos básicos de até duzentas horas de duração. O pleno exercício das ocupações ocorre após experiência de um a dois anos na área de atuação.
Atividades exercidas por um Traçador de pedras CBO 7122-30
Um Traçador de pedras (ou sinônimo) deve reconhecer limitações pessoais, trabalhar em equipe, realizar serviços com qualidade, controlar o estresse, manter-se atualizado no trabalho, demonstrar criatividade, interpretar projetos arquitetônicos, demonstrar sendo de responsabilidade, substituir acessórios das máquinas, efetuar molduras em pedras utilizando máquinas e acessórios, estabelecer cronograma de execução, desbastar as superfícies dos blocos ou chapas usando máquinas aplainadoras, serrar pedras utilizando serra fixa ou móvel, furar chapas, estocar chapas, blocos e ladrilhos, numerar os moldes para identificação, identificar pedras, demonstrar iniciativa, carregar chapas, blocos e ladrilhos seguindo recomendações técnicas, substituir material abrasivo e cortante, seguir orientações técnicas, desdobrar blocos em chapas, descarregar chapas, blocos e ladrilhos, identificar acessórios das máquinas, identificar máquinas conforme utilização, elaborar orçamento, bizelar chapas e ladrilhos, identificar os grânulos dos abrasivos conforme as etapas do polimento, definir o processo de corte para o máximo aproveitamento dos blocos de pedra, consultar tabelas de preços e especificações.