CBO 7152-25 - Pedreiro (mineração) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de estruturas de alvenaria

O profissional no cargo de Pedreiro (mineração) CBO 7152-25 constrói estruturas de alvenaria para suporte e para revestimento de sustentação, em escavações de mineração e na construção de usinas de concentração, barragens de rejeitos e aterros hidráulicos Prepara o trabalho, verificando as ordens de serviço e interpretando desenhos do projeto.

Utiliza processos, instrumentos e materiais de construção civil específicos e em conformidade com projetos e especificações Estrutura alvenaria de pedras de mão Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

CBO 7152-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de estruturas de alvenaria que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Pedreiro (mineração), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de estruturas de alvenaria CBO 7152-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7152-25

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de estruturas de alvenaria.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Pedreiro (mineração)

O Pedreiro (mineração) CBO 7152-25 prepara o trabalho, verificando as ordens de serviço, interpretando os desenhos de projeto, especificando os materiais a serem utilizados na obra e selecionando as ferramentas e os equipamentos Providencia o local para depósito de materiais, equipamentos, ferramentas e outros instrumentos de trabalho.

Estima os materiais necessários para a construção de muros de contenção, rip-raps, vertedouros, cristas, bordas livres, túneis de desvio, ensecadeiras, talude de montantes e jusantes e tomadas d’água.

Prepara as argamassas e outros materiais, para a construção de estruturas de sustentação e outras obras civis em mineração Concreta pilares, pilaretes e outros elementos de sustentação - levando em consideração solo, rocha, material inconsolidado, descontinuidades, água, sismicidade e outras características do local de construção -, para evitar colapsos de rochas.

Aplica revestimentos - como concreto projetado (shotcrete), straps e selantes - e constrói ancoragens, escoras e outros reforços ou tratamentos do maciço Estrutura alvenaria de pedras de mão, seguindo desenhos, esquemas e especificações e utilizando processos e instrumentos adequados para a construção de muros de contenção.

Organiza o local de trabalho.

Procede à limpeza e à conservação de equipamentos, ferramentas e outros instrumentos de trabalho Controla desperdícios de material.

Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado.

Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7152-25 deve organizar o trabalho, aplicar os revestimentos e contrapisos, demonstrar competências pessoais, preparar o local de trabalho, construir estruturas de alvenarias.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de estruturas de alvenaria vinculam-se a atividades da construção civil e a áreas de serviços gerais em empresas industriais, comerciais ou de serviços. Os calceteiros e pedreiros trabalham, na sua maioria, por conta própria. Os pedreiros de chaminés industriais, de edificações, de mineração e de material refratário são predominantemente assalariados. Trabalham sob supervisão permanente, exceto o pedreiro que ocasionalmente têm seus trabalhos supervisionados. Podem realizar atividades em grandes alturas, em locais subterrâneos ou confinados, expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas e poluição do ar.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7152-25

O grau de escolaridade exigido para atuar como profissional dessa área é o ensino fundamental. O aprendizado, geralmente, ocorre no canteiro de obras ou ainda pode ser obtido em escolas de formação profissional da área de construção civil. Para o pleno desenvolvimento das atividades requer-se experiência entre um e dois anos.

Atividades exercidas por um Pedreiro (mineração) CBO 7152-25

Um Pedreiro (mineração) (ou sinônimo) deve preocupar-se com a produtividade, cuidar do material de trabalho, providenciar o local para depósito de materiais e ferramentas, concretar os pilares e pilaretes, concretar as lajes, obedecer as normas de segurança, preparar a argamassa para o revestimento, especificar os materiais a serem utilizados na obra, calcular os materiais a serem utilizados na obra, providenciar a liberação do local de trabalho, comunicar-se com clientes, superiores e colegas de trabalho, disponibilizar os materiais para a obra, coordenar trabalhos com outros membros da equipe, orçar o serviço, preparar a argamassa para o assentamento, trabalhar em áreas de risco, interpretar as ordens de serviço, selecionar as ferramentas e equipamentos, zelar pela qualidade do trabalho, trabalhar em grandes alturas, selecionar os equipamentos de segurança, cumprir as especificações do fabricante, manter-se atualizado quanto as normas técnicas e de segurança.

Cargos e salários CBO 7152-25 - Trabalhadores de estruturas de alvenaria

Salário Pedreiro (Mineração)

Pedreiro (Mineração): Brasil

O profissional no cargo de Pedreiro (Mineração) CBO 7152-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.176 e 3.300 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 274 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-25.
Salário Pedreiro de Mineração

Pedreiro de Mineração: Brasil

O profissional no cargo de Pedreiro de Mineração CBO 7152-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.176 e 3.300 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 274 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7152-25.