CBO 7154-10 - Operador de bomba de concreto - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins

O profissional no cargo de Operador de bomba de concreto CBO 7154-10 opera equipamentos fixos e móveis (sobre rodas) de bombeamento de concreto, definindo o local para montar a bomba, conferindo densidade e consistência do concreto e lançando concreto, através de tubulação, a partes - tais como laje, pilar, coluna, piso, entre outras - de obras de construção civil Planeja o fornecimento do concreto, analisando ordem de serviço.

Inspeciona o funcionamento dos equipamentos e máquinas, podendo executar pequenos reparos Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7154-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de bomba de concreto, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins CBO 7154-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7154-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Operador de bomba de concreto

O Operador de bomba de concreto CBO 7154-10 planeja o fornecimento do concreto, analisando a ordem de serviço e estabelecendo o cronograma para execução do trabalho Opera diferentes tipos de equipamentos para bombeamento de concreto - tais como bombas estacionárias, autobombas e bombas-lança -, selecionando o mais apropriado para a obra a ser atendida.

Seleciona acessórios para o equipamento.

Prepara o equipamento, inspecionando seus sistemas elétrico, mecânico e hidráulico e testando seu funcionamento Define o local para montar a bomba de concreto, posicionando-a.

Nivela e estabiliza a bomba Monta a tubulação para bombear concreto.

Pode montar mastro de autobomba, instalando-o nas torres treliçadas verticais de concretagem em grandes alturas.

Prepara argamassa Bombeia argamassa de lubrificação na tubulação da bomba, limpando-a.

Analisa o traço - Resistência Característica do Concreto à Compressão (FCK-Feature Compression Know) -, verificando a medida de material adequada à estrutura a concretar.

Mede os insumos conforme o traço Avalia a quantidade de água no concreto Confere a densidade e a consistência do concreto.

Registra o horário do início do bombeamento do concreto Efetua o bombeamento, lançando o concreto, através da tubulação, a partes de uma obra, tais como laje, pilar, coluna e piso Controla a aceleração e a pressão da bomba.

Pode identificar falhas e interromper o bombeamento, para desobstruir a tubulação da bomba e continuar o trabalho No final, pode inverter o sentido de movimentação da bomba, para fazer retornar o concreto da tubulação à caçamba da bomba, impedindo o endurecimento no seu interior.

Registra o horário de finalização da descarga do concreto, comparando com o prazo previsto Desmonta a tubulação Lava a bomba e a tubulação com água.

Recolhe guindaste e objetos de apoio e nivelamento da bomba Testa funcionamento de equipamentos e máquinas, podendo executar pequenos reparos Para problemas maiores, solicita serviço de manutenção, descrevendo as avarias constatadas.

Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual Sinaliza e orienta as pessoas sobre as áreas de risco.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7154-10 deve programar a produção e o fornecimento de concreto e/ou massa asfáltica, preparar o ambiente e os equipamentos de trabalho, descarregar o concreto, demonstrar competências pessoais, bombear concreto, preparar os insumos, misturar agregados do concreto e/ou da massa asfáltica.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins atuam em empresas de construção como assalariados com carteira assinada. Podem trabalhar também no comércio por atacado e em atividades imobiliárias. O trabalho é exercido em equipe com supervisão permanente, é presencial, realizado em horários irregulares, em ambiente fechado - operador de central de concreto, e a céu aberto - operadores de bomba de concreto e de betoneira. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse constante, e expostos a ruído intenso. O operador de central de concreto pode atuar em local confinado. Os operadores de bomba de concreto e de betoneira estão sujeitos a pó e a serem atingidos por objetos, perigos inerentes ao trabalho realizado em trânsito urbano também fazem parte de sua rotina de trabalho. No caso do operador de bomba de concreto, o seu trabalho pode também ser realizado em grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7154-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre quarta e sétima séries do ensino fundamental, exceto o operador de central de concreto que tem o ensino fundamental concluído. Requer-se também qualificação profissional da seguinte forma: cursos básicos de até duzentas horas para o operador de betoneira de duzentas a quatrocentas horas, para operador de central de concreto e de mais de quatrocentas horas, para operador de bomba de concreto. O pleno exercício das atividades ocorre com menos de um ano de experiência profissional, para operador de betoneira, e de um a dois anos para operadores de bomba de concreto e de central de concreto.

Atividades exercidas por um Operador de bomba de concreto CBO 7154-10

Um Operador de bomba de concreto (ou sinônimo) deve lavar tubulação com água, demonstrar iniciativa, verificar pneu, e/ou nível do óleo e da água, bombear argamassa de lubrificação da tubulação da bomba, avaliar ordem de serviço, desobstruir tubulação de bomba, efetuar o bombeamento do concreto, identificar falhas no bombeamento, montar tubulação para bombear concreto, desmontar tubulação, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, definir local para montar a bomba, demonstrar senso de organização, descrever as avarias para manutenção dos equipamentos, demonstrar atenção, testar funcionamento dos equipamentos, demonstrar responsabilidade, definir o tipo de máquina, demonstrar habilidades numéricas, controlar a aceleração e pressão da bomba, inspecionar sistema elétrico, mecânico e hidráulico dos equipamentos, reabastecer combustível dos equipamentos, conferir densidade do concreto, patolar a bomba de concreto, registrar horário de descarga do concreto de acordo com o prazo, estabelecer o cronograma da produção, avaliar a quantidade de água no concreto, selecionar equipamentos e acessórios, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, verificar acesso ao local de descarga, recolher guindaste e patolas de apoio da bomba, nivelar a bomba de concreto, interromper bombeamento, prever tempo e itinerário para o transporte, preparar argamassa de lubrificação da tubulação da bomba, analisar o traço, posicionar a bomba de concreto, demonstrar zelo, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, lavar bomba com água, programar os insumos do concreto e/ou massa asfáltica, registrar os horários da carga e/ou descarga.

Cargos e salários CBO 7154-10 - Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins

Salário Bombista

Bombista: Brasil

O profissional no cargo de Bombista CBO 7154-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.230 e 3.659 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 8.126 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Motorista Operador de Bomba de Concreto

Motorista Operador de Bomba de Concreto: Brasil

O profissional no cargo de Motorista Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.230 e 3.659 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 8.126 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Operador de Bomba de Concreto

Operador de Bomba de Concreto: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.230 e 3.659 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 8.126 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Operador de Bomba de Concreto São Paulo

Operador de Bomba de Concreto: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.704 e 4.346 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Operador de Bomba de Concreto

Operador de Bomba de Concreto: Santa Catarina

O profissional no cargo de Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.237 e 3.519 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 851 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Operador de Bomba de Concreto

Operador de Bomba de Concreto: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.411 e 3.894 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.076 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Operador de Bomba de Concreto

Operador de Bomba de Concreto: Minas Gerais

O profissional no cargo de Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.029 e 3.420 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Operador de Bomba de Concreto Recife

Operador de Bomba de Concreto: Recife, PE

O profissional no cargo de Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.180 e 2.928 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Bombista Porto Alegre

Bombista: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Bombista CBO 7154-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.125 e 3.443 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 83 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Bombista

Bombista: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Bombista CBO 7154-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.084 e 3.304 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 553 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Bombista

Bombista: São Paulo

O profissional no cargo de Bombista CBO 7154-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.411 e 3.894 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.076 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Bombista São Paulo

Bombista: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Bombista CBO 7154-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.704 e 4.346 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Motorista Operador de Bomba de Concreto Porto Alegre

Motorista Operador de Bomba de Concreto: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Motorista Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.125 e 3.443 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 83 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Motorista Operador de Bomba de Concreto São Paulo

Motorista Operador de Bomba de Concreto: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Motorista Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.704 e 4.346 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.177 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Motorista Operador de Bomba de Concreto Cuiabá

Motorista Operador de Bomba de Concreto: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Motorista Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 2.279 e 3.685 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Motorista Operador de Bomba de Concreto Belo Horizonte

Motorista Operador de Bomba de Concreto: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Motorista Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.285 e 3.603 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 226 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Motorista Operador de Bomba de Concreto

Motorista Operador de Bomba de Concreto: Minas Gerais

O profissional no cargo de Motorista Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.029 e 3.420 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.
Salário Motorista Operador de Bomba de Concreto Campinas

Motorista Operador de Bomba de Concreto: Campinas, SP

O profissional no cargo de Motorista Operador de Bomba de Concreto CBO 7154-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.397 e 3.550 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 83 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-10.