CBO 7154-15 - Operador de central de concreto - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins

O profissional no cargo de Operador de central de concreto CBO 7154-15 opera máquinas e equipamentos em centrais de concreto, preparando insumos, conferindo densidade e consistência da mistura e controlando carregamento e saídas do concreto das centrais para atendimento aos pedidos de obras de construção civil Planeja a produção e o fornecimento de concreto.

Coleta amostras de insumos para testes de qualidade Inspeciona e testa o funcionamento de máquinas e de equipamentos Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7154-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de central de concreto, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins CBO 7154-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7154-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Operador de central de concreto

O Operador de central de concreto CBO 7154-15 planeja a produção e o fornecimento de concreto, registrando os pedidos dos clientes, estabelecendo o cronograma da produção e prevendo tempo e itinerário para o transporte Verifica as condições de máquinas e de equipamentos, inspecionando sistemas elétrico, mecânico e hidráulico.

Testa o funcionamento de máquinas e equipamentos.

Requisita serviço de manutenção, descrevendo as avarias constatadas Prepara os insumos, analisando o traço - Resistência Característica do Concreto à Compressão (FCK-Feature Compression Know) - definido em ordem de serviço e medindo os insumos conforme o traço.

Consulta tabelas e relatórios Relaciona os insumos, quantificando o seu peso e o seu volume.

Coleta amostras de insumos para testes e análises de qualidade.

Controla abertura das comportas, por meio de painéis eletroeletrônicos, para alimentação do maquinário com os insumos Confere a densidade do concreto, conforme ordem de serviço.

Controla o abatimento do concreto (slump), verificando a consistência do adensamento da mistura.

Prepara materiais para ensaios de abatimento (testes de slump) Opera centrais misturadoras semimóveis e bombas estacionárias rebocáveis de alta pressão, tendo em vista o carregamento e o transporte do concreto Controla o carregamento e as saídas do concreto da central para transporte às obras de construção civil.

Controla e confere o estoque de insumos, materiais, acessórios e ferramentas em centrais de concreto Registra os prazos definidos nos pedidos e os horários da carga e da descarga do concreto nas entregas realizadas Conserva a organização do local de trabalho.

Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos e organizados Reaproveita material, sempre que possível.

Descarta resíduos de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual Sinaliza e orienta as pessoas sobre as áreas de risco.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7154-15 deve bombear concreto, programar a produção e o fornecimento de concreto e/ou massa asfáltica, preparar o ambiente e os equipamentos de trabalho, descarregar o concreto, demonstrar competências pessoais, misturar agregados do concreto e/ou da massa asfáltica, preparar os insumos.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins atuam em empresas de construção como assalariados com carteira assinada. Podem trabalhar também no comércio por atacado e em atividades imobiliárias. O trabalho é exercido em equipe com supervisão permanente, é presencial, realizado em horários irregulares, em ambiente fechado - operador de central de concreto, e a céu aberto - operadores de bomba de concreto e de betoneira. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse constante, e expostos a ruído intenso. O operador de central de concreto pode atuar em local confinado. Os operadores de bomba de concreto e de betoneira estão sujeitos a pó e a serem atingidos por objetos, perigos inerentes ao trabalho realizado em trânsito urbano também fazem parte de sua rotina de trabalho. No caso do operador de bomba de concreto, o seu trabalho pode também ser realizado em grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7154-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre quarta e sétima séries do ensino fundamental, exceto o operador de central de concreto que tem o ensino fundamental concluído. Requer-se também qualificação profissional da seguinte forma: cursos básicos de até duzentas horas para o operador de betoneira de duzentas a quatrocentas horas, para operador de central de concreto e de mais de quatrocentas horas, para operador de bomba de concreto. O pleno exercício das atividades ocorre com menos de um ano de experiência profissional, para operador de betoneira, e de um a dois anos para operadores de bomba de concreto e de central de concreto.

Atividades exercidas por um Operador de central de concreto CBO 7154-15

Um Operador de central de concreto (ou sinônimo) deve estabelecer o cronograma da produção, registrar os pedidos dos clientes, consultar tabelas e relatórios, programar os insumos do concreto e/ou massa asfáltica, conferir densidade do concreto, medir insumos conforme o traço, selecionar equipamentos e acessórios, quantificar peso e volume dos insumos, demonstrar responsabilidade, controlar as saídas do concreto da central e/ou da massa asfáltica da usina de asfalto para a obra, registrar horário de descarga do concreto de acordo com o prazo, conferir estoque de insumos, testar funcionamento dos equipamentos, demonstrar zelo, analisar o traço, abastecer betoneira com água, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, descrever as avarias para manutenção dos equipamentos, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, verificar pneu, e/ou nível do óleo e da água, relacionar insumos, demonstrar senso de organização, reabastecer combustível dos equipamentos, avaliar ordem de serviço, analisar a umidade da areia, prever tempo e itinerário para o transporte, avaliar a quantidade de água no concreto, demonstrar habilidades numéricas, demonstrar iniciativa, inspecionar sistema elétrico, mecânico e hidráulico dos equipamentos, registrar os horários da carga e/ou descarga, coletar amostras de insumos para análise, controlar abertura das comportas, através de painéis, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar atenção.

Cargos e salários CBO 7154-15 - Trabalhadores na operação de máquinas de concreto usinado e afins

Salário Operador de Central de Concreto

Operador de Central de Concreto: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Central de Concreto CBO 7154-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.273 e 3.793 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-15.
Salário Balanceiro de Concreto

Balanceiro de Concreto: Brasil

O profissional no cargo de Balanceiro de Concreto CBO 7154-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.273 e 3.793 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-15.
Salário Concreteiro

Concreteiro: Brasil

O profissional no cargo de Concreteiro CBO 7154-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.273 e 3.793 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-15.
Salário Operador de Balança (concreto)

Operador de Balança (concreto): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Balança (concreto) CBO 7154-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.273 e 3.793 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-15.
Salário Operador de Central de Concreto

Operador de Central de Concreto: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Central de Concreto CBO 7154-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.372 e 3.802 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 610 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7154-15.