CBO 7170-10 - Operador de martelete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos ajudantes de obras civis

O profissional no cargo de Operador de martelete CBO 7170-10 opera martelete para perfurar e romper superfícies, colunas, estruturas e revestimentos de diferentes materiais – tais como concreto, cerâmica, rochas e solos - em obras de construção, desconstrução ou manutenção Prepara e organiza o trabalho.

Seleciona o tipo de martelete e os acessórios, de acordo com as dimensões e as propriedades do material no qual serão usados Realiza manutenção de primeiro nível no equipamento Cumpre procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7170-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de ajudantes de obras civis que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de martelete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Ajudantes de obras civis CBO 7170-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7170-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Ajudantes de obras civis.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Operador de martelete

O Operador de martelete CBO 7170-10 prepara e organiza o trabalho, examinando o projeto da obra e estimando o tempo de duração do serviço Pode acessar BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto e das etapas da obra em que vai atuar.

Para cada atividade, seleciona o tipo de martelete – perfurador e/ou rompedor, pneumático e/ou elétrico - e os acessórios – ponteiros, cinzéis, talhadeiras, brocas ou outros -, de acordo com as dimensões e as propriedades do material no qual serão usados.

Examina, sob supervisão, o local onde executará o trabalho, para não causar dados, tais como atingir fios com condução de eletricidade, canos com água e estruturas que possam causar desabamentos Opera martelete para demolição de paredes de alvenaria, pisos, vigas e colunas de concreto.

Faz abertura de canaletas para instalação de tubulação Retira rebocos, restos de cimento ou outros materiais de paredes ou estruturas.

Perfura concreto asfáltico.

Rompe concreto, cerâmica, rochas e solos Limpa o local, após a execução do serviço.

Seleciona materiais reutilizáveis.

Faz o descarte de resíduos, de acordo com as normas ambientais Realiza manutenção de primeiro nível no equipamento, limpando-o, conferindo níveis de óleo e graxa e executando lubrificação Requisita manutenção corretiva, no caso de defeitos e falhas do funcionamento do equipamento.

Mantém os acessórios limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança e adota medidas preventivas em relação a acidentes e incêndios Isola e sinaliza áreas de risco.

Utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – tais como capacete, óculos de proteção, luvas, protetor auricular e máscara para impedir a inalação de poeiras - e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Pode prestar primeiros socorros.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7170-10 deve preparar canteiros de obras, demonstrar competências pessoais, demolir edificações, realizar manutenção de primeiro nível.

Condições de trabalho dessas profissões

Ajudantes de obras civis atuam na indústria de construção como assalariados com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe terceirizada ou própria, com supervisão ocasional. O trabalho é a céu aberto, no período diurno. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e ficam expostos a poeira e a radiação solar.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7170-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade que varia entre a quarta e sétima séries do ensino fundamental e curso de formação profissional básica com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre após menos de um ano de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de martelete CBO 7170-10

Um Operador de martelete (ou sinônimo) deve desmontar alvenarias, lubrificar componentes das máquinas, avaliar serviço, verificar condições dos equipamentos, retirar instalações elétricas, reparar defeitos mecânicos dos equipamentos, remover esquadrias metálicas, retirar peças sanitárias, identificar tipos de construções para demolição e materiais reutilizáveis, definir etapas de serviço, conferir níveis de óleo e graxa, estimar tempo de duração do serviço, demonstrar sociabilidade, quebrar estruturas de alvenaria, romper estruturas de concreto, demonstrar iniciativa, trabalhar sob pressão, demonstrar autocrítica, remover instalações hidráulicas, retirar escombros reaproveitáveis, remover pisos, revestimentos cerâmicos e azulejos, estabelecer seqüência de atividade, romper pisos com ferramentas elétricas e manuais, remover coberturas de edificações - laje, telhado e madeiramento, cortar materiais de construção, demonstrar senso de organização, demonstrar autocontrole, limpar máquinas e ferramentas.

Cargos e salários CBO 7170-10 - Ajudantes de obras civis

Salário Ajudante de Marteleteiro

Ajudante de Marteleteiro: Brasil

O profissional no cargo de Ajudante de Marteleteiro CBO 7170-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.257 e 3.400 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Marteleteiro

Marteleteiro: Brasil

O profissional no cargo de Marteleteiro CBO 7170-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.257 e 3.400 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Marteleteiro - na Construção Civil

Marteleteiro - na Construção Civil: Brasil

O profissional no cargo de Marteleteiro - na Construção Civil CBO 7170-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.257 e 3.400 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete

Operador de Martelete: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.257 e 3.400 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete São Paulo

Operador de Martelete: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.439 e 3.330 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.013 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete

Operador de Martelete: Espírito Santo

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 2.102 e 3.336 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 362 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete

Operador de Martelete: Minas Gerais

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.129 e 3.263 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.078 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete

Operador de Martelete: São Paulo

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.439 e 3.417 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.187 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete Porto Alegre

Operador de Martelete: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.708 e 2.575 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 80 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete Rio de Janeiro

Operador de Martelete: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.589 e 3.531 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete Belo Horizonte

Operador de Martelete: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.433 e 3.798 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 180 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete São Luís

Operador de Martelete: São Luís, MA

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 2.136 e 3.012 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 23 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete Salvador

Operador de Martelete: Salvador, BA

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.055 e 3.122 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 95 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Operador de Martelete Aracaju

Operador de Martelete: Aracaju, SE

O profissional no cargo de Operador de Martelete CBO 7170-10 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.530 e 2.300 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Ajudante de Marteleteiro

Ajudante de Marteleteiro: São Paulo

O profissional no cargo de Ajudante de Marteleteiro CBO 7170-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.439 e 3.417 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.187 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Ajudante de Marteleteiro Rio de Janeiro

Ajudante de Marteleteiro: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Ajudante de Marteleteiro CBO 7170-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.589 e 3.531 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 802 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Ajudante de Marteleteiro

Ajudante de Marteleteiro: Minas Gerais

O profissional no cargo de Ajudante de Marteleteiro CBO 7170-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.129 e 3.263 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.078 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.
Salário Ajudante de Marteleteiro São Paulo

Ajudante de Marteleteiro: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Ajudante de Marteleteiro CBO 7170-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.439 e 3.330 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.013 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7170-10.