CBO 7222-20 - Operador de máquina centrifugadora de fundição - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas
O profissional no cargo de Operador de máquina centrifugadora de fundição CBO 7222-20 opera máquinas de fundição de metais por centrifugação, fazendo moldes com metal líquido girarem na centrifugadora, para produção de peças cilíndricas de metal fundido Inspeciona visualmente a qualidade das peças prontas.
Pode operar equipamentos de fundição por centrifugação de materiais de baixo ponto de fusão Pode operar equipamentos automatizados de fundição por centrifugação Registra leituras de instrumentos e resultados de turnos de produção.
Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos utilizados no processo Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente
CBO 7222-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de máquina centrifugadora de fundição, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas CBO 7222-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7222-20
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas.
- Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.
O que faz um Operador de máquina centrifugadora de fundição
O Operador de máquina centrifugadora de fundição CBO 7222-20 prepara a operação da máquina, fixando o molde metálico e aprontando-o para o recebimento do metal líquido Inspeciona a máquina quanto a riscos, eficiência operacional, mau funcionamento, desgaste ou vazamentos.
Limpa o pó ou as impurezas metálicas existentes no molde, utilizando escovas apropriadas, para assegurar a perfeita moldação da peça.
Fixa uma tampa na extremidade do molde, empregando ferramentas específicas, para evitar derramamento do metal Faz o aquecimento prévio do molde, para deixá-lo na temperatura adequada ao recebimento do metal.
Opera a máquina, colocando-a em movimento, atuando sobre os comandos, para possibilitar a rotação do molde Aplica um agente isolante no molde em rotação, pulverizando-lhe a superfície interior, para evitar que o metal adira às paredes no molde.
Vaza o metal líquido no molde.
Faz o molde girar durante o tempo necessário para possibilitar a solidificação do metal Retira a tampa do molde metálico e a peça fundida, utilizando tenazes ou pistão hidráulico, para possibilitar nova operação da máquina.
Retira e substitui o molde metálico no equipamento, conforme a programação da produção.
Pode coletar amostras do metal líquido para análise, durante o processo Inspeciona visualmente a qualidade das peças prontas Participa das ações de melhoramento contínuo dos processos de fundição, podendo operar equipamentos automatizados de fundição por centrifugação.
Pode operar equipamentos de fundição por centrifugação de materiais de baixo ponto de fusão - tais como ligas de estanho ou chumbo -, em moldes de borracha, para produzir peças metálicas de geometrias complexas Mantém registros de leituras de instrumentos e resultados de turnos de produção para entrada em banco de dados de computadores Executa manutenção básica, como limpeza e lubrificação de peças de máquinas e equipamentos.
Remove e substitui peças gastas ou quebradas, usando ferramentas manuais Atua de modo a colaborar para a redução de riscos e impactos socioambientais.
Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7222-20 deve efetuar o vazamento do metal líquido, demonstrar competências pessoais, dar acabamento em peças fundidas, trabalhar com segurança e qualidade, produzir peças fundidas de metais e de ligas metálicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas atuam como trabalhadores assalariados, nas áreas de metalurgia básica, de fabricação de produtos de metal, de reciclagem de metais, de fabricação e montagem de veículos automotores e de fabricação de máquinas e equipamentos. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente. Em algumas das atividades podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a pressão de tempo para atingir metas de produção. Ainda podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, poeira (alumínio, ferro, areia e outros) e irradiação de luz do metal líquido.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7222-20
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade da sétima série do ensino fundamental. O pleno exercício dessas atividades requer de um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Operador de máquina centrifugadora de fundição CBO 7222-20
Um Operador de máquina centrifugadora de fundição (ou sinônimo) deve alimentar máquinas com metal líquido - sob pressão, demonstrar capacidade de habilidade manual, lingotar a sobra do metal líquido, separar peças não conformes para análise, vazar metal líquido nos moldes metálicos e/ou coquillhas, remover canais das peças, inspecionar visualmente as peças, resfriar moldes metálicos - centrifugação, demonstrar capacidade de senso crítico, limpar equipamentos e acessórios, separar resíduos de acordo com normas ambientais, demonstrar acuidade visual, injetar metal líquido nos moldes metálicos - sob pressão, realizar pequenos reparos em equipamentos, identificar falhas no processo, alertar sobre situações de risco, remover irregularidades da superfície, controlar temperatura do metal liquido, solicitar manutenção de equipamentos e máquinas, utilizar epi e epc, preencher relatório diário de produção e controle, controlar medidas das peças, pintar coquilhas, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de iniciativa, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, acionar comandos das máquinas, demonstrar capacidade de atenção concentrada, extrair peças dos moldes e/ou coquilhas, interromper a produção em casos de anormalidades, demonstrar capacidade de comunicação, informar ao superior sobre não conformidade e anormalidade, interpretar ordem serviço e/ou ficha técnica, preparar máquinas, realizar exames médicos periódicos, demonstrar resistência a altas temperaturas, fixar molde metálico na máquina, demonstrar capacidade auditiva, organizar área de trabalho, encaminhar peças para acabamento, preparar tinta de alta temperatura - coquilha, demonstrar capacidade de agilidade, abastecer cadinho com lingotes, preparar moldes e/ou coquilhas para vazamento.