CBO 7222-25 - Operador de máquina de fundir sob pressão - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas

O profissional no cargo de Operador de máquina de fundir sob pressão CBO 7222-25 opera máquinas de fundir sob pressão, injetando e comprimindo metal líquido nos moldes, para produzir peças fundidas de alumínio, magnésio ou outro metal não-ferroso Inspeciona a peça pronta visualmente, para atestar qualidade ou ocorrência de defeitos.

Participa de ações de melhoramento contínuo dos processos de fundição, podendo operar equipamentos automatizados de fundição sob pressão e utilizar novos materiais e equipamentos Registra leituras de instrumentos e resultados de turnos de produção Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos utilizados no processo.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7222-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de máquina de fundir sob pressão, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas CBO 7222-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7222-25

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Operador de máquina de fundir sob pressão

O Operador de máquina de fundir sob pressão CBO 7222-25 prepara a operação da máquina, fixando o molde metálico e aprontando-o para o recebimento de metal líquido Inspeciona a máquina quanto a riscos, eficiência operacional, mau funcionamento, desgaste ou vazamentos.

Procede à limpeza do equipamento e das partes componentes das matrizes, para assegurar a regularidade de suas superfícies.

Retira impurezas do metal líquido Opera a máquina, regulando o fluxo de água sobre as matrizes, graduando os mecanismos de passagem, para permitir a refrigeração.

Vaza o metal líquido – alumínio, magnésio ou outro metal não-ferroso – diretamente na máquina de câmara fria ou no reservatório aquecido do cilindro de injeção da máquina de câmara quente Fecha as matrizes para deixá-las em condições de receberem o metal.

Injeta o metal líquido nas cavidades do molde metálico, por meio de pistão hidráulico, comprimindo o êmbolo da máquina, para concluir a fundição da peça.

Retira a peça do molde metálico, segurando-a com o auxílio de tenazes Substitui o molde metálico no equipamento, conforme a programação da produção.

Pode coletar amostras do metal líquido para análise, durante o processo.

Inspeciona a peça visualmente, para atestar a qualidade das peças prontas ou constatar a ocorrência de defeitos Opera equipamento de abertura de canais e corte de rebarbas das peças Participa de ações de melhoramento contínuo dos processos de fundição, podendo operar equipamentos automatizados de fundição sob pressão e utilizar novos materiais e equipamentos, conforme especificações.

Mantém registros de leituras de instrumentos e resultados de turnos de produção, para entrada em banco de dados de computadores Executa manutenção básica - como limpeza e lubrificação - de peças das máquinas e outros equipamentos Remove e substitui peças gastas ou quebradas, usando ferramentas manuais.

Atua de modo a colaborar para a redução de riscos e impactos socioambientais Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7222-25 deve

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas atuam como trabalhadores assalariados, nas áreas de metalurgia básica, de fabricação de produtos de metal, de reciclagem de metais, de fabricação e montagem de veículos automotores e de fabricação de máquinas e equipamentos. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente. Em algumas das atividades podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a pressão de tempo para atingir metas de produção. Ainda podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, poeira (alumínio, ferro, areia e outros) e irradiação de luz do metal líquido.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7222-25

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade da sétima série do ensino fundamental. O pleno exercício dessas atividades requer de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Operador de máquina de fundir sob pressão CBO 7222-25

Um Operador de máquina de fundir sob pressão (ou sinônimo) deve

Cargos e salários CBO 7222-25 - Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas

Salário Operador de Máquina de Fundir Sob Pressão

Operador de Máquina de Fundir Sob Pressão: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Máquina de Fundir Sob Pressão CBO 7222-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.080 e 3.349 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 69 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-25.
Salário Fundidor a Pressão

Fundidor a Pressão: Brasil

O profissional no cargo de Fundidor a Pressão CBO 7222-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.080 e 3.349 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 69 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-25.
Salário Fundidor de Máquina de Pressão

Fundidor de Máquina de Pressão: Brasil

O profissional no cargo de Fundidor de Máquina de Pressão CBO 7222-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.080 e 3.349 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 69 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-25.