CBO 7222-30 - Operador de vazamento (lingotamento) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas

O profissional no cargo de Operador de vazamento (lingotamento) CBO 7222-30 executa o vazamento de metal líquido, desde os fornos de fusão e panelas até os moldes, a fim de produzir lingotes Opera e controla equipamentos de lingotamento contínuo.

Participa das ações de melhoramento contínuo dos processos de fundição, incluindo a introdução de tecnologias de automação e de controle e a incorporação de novos materiais e equipamentos Executa a manutenção básica dos equipamentos utilizados nas operações de vazamento de metal líquido Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7222-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de vazamento (lingotamento), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas CBO 7222-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7222-30

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Operador de vazamento (lingotamento)

O Operador de vazamento (lingotamento) CBO 7222-30 prepara as operações de vazamento, aprontando panelas bem como os equipamentos de lingotar metais e de transporte Prepara a calha de recebimento do gusa, utilizando material refratário e tintas de grafite.

Aquece a calha com chama, conforme os padrões estabelecidos.

Efetua a adição de ferros para a correção da composição química do metal líquido e a adição de gusa sólido, para acerto de temperatura de gusa líquido, medindo a temperatura e retirando amostras, para proceder à análise química Prepara a panela, colocando válvula, montando a haste-tampa, pintando a parte interna e a aquecendo, para receber metal líquido.

Desloca as panelas carregadas com o metal líquido para a área de lingotamento, sinalizando ao operador da ponte-rolante e utilizando sinais convencionais, para obter o deslocamento e o assentamento das panelas na fossa de vazamento Retira impurezas do metal líquido.

Transfere o metal líquido das panelas para os moldes por processo manual ou mecanizado, centralizando a panela, manejando as válvulas e tampões e efetuando o vazamento no molde.

Pode vazar o metal líquido por gravidade no molde metálico Lingota a sobra do metal líquido utilizado no vazamento das panelas para os moldes.

Verifica o término de vazamento do metal na panela, fechando o sistema de válvulas, a fim de evitar a passagem de escória para o distribuidor, durante e ao final do lingotamento.

Opera e controla os equipamentos de lingotamento contínuo, posicionando os rolos - manual ou automaticamente - e acionando os comandos do painel de controle Efetua o alinhamento, o ajuste do molde, a colocação da cabeça da barra falsa no molde e a selagem, seguindo os padrões de operação, para dar início ao lingotamento Vaza e extrai o metal líquido nas lingoteiras, operando o carro-distribuidor, deslocando-o em direção ao molde e efetuando a centralização da válvula submersa no molde, para receber o metal líquido da panela.

Ajusta a velocidade inicial e seleciona a condição da operação, acionando as chaves e os comandos, para obter o perfeito lingotamento Armazena os lingotes em locais definidos Participa das ações de melhoramento contínuo dos processos de fundição, incluindo a introdução de tecnologias de automação e de controle e a incorporação de novos materiais e equipamentos ao processo, conforme especificações.

Realiza conservação e pequenos reparos nos equipamentos utilizados nas operações de vazamento de metal líquido, usando ferramentas manuais e instrumentos apropriados Desenvolve as atividades observando as exigências ambientais e as medidas para prevenção de acidentes.

Usa equipamentos de proteção individual .

Funções do cargo

O funcionário CBO 7222-30 deve trabalhar com segurança e qualidade, demonstrar competências pessoais, dar acabamento em peças fundidas, efetuar o vazamento do metal líquido, preparar panela vazadora, produzir lingotes de metal, produzir peças fundidas de metais e de ligas metálicas.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas atuam como trabalhadores assalariados, nas áreas de metalurgia básica, de fabricação de produtos de metal, de reciclagem de metais, de fabricação e montagem de veículos automotores e de fabricação de máquinas e equipamentos. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente. Em algumas das atividades podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a pressão de tempo para atingir metas de produção. Ainda podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, poeira (alumínio, ferro, areia e outros) e irradiação de luz do metal líquido.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7222-30

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade da sétima série do ensino fundamental. O pleno exercício dessas atividades requer de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Operador de vazamento (lingotamento) CBO 7222-30

Um Operador de vazamento (lingotamento) (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de comunicação, solicitar manutenção de equipamentos e máquinas, aquecer panelas vazadoras, demonstrar resistência a altas temperaturas, coletar amostras de metal para análise, demonstrar capacidade de habilidade manual, demonstrar capacidade de senso crítico, desmoldar lingotes e/ou peças fundidas, preparar bica de corrida de gusa, organizar área de trabalho, preencher relatório diário de produção e controle, realizar pequenos reparos em equipamentos, realizar exames médicos periódicos, utilizar epi e epc, demonstrar capacidade auditiva, fixar moldes, demonstrar acuidade visual, controlar temperatura do metal liquido, limpar equipamentos e acessórios, reparar revestimento refratário e componentes das panelas vazadoras, separar resíduos de acordo com normas ambientais, transportar moldes para linha de resfriamento e desmoldagem, interpretar ordem serviço e/ou ficha técnica, retirar escórias das panelas vazadoras, adicionar inoculante ao metal líquido - mistura de ferro com produtos químicos, demonstrar capacidade de agilidade, interromper a produção em casos de anormalidades, testar funcionamento das panelas, demonstrar capacidade de atenção concentrada, revestir panelas de vazamento de material refratário, encaminhar lingotes, placas e/ou peças para outras etapas de produção, demonstrar capacidade de iniciativa, informar ao superior sobre não conformidade e anormalidade, identificar falhas no processo, verificar condições dos equipamentos de movimentação das panelas vazadoras, lingotar a sobra do metal líquido, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, alertar sobre situações de risco, transportar metal líquido para o local de vazamento, preparar moldes e/ou coquilhas para vazamento, demonstrar capacidade de organização, grampear árvores de moldes - fundição de precisão.

Cargos e salários CBO 7222-30 - Trabalhadores de fundição de metais puros e de ligas metálicas

Salário Operador de Vazamento (Lingotamento)

Operador de Vazamento (Lingotamento): Brasil

O profissional no cargo de Operador de Vazamento (Lingotamento) CBO 7222-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.268 e 3.502 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 908 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-30.
Salário Operador de Lingotamento

Operador de Lingotamento: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Lingotamento CBO 7222-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.268 e 3.502 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 908 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-30.
Salário Vazador de Metais

Vazador de Metais: Brasil

O profissional no cargo de Vazador de Metais CBO 7222-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.268 e 3.502 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 908 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-30.
Salário Vazador de Metais

Vazador de Metais: Santa Catarina

O profissional no cargo de Vazador de Metais CBO 7222-30 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.405 e 3.342 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 261 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7222-30.