CBO 7223-05 - Macheiro, a mão - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas
O profissional no cargo de Macheiro, a mão CBO 7223-05 confecciona machos por processo manual - procedendo ao enchimento de caixas, à compactação e ao endurecimento de areia -, para possibilitar seu emprego na fabricação de peças fundidas de metal com vazios, canais, furos e reentrâncias Prepara as caixas de macho e as armações.
Extrai o macho da caixa, limpa e retoca suas superfícies Executa o carregamento e o descarregamento de uma estufa especial, para estocar e secar os machos Executa a manutenção básica das ferramentas e apetrechos utilizados nas atividades.
Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Macheiro, a mão, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas CBO 7223-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7223-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas.
- Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.
O que faz um Macheiro, a mão
O Macheiro, a mão CBO 7223-05 interpreta desenhos e especificações, analisando formas e dimensões, para estabelecer as operações a executar Identifica os tipos de areias – naturais, sintéticos e semissintéticos, utilizados na confecção de machos, de acordo com as especificações.
Seleciona os materiais – areias e resinas – em função do processo empregado na confecção de machos.
Seleciona a caixa de macho, conforme programação da produção Confere o ferramental da caixa de macho.
Limpa e isola a superfície interna da caixa de macho, pulverizando-a com um agente isolante, para preparar a confecção do macho Monta as armações de reforço, utilizando arames e outros materiais metálicos, dispondo-os de maneira adequada.
Coloca os alívios de peso no macho para economia de areia e facilidade nas desmoldagens.
Realiza o enchimento da caixa de areia, por compactação, empregando soquete manual ou pneumático, observando o adensamento e a acomodação adequada da areia no interior da caixa, para formar os contornos do macho Promove o endurecimento da areia – catalisação, injetando gás, resinas aglomerantes e calor.
Pulveriza com desmoldante a caixa de macho, durante a confecção.
Extrai o macho da caixa, limpa e retoca suas superfícies, pulverizando grafite ou outra substância, para assegurar o melhor acabamento possível da peça a fundir Inspeciona a qualidade dos machos produzidos Limpa as caixas de machos e seus componentes, após a conclusão do processo de confecção de machos.
Executa o carregamento e o descarregamento de uma estufa especial, utilizando equipamento apropriado, para estocar e secar os machos Faz os respiradores nos machos, preparando-os de acordo com a técnica requerida, para permitir a saída dos gases desprendidos durante o vazamento do metal no molde Monta conjunto de machos, se necessário.
Armazena os machos nos locais identificados Preenche formulário de controle de produção de machos.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado Realiza conservação e pequenos reparos nas ferramentas e nos apetrechos utilizados na confecção de machos, usando ferramentas manuais, materiais e instrumentos apropriados Solicita manutenção nas caixas de macho.
Desenvolve as atividades observando as exigências ambientais e as medidas para prevenção de acidentes Usa equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7223-05 deve demonstrar competências pessoais, confeccionar moldes a máquina, confeccionar machos em processo manual, confeccionar machos em processo mecanizado.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de moldagem de metais e de ligas metálicas trabalham nas indústrias de metalurgia básica, na fabricação de produtos de metal e de máquinas e equipamentos. São empregados assalariados, com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe, sob supervisão permanente. Em algumas das atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e poeira, com riscos de silicose.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7223-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental. O aprendizado ocorre no próprio local de trabalho. O pleno desempenho das atividades requer de um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Macheiro, a mão CBO 7223-05
Um Macheiro, a mão (ou sinônimo) deve promover o endurecimento da areia - catalisar através de gás, resinas ou calor, prencher formulário de controle de produção de machos, separar da peça, os canais para a área de acabamento e limpeza, respeitar os procedimentos operacionais, obedecer procedimentos internos, utilizar corretamente equipamento de proteção individual, extrair o macho da caixa, inspecionar a qualidade dos machos produzidos, trabalhar em equipe, regenerar a areia de moldação - areia sílico, argilosa, sintética, colocar alívio de peso nos machos para economia de areia e facilidade nas desmoldagens, limpar os machos, pulverizar com desmoldante a caixa de macho durante a produção, montar armações de reforço nos machos, retirar o excesso de metal sólido do molde, obedecer princípios de qualidade total, limpar caixas de machos e seus componentes, retirar do molde, o peso de lastro ou grampo, conferir o ferramental - caixa de macho, trabalhar com atenção concentrada, extrair a peça, encher a caixa de areia por compactamento, solicitar manutenção nas caixas de macho, retirar o excesso de areia da peça, solicitar manutenção de máquinas, armazenar os machos nos locais identificados, trocar caixas de macho, conforme programação de produção, montar conjunto de machos, se necessário, dar acabamento nos machos, se necessário, limpar as caixa de macho.