CBO 7233-05 - Operador de equipamento de secagem de pintura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos
O profissional no cargo de Operador de equipamento de secagem de pintura CBO 7233-05 opera equipamento de secagem de pintura de peças, conjuntos e produtos industrializados de metal, madeira, plástico e outros compósitos Pode executar ações de conservação do equipamento.
Pode detectar falhas no funcionamento do equipamento Atua cumprindo normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7233-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de equipamento de secagem de pintura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos CBO 7233-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7233-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos.
- Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.
O que faz um Operador de equipamento de secagem de pintura
O Operador de equipamento de secagem de pintura CBO 7233-05 seleciona o tipo de equipamento a ser utilizado Insere, no equipamento, os objetos a passarem pelo processo de secagem.
Define temperatura e tempo de secagem no painel de controle, de acordo com especificações que levam em conta superfície e material utilizado na pintura.
Faz a regulagem dos filtros dos sistemas de insuflamento e exaustão Confere as vedações das portas da estufa.
Aciona o equipamento e monitora o processo Retira os objetos, após a secagem.
Pode trabalhar com equipamento automatizado de secagem.
Pode executar ações de conservação do equipamento Pode detectar falhas no funcionamento do equipamento e indicar, à supervisão, necessidade de manutenção corretiva.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Segue procedimentos, ações e métodos de redução dos riscos e impactos para o meio ambiente Zela pela segurança, prevenindo acidentes e usando equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7233-05 deve operar equipamentos de secagem, demonstrar competências pessoais, pintar superfícies.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos atuam principalmente nas indústrias metalmecânica e da construção civil. Trabalham em equipes de manutenção mecânica, produção, funilaria e outras, em rodízio de turnos, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho pode ser fechado, a céu aberto ou em veículos. Estão sujeitos a trabalhar em grandes alturas, sob pressão e em posições desconfortáveis. Freqüentemente são expostos a ruído intenso e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7233-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Operador de equipamento de secagem de pintura CBO 7233-05
Um Operador de equipamento de secagem de pintura (ou sinônimo) deve trabalhar com responsabilidade, fazer a regulagem do filtro de ar, demonstrar disciplina, selecionar o tipo de equipamento de secagem, mostrar boa apresentação pessoal, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar interesse no trabalho, manter-se atualizado tecnologicamente, dar provas de pontualidade, cumprir normas de qualidade, verificar condições dos filtros da estufa, definir temperatura de secagem, acatar determinações superiores, definir tempo de secagem.