CBO 7242-25 - Riscador de estruturas metálicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos
O profissional no cargo de Riscador de estruturas metálicas CBO 7242-25 executa traçagem sobre peças de estruturas metálicas, para guiar operações de usinagem, de acordo com projetos estruturais, tendo em vista as operações de preparação, montagem e instalação de estruturas metálicas Aplica métodos e técnicas de trabalho, utilizando máquinas, equipamentos e ferramentas específicas e considerando etapas do processo, redução de tempo, custos e eliminação de desperdícios de materiais.
Mantém organizado o local de trabalho e realiza a manutenção produtiva de equipamentos utilizados Realiza as atividades de acordo com normas técnicas e de qualidade, cumprindo normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7242-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Riscador de estruturas metálicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos CBO 7242-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7242-25
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos.
- Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.
O que faz um Riscador de estruturas metálicas
O Riscador de estruturas metálicas CBO 7242-25 executa traçagem sobre peças de metal – chapas, pranchas, vigas, barras, perfis, dentre outras – por meio de riscos e sinais convencionais, utilizando instrumentos e materiais de traçagem, tendo em vista as operações de usinagem como corte, dobra, furação, chanfradura e união para a montagem e a instalação de estruturas metálicas Realiza traçagens por meio de riscos e sinais convencionais, de acordo com desenhos técnicos, codificando as peças.
Utiliza gabaritos, linhas, puncionadeiras, punções de bico e alfanuméricos, riscadores, trenas, esquadros e outros apetrechos.
Pode confeccionar gabaritos e modelos para utilização no trabalho de traçagem Confere medidas dos traçados, considerando posicionamento, nivelamento e alinhamento das peças a serem montadas.
Realiza a manutenção produtiva de equipamentos e outros apetrechos utilizados, executando limpeza e lubrificação e ajustando componentes Requisita a manutenção corretiva para realização de consertos.
Aplica normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, cumprindo a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva, mantendo-os organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Aplica procedimentos de qualidade e produtividade na realização das atividades, considerando redução de tempo, maior produtividade, cumprimento de prazos e eliminação de desperdícios Pode auxiliar na montagem e instalação de estruturas metálicas, nivelando, alinhando e rebitando peças.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7242-25 deve demonstrar competências pessoais, preparar peças de estruturas metálicas, instalar estruturas metálicas, confeccionar gabaritos e modelos, organizar local de trabalho, montar estruturas metálicas, realizar manutenção produtiva de máquinas e equipamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de traçagem e montagem de estruturas metálicas e de compósitos atuam na indústria de transformação, na construção civil, em estaleiros e na indústria aeronáutica. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham expostos a radiação e a ruído intenso. A ocupação preparador de estruturas metálicas vem sendo substituída por operadores de máquinas. A fixação por rebites tanto na construção civil quanto nas embarcações está sendo substituída pela soldagem.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7242-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática no próprio local de trabalho.
Atividades exercidas por um Riscador de estruturas metálicas CBO 7242-25
Um Riscador de estruturas metálicas (ou sinônimo) deve demonstrar conhecimento de termos técnicos em outros idiomas, rebitar peças, lubrificar máquinas e equipamentos, interpretar codificação das peças, delimitar o local de trabalho, afiar ferramentas de corte manual e de traçagem, demonstrar atenção concentrada, demonstrar capacidade de liderança, trabalhar em equipe, limpar máquinas e equipamentos, requisitar a manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, interpretar desenho técnico mecânico, nivelar peças, demonstrar coordenação motora, ajustar componentes de máquinas e equipamentos, selecionar ferramentas, materiais e equipamentos de proteção, limpar o local de trabalho, regular máquinas e equipamentos, alinhar peças, medir peças, substituir ferramentas em máquinas e equipamentos, demonstrar visão sistêmica, acondicionar materiais, agir com criatividade.