CBO 7311-65 - Bobinador eletricista, à mão - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos montadores de equipamentos eletroeletrônicos
O profissional no cargo de Bobinador eletricista, à mão CBO 7311-65 confecciona à mão, testa e inspeciona bobinas elétricas para uso em indutores, transformadores, motores, dínamos e outros artefatos elétricos similares Verifica a precisão e a qualidade do processo de montagem de bobinas elétricas.
Prepara o produto para expedição Mantém o local de trabalho organizado e preenche documentação relacionada aos processos e ao produto Cumpre normas técnicas e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 7311-65 é o Código Brasileiro da Ocupação de montadores de equipamentos eletroeletrônicos que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Bobinador eletricista, à mão, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Montadores de equipamentos eletroeletrônicos CBO 7311-65 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7311-65
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Montadores de equipamentos eletroeletrônicos.
- Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica.
O que faz um Bobinador eletricista, à mão
O Bobinador eletricista, à mão CBO 7311-65 seleciona e utiliza materiais, instrumentos e ferramentas, considerando o tipo de bobina a ser confeccionada Confecciona bobinas elétricas à mão - de acordo com esquemas elétricos -, fazendo uso de ferramentas e peças para enrolamento de fio elétrico condutor e construindo as espiras da bobina.
Aplica técnicas e métodos de enrolamento de bobinas elétricas, de acordo com projetos, especificações, desenhos, esquemas e diagramas elétricos, instruções operacionais e documentação específica.
Confere a montagem de bobinas elétricas, verificando potência, frequência, tensão e corrente elétrica, examinando o acoplamento de peças e componentes e observando a interligação e a espessura de fios Testa bobinas elétricas, incluindo testes funcionais durante o processo de confecção e teste elétrico final da bobina.
Inspeciona bobinas elétricas, fazendo checagem visual, realizando correção de defeitos de enrolamento e atestando o produto Verifica a precisão e a qualidade do processo de montagem de bobinas elétricas, no que se refere ao pleno funcionamento, à segurança do equipamento, às especificações técnicas e às propriedades físicas e mecânicas.
Prepara o produto para expedição, acondicionando a bobina elétrica, fazendo limpeza externa e organizando manual e lista de assistência técnica na embalagem.
Prepara e organiza o ambiente de trabalho, mantendo-o limpo e em condições de uso, abastecendo-o com peças, componentes, materiais, equipamentos, instrumentos e ferramentas Segue rigidamente normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva.
Mantém tais equipamentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Preenche e organiza documentação técnica relacionada aos processos e ao produto, tais como relatório de testes e de controle de processo, ficha técnica, ficha de rastreabilidade, requisição de materiais, entre outros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7311-65 deve preencher relatórios e fichas, organizar local de trabalho, inspecionar placas, aparelhos e ou equipamentos eletroeletrônicos, testar placas de circuito impresso, aparelhos e equipamentos eletroeletrônicos, montar placa de circuito impresso, demonstrar competências pessoais, montar aparelhos eletrônicos, montar aparelhos e ou equipamentos elétricos, preparar produto para expedição.
Condições de trabalho dessas profissões
Montadores de equipamentos eletroeletrônicos atuam em indústrias de fabricação de materiais elétricos e eletrônicos, máquinas, aparelhos e equipamentos em geral, instrumentos de precisão e ópticos e equipamentos para automação industrial, cronômetros e relógios. Podem ter vínculo formal ou trabalhar como autônomos. Estão organizados em equipes, em células e linhas de montagem e são supervisionados permanentemente. Trabalham em ambientes fechados por rodízio de turnos e algumas vezes em posições desconfortáveis, expostos a ruídos e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7311-65
A escolaridade requerida é de nível médio mais curso básico de qualificação profissional, até duzentas horas-aula. A experiência profissional para desempenhar plenamente as atividades dessas ocupações é normalmente de um ano.
Atividades exercidas por um Bobinador eletricista, à mão CBO 7311-65
Um Bobinador eletricista, à mão (ou sinônimo) deve demonstrar destreza manual, checar placa visualmente, abastecer posto de componentes, peças e materiais, testar placa de circuito impresso, preencher relatório de controle de defeito, buscar auto-desenvolvimento, checar funcionamento do equipamento elétrico, verificar equipamento antiestático, fazer limpeza externa, interligar bobinas e componentes, preencher ficha de característica do equipamento, ordenar ferramentas e ou instrumentos do posto, refazer solda fria, inserir componentes no suporte, pré-formar componentes para encaixe no suporte, interligar dispositivos, organizar acessórios, manual e lista de assistência técnica na embalagem, fazer teste de impacto, demonstrar higiene e asseio, fixar painel no gabinete, demonstrar iniciativa, parafusar placa de circuito impresso, limpar o posto de trabalho, verificar falta de componentes na placa, soldar terminais, checar aparelho visualmente, retirar excesso de solda, atestar produtos, realizar testes funcionais em aparelhos e ou equipamentos semi-montados, realizar testes elétricos, executar teste final de funcionamento dos aparelhos e ou equipamentos eletrônicos, fechar aparelho e ou equipamento, conferir valores e polaridades dos componentes, fazer ajustes eletrônicos e configurações, testar equipamentos de segurança, preencher relatório de parada de linha, fechar aparelho, fixar acessórios e dispositivos, retirar curto de solda, fixar acessórios, corrigir defeitos de montagem, preencher relatório de fases, demonstrar espírito de equipe, preencher ficha de rastreabilidade, conectar placas entre si e painel, dar provas de atenção e agilidade, ler a folha de instrução de trabalho na troca de modelo, interligar painel e placas, verificar presença de corpo estranho no aparelho, checar componentes invertidos na placa, inserir placas no gabinete, embalar produto acabado.