CBO 7313-30 - Reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações

O profissional no cargo de Reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório CBO 7313-30 repara aparelhos de telecomunicações em laboratório Planeja as atividades, interpretando ordens de serviço e documentação técnica referente aos aparelhos.

Faz o levantamento do material gasto nos serviços Realiza a conservação e a manutenção de ferramentas, instrumentos e equipamentos de trabalho Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7313-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações CBO 7313-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7313-30

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações.
      • Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica.

O que faz um Reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório

O Reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório CBO 7313-30 planeja o serviço de reparação de aparelho de telecomunicações em laboratório, interpretando ordem de serviço e documentação técnica do aparelho, para selecionar materiais, ferramentas e equipamentos de reparo Consulta os manuais do fabricante para obter instruções de manutenção referentes a defeitos específicos.

Analisa relatórios de problemas apresentados pelo aparelho, incluindo leituras de testes e diagnósticos por meio de instrumentação computadorizada, para determinar as necessidades e métodos de reparo.

Repara aparelho de telecomunicações em laboratório, protegendo equipamentos, peças e acessórios contra carga estática, identificando a tecnologia predominante no aparelho e interpretando seus esquemas elétricos para localizar e isolar o estágio defeituoso Ajusta, repara e substitui componentes, utilizando recursos de trabalho diversificados, tais como multímetros, osciloscópios, sistemas de teste e equipamentos de retrabalho para dispositivo de montagem em superfície (surface-mount device – SMD).

Testa e recupera bateria de aparelho celular Instala acessório de aparelho de telecomunicações.

Pode realizar ajustes ou modificações no aparelho, para melhorar seu desempenho.

Pode remover e refazer conexões para alterar o leiaute das placas de circuito impresso (PCI), seguindo ordem de serviço ou diagramas elétricos Realiza o levantamento do material gasto no serviço, para controle.

Mantém registros referentes às reparações.

Realiza a conservação e a manutenção de ferramentas, instrumentos e equipamentos utilizados nas atividades de reparo, limpando-os, mantendo-os desligados quando fora de uso e guardando-os da forma e nos locais apropriados Realiza ações de manutenção preventiva Executa intervenções para eliminação de defeitos nos recursos de trabalho ou encaminha-os para reparos no fabricante ou em assistências técnicas autorizadas, se necessário.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Controla o desperdício de materiais Remove os fios soltos e outros detritos, após a conclusão do reparo, selecionando materiais reutilizáveis e fazendo descarte dos demais, de acordo com as normas ambientais.

Protege o meio ambiente contra soluções tóxicas de baterias Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva e prevenindo acidentes.

Protege-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7313-30 deve controlar resultados de funcionamento, demonstrar competências pessoais, reparar aparelhos de telecomunicações em laboratório, preparar instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações, trabalhar com segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações atuam nos serviços de telecomunicações como empregados com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente e em horários irregulares. Trabalham em ambiente a céu aberto ou subterrâneo, com exceção do instalador-reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório que atua em ambiente fechado. Todos trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem também ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e próximos de corrente alternada (poste).

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7313-30

O exercício dessas ocupações requer escolaridade e qualificação profissional distintas. Os instaladores-reparadores de equipamentos de comutação em telefonia e de redes e cabos telefônicos devem ter o ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional entre duzentas e quatrocentas horas-aula. Para os instaladores - reparadores de equipamentos de energia em telefonia, de transmissão em telefonia e de linhas e aparelhos de telecomunicações bem como para o reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de telecomunicações oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório CBO 7313-30

Um Reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório (ou sinônimo) deve aceitar idéias, apresentar soluções, substituir componentes de aparelhos de telecomunicações, testar baterias de aparelhos celulares, proteger o meio ambiente contra soluções tóxicas - baterias, armazenar equipamentos de energia, disponibilizar documentação técnica, obedecer as normas de higiene e segurança no trabalho, levantar material gasto, operar sistema de teste e calibração, proteger equipamentos, peças e acessórios contra carga estática, operar microscópio, seguir métodos e procedimentos, interpretar ordens de serviço, transportar equipamentos de energia, isolar estágio defeituoso, resolver situações inesperadas, interpretar esquemas de aparelhos de telecomunicações, aceitar materiais, serviços e equipamentos, analisar as funções de ihm, recuperar baterias de aparelhos celulares, utilizar equipamentos de proteção individual e coletivo, zelar pelo patrimônio, redirecionar ordem de serviços, manter equipamentos de proteção limpos, operar osciloscópio, trabalhar em equipe, interpretar projetos de instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações, controlar-se emocionalmente, diagnosticar tecnologia, reparar componentes de aparelhos de telecomunicações, comunicar-se, demonstrar organização, prevenir-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia, dirigir veículo, obedecendo as regras de trânsito, operar equipamentos de retrabalho - smd - dispositivos de montagem de dados, planejar a instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações, lidar com clientes, selecionar materiais, ferramentas e equipamentos, ajustar componentes de aparelhos de telecomunicações, instalar acessórios de aparelhos de telecomunicações, operar microcomputador.

Cargos e salários CBO 7313-30 - Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações

Salário Reparador de Aparelhos de Telecomunicações em Laboratório

Reparador de Aparelhos de Telecomunicações em Laboratório: Brasil

O profissional no cargo de Reparador de Aparelhos de Telecomunicações em Laboratório CBO 7313-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.725 e 2.643 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 692 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-30.